Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

e&e No 87

P�gina Principal

As Grandes Navega��es Portuguesas e a Conquista das �guas Profundas pelo Brasil

Brasil: Energia, Economia e Com�rcio Externo de Bens

Apoio:

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Parceria:

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

http://ecen.com
V�nculos e&e

Veja tamb�m nosso suplemento liter�rio

http://ecen.com/
jornalego
 

eee87 em pdf

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

N� 87: Outubro/Dezembro de 2012   

As Grandes Navega��es Portuguesas e a Conquista das �guas Profundas pelo Brasil

Maria Malvina Gomes e Souza Bastos*

Sum�rio

A Conjuntura Europeia � �poca dos Grandes Descobrimentos5

A Expans�o Mar�tima Portuguesa. 15

Antecedentes. 15

Navegar � Preciso. 19

0 Norte da �frica. 20

Al�m do Bojador24

O Legado do Navegador28

O Golfo da Guin� ou a Vez da Iniciativa Privada. 33

De Tormentas � Boa Esperan�a ou Volta da Coordena��o do Estado. 36

O Caminho das �ndias. 43

Viagem de Cabral e a Descoberta do Brasil47

O Mar sem Fim.. 50

A Tecnologia N�utica Portuguesa. 53

Associa��o entre o Progresso Mar�timo Portugu�s e o Empenho do Brasil em uma Conquista Tamb�m Pioneira na Explora��o de �guas Profundas e do pr�-sal59

Bibliografia. 62

A Conjuntura Europeia � �poca dos Grandes Descobrimentos

Nos s�culos XV e XVI o Velho Mundo descobriu o Novo. As fa�anhas n�uticas desses duzentos anos levaram os europeus a quase todas as regi�es que tinham acesso mar�timo, e deram origem a uma nova concep��o geogr�fica do pequeno mundo at� ent�o conhecido, centralizado no Mediterr�neo, - Europa, parte do Oriente Pr�ximo, Norte da �frica - para o mundo como o conhecemos hoje e cuja integridade geogr�fica fora ent�o revelada.

N�o se tratava somente da incorpora��o de novos continentes e ilhas, cuja descoberta foi muitas vezes fortuita e algumas vezes at� inoportuna, mas do contato direto com regi�es at� ent�o apenas imaginadas. As informa��es sobre �frica e �sia chegavam � Europa gra�as aos relatos dos viajantes. Eram, no entanto, informes atrasados e, em boa parte, confusos e fantasiosos.

Os europeus n�o tiveram acesso direto aos relatos dos viajantes �rabes, os �nicos que poderiam fornecer dados precisos sobre o interior da �frica e especialmente sobre sua costa oriental. As poucas informa��es dispon�veis foram fornecidas por um grupo de cart�grafos judeus de Maiorca que assinalaram, em mapas do final do s�culo XIV, a localiza��o mais ou menos exata de Tombuctu e dos rios Senegal e N�ger, no noroeste do continente negro.

Em compensa��o, os relatos de viagens � �sia eram numerosos e detalhados. As descri��es criteriosas de Marco Polo gozavam de grande popularidade, eram as mais completas e mais ricas, por�m referiam-se ao mundo sino-asi�tico do final do s�culo XIII, �poca em que fizera suas viagens. Igual prest�gio desfrutavam os relatos de Oderico de Pordenone, outro viajante europeu fascinado pelos costumes e curiosidades chinesas.

A riqueza e a autenticidade dessas obras conviviam, no entanto, em p� de igualdade, com as hist�rias imagin�rias de Sir John Mandeville. Sua descri��o de homens com cabe�a de c�o e cauda atra�a tanta aten��o e fazia tanto sucesso como as explica��es de Marco Polo dos variados usos da �pedra negra� dos chineses. Sem crit�rios para julgar a veracidade de qualquer not�cia, os europeus recebiam a todas com a mesma credulidade. Fidedignas ou fant�sticas, todas essas obras desempenharam um papel importante, despertando o interesse pelo Oriente e influindo diretamente sobre o imagin�rio dos primeiros exploradores.

Se as not�cias pitorescas e fant�sticas do mundo oriental j� excitavam a curiosidade europeia, apresentando-o como terra de ex�ticos costumes e tesouros fabulosos, o aparecimento de tratados acad�micos, a partir do s�culo XIII, iria estimular ainda mais a perspectiva de busca do Oriente. Esses tratados, baseados no legado cultural da Antiguidade, forneceriam ao europeu dos s�culos XV e XVI dados, nem sempre exatos e muitas vezes contradit�rios, por�m com os quais poderia arriscar suas primeiras hip�teses.

