O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação

Transcrição de vídeo

vamos dizer que você seja um tipo de caçador e coletor e você está tentando descobrir quanto tempo deveria gastar caçando e quanto tempo deveria gastar coletando vamos pensar nos diferentes cenários aqui eo que essas escolhas envolvem para simplificar vamos assumir que quando você está falando sobre caça o único animal disponível são esses pequenos coelhos e quando estamos falando sobre coletas a única coisa que você pode coletar são alguns tipos de frutinhas isso vai manter a nossa conversa um pouco mais simples vamos pensar então a respeito de alguns cenários vamos chamar o primeiro cenário de cenário a vamos dizer que esse daqui seja o número de coelhos e esse o número de frutas essa coluna será o número de frutas que você pode pegar então se você gastar o dia inteiro atrás de coelhos todo seu tempo livre além da certeza de que você tenha tempo para dormir se investir e todo esse tipo de coisas digamos que você pode pegar em média cinco coelhos em um determinado dia mas se você gastar todo o tempo pegando coelhos não terá nenhum tempo para pegar as frutas sendo assim você vai ter pego 0 frutas agora vamos dizer que você queira separar um pouco do seu tempo para pegar frutas e um pouco menos tempo para pegar com eles vamos chamar isso de cenário b então cenário b será um cenário onde você vai ter um tempo suficiente para pegar em média quatro coelhos e quando fizer isso de repente será possível pegar 100 frutas e quando olhamos os diferentes cenários estamos assumindo que tudo é igual você não vai estar mudando o tempo de dormir não está mudando as técnicas para caçar coelhos ou frutas de algum jeito você não está fazendo outras coisas com o seu tempo então todas as coisas são iguais e o termo padrão para isso que há um termo até um pouco estranho que você pode utilizar em alguma conversa é ceteris paribus tá mas isso significa o que bem você pode dizer o seguinte olha ceteris paribus significa literalmente dizer que mesmo que essa variável mude nós vamos assumir que tudo o resto está sendo igual então se intere significa todas as outras coisas provavelmente você vai estar familiarizado com et cetera certo é a mesma palavra essencialmente outras coisas e paribus igual então quando você está indo do cenário a para o cenário b você não está mudando o tempo que dorme de alguma forma você não está mudando a geografia de onde você está você não está mudando as ferramentas que usa ou a tecnologia ou seja tudo o resto é igual a única variável que você está mudando é o tempo que você separa para achar os coelhos contra o tempo que você usa para achar as frutas então vamos fazer outros cenários assumindo ceteris paribus deixa eu fazer que o cenário se nesse cenário se você poderia em média ter tempo suficiente para pegar três coelhos e aí com isso você poderá pegar apenas 180 frutas nem vamos fazer mais alguns cenários aqui vamos aqui tomar o cenário de se você consegue reduzir o tempo gastando pegando coelhos então você só pega dois coelhos agora nesse cenário e aí com isso você vai ter um tempo suficiente para pegar em média 240 frutas vamos dizer agora que você gaste ainda menos tempo caçando coelhos com isso em média você ainda vai ter mais tempo para pegar frutas e será capaz de pegar 280 delas em deixar fazer mais um cenário aqui será um cenário efe vamos usar todos esses cenários de atef o cenário efe quando você gasta todo o seu tempo procurando por frutas que no caso em média você poderá pegar apenas 300 frutas por dia no entanto você não vai ter tempo para pegar nenhum coelho é o que eu quero fazer é colocar esses cenários lado a lado em um eixo aqui eu tenho o número de coelhos e no outro isso terei um número de frutas deixa eu fazer isso aqui esse eixo chamar de eixo dos coelhos que se inicia com 0 e depois terá 12 34 e isso será 5 com eles e aí nesse outro eixo vou colocar as frutas aqui está o meu eixo das frutas agora vamos localizar esses pontos nesses diferentes cenários primeiro temos o cenário a no cenário a cinco coelhos 0 frutas então estamos aqui esse é o cenário a no cenário b nós temos os quatro coelhos e sem frutas não estamos aqui são 100 frutas esse é o cenário b no cenário se nós temos três coelhos quando a 180 frutas si só que 150 180 estaria mais ou menos aqui então se você tem tempo para três com eles têm tempo para 180 frutas em média e esse é o cenário se no cenário deu temos um tempo para pegar dois coelhos e com isso o tempo para pegar 240 frutas esse é o cenário de se isso aqui é 250 240 um pouco menor que isso então seria bem aqui esse é o cenário de no cenário é nós temos um tempo para pegar o coelho com isso você vai ter um tempo para pegar 280 frutas e isso nos leva até esse ponto esse é o cenário e finalmente o cenário f em que você está gastando todo o seu tempo procurando frutas e com isso você não vai ter tempo para pegar coelhos tudo seu tempo foi utilizado para pegar frutas e nenhum para coelhos ou seja temos zero coelhos e 300 frutas então é algo