Quais foram os fatores que contribuíram para o declínio do feudalismo?

Quais foram os fatores que contribuíram para o declínio do feudalismo?

Durante a crise feudal, a Peste Negra diminuiu os contingentes populacionais da Europa.

O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. Entre os séculos XI e XIII a população europeia mais que dobrou. O aumento das populações impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época. Nesse período, várias áreas florestais foram utilizadas para o aumento das regiões cultiváveis.

A discrepância entre a capacidade produtiva e a demanda de consumo retraiu as atividades comerciais e a dieta alimentar das populações se empobreceu bastante. Em condições tão adversas, o risco de epidemias se transformou em um grave fator de risco. No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.

A falta de mão de obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criavam novas obrigações que reforçassem o vínculo dos camponeses com a terra. Além disso, o pagamento das obrigações sofreu uma notória mudança com a reintrodução de moedas na economia da época. Os senhores feudais preferiam receber parte das obrigações com moedas que, posteriormente, viessem a ser utilizadas na aquisição de mercadorias e outros gêneros agrícolas comercializados em feiras.

Os camponeses, nessa época, responderam ao aumento de suas obrigações com uma onda de violentos protestos acontecidos ao longo do século XIV. As chamadas jacqueries foram uma série de revoltas camponesas que se desenvolveram em diferentes pontos da Europa. Entre 1323 e 1328, os camponeses da região de Flandres organizaram uma grande revolta; no ano de 1358 uma nova revolta explodiu na França; e, em 1381, na Inglaterra.

Passadas as instabilidades do século XIV, o contingente populacional cresceu juntamente com a produção agrícola e as atividades comerciais. Em contrapartida, a melhoria dos índices sociais e econômicos seguiu-se de novos problemas a serem superados pelas sociedades europeias. A produção agrícola dos feudos não conseguia abastecer os centros urbanos e os centros comerciais não conseguiam escoar as mercadorias confeccionadas.

Ao mesmo tempo, o comércio vivia grandes entraves com o monopólio exercido pelos árabes e pelas cidades italianas. As rotas comerciais e feiras por eles controladas inseriam um grande número de intermediários, encarecendo o valor das mercadorias vindas do Oriente. Como se não bastassem os altos preços, a falta de moedas impedia a dinamização das atividades comerciais do período. Nesse contexto, somente a busca de novos mercados de produção e consumo poderiam amenizar tamanhas dificuldades. Foi assim que, nos séculos XV e XVI, a expansão marítimo-comercial se desenvolveu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Crise do Feudalismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise-feudalismo.htm. Acesso em 18 de outubro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Lista de exercícios


Atualidades


19-03-2020

As razões para o declínio do feudalismo durante o período medieval da Idade Média incluem: As cruzadas e as viagens durante a Idade Média abriram novas opções de comércio para a Inglaterra. A Inglaterra começou a se mover de terra economia baseada em dinheiro para uma economia baseada em dinheiro.


Tendo isso em consideração, quais são os três fatores que levaram ao declínio do feudalismo na Europa?

Houve muitas causas para o colapso do feudal sistema. Nesta lição, você se concentrará em três : mudanças políticas na Inglaterra, uma doença terrível e uma longa série de guerras. Carta assumiu um significado muito mais amplo e contribuiu para idéias sobre direitos e liberdades individuais na Inglaterra.

que fatores contribuíram para o enfraquecimento e declínio da Europa medieval? Mudanças climáticas e a Grande Fome como Europa saiu do Medieval Período quente e na Pequena Idade do Gelo, uma diminuição na temperatura e um grande número de inundações devastadoras interromperam as colheitas e causaram fome em massa.

Da mesma forma, você pode perguntar, o que levou ao declínio do feudalismo no quizlet da Inglaterra?

Mudanças políticas em Inglaterra , a peste bubônica e a Guerra dos Cem Anos: Contribuiu para o declínio no feudal sistema. A peste bubônica foi espalhada por: Pulgas se alimentavam de sangue de ratos infectados e mordiam humanos.

Como a Carta Magna levou ao declínio do feudalismo?

No decorrer feudalismo , um rei obteve seu poder e validação de Deus, por meio do Papa. carta Magna forçou o rei a reconhecer que sua realeza vinha de seus nobres, por meio da Câmara dos Lordes. Não era uma democracia, mas era o primeiro passo para a democracia.

25 perguntas relacionadas com respostas encontradas

Quais foram as principais características do feudalismo?

Suas quatro características principais eram: O rei estava no nível mais alto do sistema feudal. Os servos ou camponeses ocupavam os estratos mais baixos do sistema feudal. O castelo era a principal característica do feudalismo. O rei deu terras aos barões e estes forneceram tropas ao rei.

O que aconteceu depois do feudalismo?

O fim da servidão significou o fim do próprio feudalismo. Os solares da Europa não podiam mais funcionar sem oferta de mão-de-obra. À medida que o feudalismo desapareceu, foi gradualmente substituído pelas primeiras estruturas capitalistas da Renascença.

Quando o sistema feudal acabou?