A ideia da esfericidade da Terra foi amplamente divulgada pelo erudito ingl�s John Hollywood, em seu livreto De Sphaera Mundi, de tal forma que toda pessoa culta do s�culo XV sabia que o mundo era redondo. Por outro lado, o Imago Mundi do cardeal Pierre d�Ailly, escrito por volta de 1410, apresentava a �frica rodeada pelo mar, o que abria a possibilidade de acesso ao Oceano �ndico pela extremidade sul do continente.

Tanto Hollywood quanto d�Ailly sofreram forte influ�ncia de Roger Bacon, cuja obra, datada de 1264, apresentava uma concep��o geogr�fica realmente revolucion�ria para a sua �poca e que permaneceu insuper�vel at� pelo menos o final do s�culo XV. Baseando-se em escritores �rabes, Bacon acreditava que tanto a �frica como a �sia estendiam-se muito ao sul do Equador e, contrariando um preceito muito antigo, advogava ser a zona t�rrida uma �rea habit�vel.

Essas ideias, surpreendentes para uma Europa que carecia de qualquer dado concreto da real configura��o terrestre, chocavam-se, no entanto, com todas as concep��es apoiadas na obra de Ptolomeu. Esse eg�pcio helenizado escreveu, em meados do s�culo II d.C., uma compila��o de todo o conhecimento geogr�fico e cosmogr�fico do seu tempo. Esse tratado, intitulado Geografia, reapareceu na Europa no s�culo XIII e alcan�ou indiscut�vel prest�gio nos c�rculos eruditos nos s�culos seguintes.

Ptolomeu, na segunda parte do seu comp�ndio, composto por uma cole��o de mapas, apresentava a �frica muito mais larga do que na realidade e completamente achatada, a �ndia muito pequena, mutilada em quase 50 por cento do seu territ�rio; o Ceil�o, por outro lado, exageradamente grande; e o sul do continente africano unido ao Sinai, o que fazia do Oceano �ndico um mar fechado. Somando-se tudo, o tamanho da Terra resultava 1/4 menor do que na realidade, e essa era a ideia mais popular na Europa.

N�o dispondo de meios ou refer�ncia segura para avaliar qualquer concep��o geogr�fica, os europeus permaneceram atados ao conservadorismo e obedientes ao princ�pio do respeito � autoridade estabelecida, marcas ainda salientes do pensamento intelectual dessa �poca. Al�m do mais, a ci�ncia dava apenas seus primeiros passos, era muito mais especulativa do que experimental. Sem o h�bito da investiga��o emp�rica, pouco ou nenhum esfor�o era feito para contrastar a teoria aos resultados da observa��o pr�tica. Por isso n�o � de se estranhar que o cardeal Pierre d�Ailly, um dos maiores ge�grafos da �poca, ao entrar em contato com a obra de Ptolomeu, tenha escrito um segundo livro, o Compendium Cosmographiae, abandonando todas as acertadas ideias do seu primeiro livro e repetindo a cosmografia ptolomaica.

Portanto, �s v�speras dos grandes descobrimentos geogr�ficos, a Europa dispunha de ideias confusas, incompletas, �s vezes antag�nicas, outras vezes imagin�rias ou enganosas sobre o resto do mundo, desconhecendo por completo a exist�ncia de outras terras que n�o aquelas genericamente denominadas de �ndias e que compreendiam a pr�pria �ndia, a China e o Jap�o. Perto de realizar os grandes feitos mar�timos e de esquadrinhar o mundo, os europeus n�o possu�am os dados, nem a certeza sobre um m�nimo de conhecimentos que pudesse assegurar o sucesso da expans�o. Possu�am, no entanto, os motivos.

Por volta do s�culo XV, a Europa j� havia alcan�ado a maturidade econ�mica. O Mediterr�neo centralizava as rela��es mar�timo-comerciais de um continente cuja produ��o respondia pelo atendimento da maior parte da demanda, representada por cerca de 60 milh�es de consumidores, se levarmos em considera��o apenas os pa�ses localizados nas suas margens. Os neg�cios envolviam vultosas transa��es com produtos aliment�cios de primeira necessidade, como cereais, sal, pescado, azeite, vinho e queijo. A esses somava-se o fornecimento de mat�rias- primas, principalmente l�, cobre, estanho e chumbo, al�m dos manufaturados, em especial t�xteis, armas e armaduras. O norte da It�lia apresentava o maior e mais variado n�vel de atividade econ�mica, e suas famosas cidades destacavam-se como grandes centros mercantis. G�nova e Veneza eram respeitadas pot�ncias navais, e seus barcos circulavam em todos os sentidos, dominando a navega��o de cabotagem desde os portos do Mediterr�neo Oriental at� a Pen�nsula Ib�rica e da�, ultrapassando o Estreito de Gibraltar, at� o Mar do Norte, atingindo a Europa Setentrional. Floren�a possu�a a maior casa banc�ria da Europa, a dos M�dicis, e, junto com Mil�o, a mais promissora manufatura de exporta��o.