bem aqui esse é o cenário efe então que todos esses pontos representam esses são todos os pontos isso vai ter uma palavra bem interessante mas é uma ideia muito simples esses são todos os pontos sobre você como caçador coletor em sua fronteira de possibilidades de produção pois se desenharmos uma linha a eu peguei esse cenário de forma aleatória embora eu acho que você poderia em média pegar 4,5 ou 3,5 coelhos e depois ter um número diferente de frutas então esses são pontos com diferentes combinações entre as escolhas de coelhos e frutas deixe-me conectá-lo de uma cor que ainda não usei então vou conectá-los e o que você vê deveria ser apenas uma curva eu vou desenhar lá com uma linha pontilhada é mais fácil para mim desenhar com uma linha pontilhada do que com uma linha contínua essa curva representa todas as possíveis combinações de coelhos e frutas eu só peguei algumas delas claro mas você poderia ter um cenário alí e talvez pudéssemos chamá-lo de cenário hoje em que em média o tempo que você separar o poderia pegar 4,5 coelhos então em alguns dias pegaria quatro em outros pegaria 5 e então talvez fiquem em média 4,5 e talvez me pareça que você consiga pegar 50 frutas nessa situação bem todas elas são possibilidades você não precisa pular de quatro para cinco ou talvez você esteja gastando nesse cenário os 7 horas e nesse cenário 8 horas mas você poderia gastar 7 horas e um minuto ou sete horas e um segundo então qualquer coisa entre eles é possível e todas essas possibilidades estão na curva então esses seis cenários que falamos até agora são apenas cenários nessa curva e chamamos essa curva de fronteira de possibilidades de produção pois nos mostra todas as diferentes possibilidades que podemos ter três coelhos e 180 frutas dos coelhos e 240 frutas etc o que não podemos fazer é algo além disso por exemplo não podemos pegar um cenário como esse isso aqui seria impossível esse ponto aqui onde eu estou pegando cinco coelhos e 200 frutas se eu estou pegando cinco eles eu estou gastando todo o meu tempo pegando coelhos não têm o tempo suficiente para as frutas uma outra forma de pensar nisso é se eu estou pegando 200 frutas eu não tenho tempo para cinco coelhos então esse ponto é impossível qualquer ponto que esteja deste lado aqui da curva é impossível agora qualquer ponto deste lado da curva você pode ver como dentro da curva ou abaixo da curva ou à esquerda dela todos esses pontos são possíveis estes pontos por exemplo é muito fácil para mim pegar um coelho 200 frutas então isso aqui é possível isso é perfeito não pois se realmente quisermos trabalhar corretamente eu poderia pegar bem mais frutas ou bem mais coelhos se eu tiver 200 frutas eu poderia pegar mais coelhos ou se eu estou preocupado só quero apenas um coelho pode pegar mais frutas e isso é possível todos esses pontos aqui são possíveis mas eles não são perfeitos não são eficientes então esses pontos daqui digamos apenas que não são eficientes talvez eu não esteja o os meus recursos da melhor forma possível para fazer esse tipo de coisa ou talvez eu não esteja totalmente focado ou qualquer coisa que seja se você estivesse falando de um segmento industrial quando está se falando a respeito de decidir fazer isso ou aquilo talvez não esteja usando os recursos de maneira otimizada agora todos os pontos que estão na fronteira são eficientes você está fazendo o máximo que pode a neste momento não estamos fazendo um julgamento entre qual dessas possibilidades são melhores que qualquer outra tudo o que estamos dizendo é que você está fazendo o máximo que pode qualquer dessas coisas que você está fazendo utiliza todo o seu tempo

O que mostra a curva de possibilidades de produção?

A curva de possibilidades de produção (CPP) é um gráfico que mostra todas as diferentes combinações de produto que podem ser geradas de acordo com os recursos e a tecnologia correntes. Também chamada de fronteira de possibilidades de produção (FPP), a CPP ilustra a escassez e os trade-offs.

O que a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação mostra o que explica o seu formato como avaliar o crescimento econômico a partir desse conceito?

A curva de transformação ou fronteira de possibilidades de produção (FPP) mostra a quantidade máxima possível de bens ou serviços que determinada economia pode produzir com os recursos e a tecnologia de que dispõe e dadas as quantidades de outros bens e serviços que também produz.

O que é FPP e CPP?

A Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ou ainda Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP), relaciona as quantidades máximas em que é possível produzir entre dois ou mais produtos.

O que é fundamental para a construção de uma curva de possibilidade de produção?

As indústrias e a Curva de Possibilidades de Produção A economia, de forma geral, estuda três questões básicas: o que produzir, como produzir e quando produzir. Nesse sentido, quando estamos falando da Curva de Possibilidades de Produção, as principais questões analisadas são o que produzir e como produzir.