Fim do feudalismo europeu (1500-1850) A maioria dos aspectos militares do feudalismo efetivamente terminou por volta de 1500.


Quando o sistema feudal começou?

Quando Guilherme, o Conquistador, tornou-se rei da Inglaterra em 1066, ele introduziu um novo tipo de sistema feudal na Grã-Bretanha. Guilherme confiscou as terras na Inglaterra dos senhores saxões e as distribuiu a membros de sua própria família e aos senhores normandos que o ajudaram a conquistar o país.

Qual era o lugar da mulher no sistema feudal?

O papel da mulher na sociedade feudal. As mulheres durante os tempos medievais eram impotentes, mas desempenhavam um papel importante na vida dos nobres e das famílias camponesas. A vida da maioria das mulheres nobres era limitada. Mulheres nobres possuíam poucas propriedades porque os senhores passavam seus feudos para seus filhos e não para as filhas.

Qual é o significado do sistema feudal?

sistema feudal. Em um sistema feudal, um camponês ou trabalhador conhecido como vassalo recebia um pedaço de terra em troca de servir a um senhor ou rei, especialmente em tempos de guerra. Esperava-se que os vassalos desempenhassem várias funções em troca de seus próprios feudos ou áreas de terra.


O que causou o fim da Idade Média?

Houve muitas razões para a queda da Idade Média, mas as mais cruciais foram o declínio do sistema feudal e a decadência do poder da Igreja sobre os Estados-nação. Era formado pelos servos e camponeses que abandonaram o sistema feudal em busca de ganhar dinheiro com o comércio.

Como funciona o sistema feudal?

A sociedade feudal é uma hierarquia militar na qual um governante ou senhor oferece aos guerreiros montados um feudo (beneficium medieval), uma unidade de terra para controlar em troca de um serviço militar. O indivíduo que aceitou esta terra tornou-se um vassalo, e o homem que concedeu a terra passou a ser conhecido como seu suserano ou senhor.

Como as Cruzadas afetaram o questionário do sistema feudal?

As cruzadas afetaram muito a Europa Ocidental. Eles ajudaram a minar o feudalismo. Milhares de senhores e cavaleiros hipotecaram ou venderam suas terras para financiar expidições de cruzadas. As cruzadas ajudaram a quebrar o poder da aristocracia feudal e a dar atenção ao rei e ao povo.


Qual é a relação entre banco comercial e sociedades por ações?

À medida que o comércio e o comércio cresceram, surgiu a necessidade de bancos. A atividade bancária aumentou a riqueza dos mercadores. Assim, eles começaram a criar sociedades por ações, ou negócios nos quais um grupo de pessoas investe em conjunto. Isso permitiu que os investidores assumissem menos riscos, uma vez que os investidores puderam participar dos lucros e perdas das empresas.

Como a praga acabou com o feudalismo?

Quando a Peste Negra varreu a Europa e exterminou um terço de sua população, também destruiu o feudalismo. Os camponeses eram livres para deixar as terras dos senhores para tentar conseguir salários mais altos devido à enorme escassez de mão de obra. A terra que normalmente era a principal fonte de riqueza agora não tinha valor.

Como o feudalismo levou ao capitalismo?

Um dos principais fatores externos que levaram à transição do feudalismo para o capitalismo foi a expansão do comércio. O antigo sistema de arrecadação feudal, que formava a base do feudalismo, tornou-se obsoleto à medida que o dinheiro se tornou o símbolo do poder. A terra deixou de ser tão valiosa quanto antes aos olhos do monarca.


Como esses desenvolvimentos políticos na Inglaterra contribuíram para o declínio do feudalismo na Europa?

O impacto dos desenvolvimentos políticos na Inglaterra Essas mudanças políticas contribuíram para o declínio do feudalismo de duas maneiras. Algumas das mudanças fortaleceram a autoridade real às custas dos nobres. Outros enfraqueceram o feudalismo, eventualmente transferindo algum poder para as pessoas comuns. pessoas, bem como para nobres.

Como as Cruzadas causaram o declínio do feudalismo na Europa?

Durante as Cruzadas, um grande número de senhores feudais perderam a vida, o que também representou um retrocesso ao sistema feudal. Além disso, como resultado das Cruzadas, muitos contatos comerciais foram estabelecidos entre o Ocidente e o Oriente. Com o aumento do comércio, as cidades cresceram na Europa. Todas essas razões levaram ao declínio do feudalismo.

Qual foi o fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal?

O crescimento demográfico, observado na Europa a partir do século X, modificou o modelo autossuficiente dos feudos. Entre os séculos XI e XIII a população europeia mais que dobrou. O aumento das populações impulsionou o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais.

O que marcou o fim do feudalismo?

Em suma, a crise do Feudalismo ocorreu no último período da Idade Média, chamado de Baixa Idade Média. Visto que o crescimento populacional abalou a autossuficiência dos feudos, houve uma grande migração para as cidades. Como resultado disso, o feudalismo começou a declinar.

Quais foram os três principais motivos para a crise do sistema feudal?

As inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo.

Quais fatores contribuíram para o declínio da Idade Média?

O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.