As dimens�es desse mercado cresciam imensamente quando se passava do com�rcio interno para o externo, e neste se encontrava a origem do predom�nio econ�mico das cidades italianas. Por seu interm�dio, a partir do s�culo XIII, os europeus passariam a receber do Oriente algo de muito concreto: mercadorias. Tratava-se, na sua maioria, de especiarias e artigos de luxo, inexistentes na Europa ou de qualidade muito superior, como acontecia com as sedas persas e chinesas quando comparadas com a italiana. Eram artigos raros, procurad�ssimos e apenas dispon�veis no mercado ap�s vencerem um longo, intrincado e perigoso trajeto do Oriente ao Ocidente, o que, em parte, justificava seus elevados pre�os. A raridade, o valor e a reconhecida qualidade faziam dessas mercadorias o principal veio do com�rcio externo europeu, e a demanda insaci�vel delas era promessa segura de neg�cios vantajosos e lucros inigual�veis. Da� a invej�vel prosperidade econ�mica das cidades italianas, em especial Veneza e G�nova, cuja riqueza advinha do monop�lio de oferta desses artigos.

O que havia de sofisticado e ex�tico no mercado europeu vinha do Oriente. Eram pedras preciosas, como esmeraldas da �ndia, safiras e p�rolas do Ceil�o e rubis de Burma; sedas, damasco e musselinas; ervas medicinais e as famosas especiarias. Este termo gen�rico referia-se a uma quantidade enorme de produtos, desde os condimentos usados no preparo, aromatiza��o e conserva��o dos alimentos, at� as drogas, tintas, perfumes, cosm�ticos e unguentos. A variedade era t�o grande que um cat�logo comercial do s�culo XIV chegou a listar nada menos que 288 especiarias diferentes, entre as quais, onze tipos de a��cares, variadas ceras, borrachas e cola - a goma ar�bica.

De todas as especiarias, os condimentos eram os mais importantes, mais caros e tamb�m os mais difundidos. A pimenta encabe�ava a lista dos artigos mais procurados. Vinha do oeste da �ndia, e Sumatra produzia a de melhor qualidade. Em segundo lugar aparecia a canela, procedente do Ceil�o, seguida da noz-moscada das ilhas de Banda e, por fim, o cravo, produzido exclusivamente nas Molucas. O mais curioso � que o pre�o elevad�ssimo das especiarias, especialmente dos temperos, n�o impedia seu consumo generalizado, pois, ao contr�rio das mercadorias de luxo, podiam ser adquiridas em pequeninas quantidades, expediente atrav�s do qual se tornavam acess�veis at� aos grupos sociais menos favorecidos.

Atrav�s desses produtos e do lugar privilegiado que ocupavam na economia ocidental, o Oriente, embora long�nquo e misterioso, tornou-se parte integrante do cotidiano europeu. Mais do que qualquer informe liter�rio ou cient�fico, a riqueza prometida pelo com�rcio de suas mercadorias fomentava a busca de um acesso direto �s regi�es produtoras. Tratava-se, a um s� tempo, de uma necessidade, uma alternativa e um desafio.

Livrar-se dos extorsivos pre�os cobrados pelos italianos era uma necessidade, e substitu�-los no fornecimento desses artigos ao mercado europeu seria a sonhada recompensa de todo o esfor�o despendido em busca do Oriente. Essa busca impunha somente uma alternativa: a mar�tima, e esta exigia o enfrentamento dos oceanos.

O Mediterr�neo estava nas m�os dos comerciantes genoveses e venezianos, �ltimos elos de uma longa cadeia de intermedi�rios, que come�ava no Extremo Oriente e estendia-se at� os portos do Mediterr�neo oriental. Os chineses controlavam o com�rcio no Pac�fico, entregando seus pr�prios produtos e os da �ndia Oriental no porto de M�laca. Da� at� a costa leste da �ndia, o tr�fico ficava nas m�os de indianos, malaios e �rabes. Novamente revendidos nos portos de Calicute, Cochim, Cananor e Goa, as mercadorias passavam quase exclusivamente para as m�os de mercadores �rabes, que praticamente monopolizavam o com�rcio desses portos e de todos os outros entre a costa malabar e a �frica oriental. Obedecendo � periodicidade das mon��es de noroeste e de sudeste, os �rabes cruzavam o �ndico e levavam suas preciosas cargas at� os portos da P�rsia, da Ar�bia e das costas leste da �frica, de onde partiam para o Mediterr�neo, chegando finalmente a Constantinopla, Alexandria, Antioquia, Tr�poli e Beirute. Da� at� a distribui��o por toda a Europa, as mercadorias orientais ca�am no bem-estabelecido e bem-guardado monop�lio italiano.

Al�m dessa rota tradicional, n�o restavam outras sen�o as que pudessem ser imaginadas sobre o Atl�ntico. O apetite comercial do velho continente, concentrado na Pen�nsula Ib�rica, transformaria esse oceano, de limite da cultura ocidental em ve�culo de conquista e poder, abrindo aos europeus os caminhos da supremacia mundial.

A extremidade ocidental da Europa naturalmente avan�a sobre o Atl�ntico e, por si s�, isso predispunha portugueses e espanh�is a considerar as �guas oce�nicas nas suas perspectivas de expans�o econ�mica. Caberia a eles a iniciativa da expans�o mar�tima e, pelo menos durante cerca de 70 anos, praticamente em todo o s�culo XV, essa expans�o seria um empreendimento exclusivamente portugu�s.

A Expans�o Mar�tima Portuguesa

Antecedentes

Em meados do s�culo XIII, os limites geogr�ficos de Portugal encontram-se finalmente definidos. O novo pa�s, o primeiro na Europa a inaugurar uma estrutura pol�tica centralizada, prenunciando o absolutismo mon�rquico, era o resultado de uma luta secular contra o invasor sarraceno, estabelecido na Pen�nsula Ib�rica desde o s�culo VIII.

A guerra contra o �rabe havia mobilizado a popula��o ib�rica, inicialmente acuada em um ponto qualquer das Ast�rias, num esfor�o que reunia simultaneamente o ardor religioso e a for�a das armas. O mu�ulmano n�o era apenas um invasor, era o infiel, e isso impregnava a espada ib�rica de fervor crist�o. Cada etapa dessa luta resultava na retomada de uma por��o de terra, imediatamente erigida em reino. Era a justa recompensa de guerreiros, alguns estrangeiros, pelos servi�os prestados e pelas vit�rias conquistadas. Dos s�culos X ao XIII, surgiriam na Pen�nsula os reinos de Le�o, Castela, Navarra e Arag�o, e a cont�nua incorpora��o de uns pelos outros daria origem � Espanha, cuja unifica��o � tradicionalmente associada ao casamento dos reis cat�licos, Fernando e Isabel, em 1492. Do primitivo reino de Le�o se separaria, em 1139, o Condado de Portugale, embri�o ainda da futura na��o.

O permanente estado de guerra favorece a forma��o de uma nobreza, uma casta militar, que se v� continuamente atra�da pela luta, e que naturalmente tende a se concentrar em torno do rei, refor�ando seu poder. No combate ao infiel, a terra � daquele que a conquista, e tanto o rei tinha por h�bito distribuir aos companheiros de armas parte de suas terras, como o guerreiro deveria entregar a ele um quinh�o da sua conquista. O patrim�nio real, ou seja, nacional, e o privado tinham, portanto, a mesma origem.

O recurso da guerra ao infiel proporcionaria a progressiva expans�o do territ�rio em dire��o ao sul, at� a conquista definitiva do Algarve, cuja incorpora��o ao reino, em 1249, marcaria a consolida��o de suas fronteiras na Pen�nsula. Al�m dos limites ent�o estabelecidos, qualquer tentativa de dilata��o territorial implicaria uma guerra contra a Espanha, o que colocaria em risco a nacionalidade t�o arduamente conquistada.

Ontem, como hoje, o pa�s estende-se em sentido norte-sul sobre a �ltima faixa de terra da extremidade oeste da Pen�nsula, o que deixa sua costa ocidental inteiramente banhada pelo Atl�ntico. Excetuando os habitantes dessa orla mar�tima, desde o in�cio ocupados com a pesca, Portugal era essencialmente um pa�s de lavradores e assim se manteria at� o s�culo XIV. A agricultura monopolizava os investimentos reais, ao mesmo tempo em que proporcionava a maior parte das rendas do Estado. O rei, sempre cioso na cobran�a de seus direitos, representados por uma longa lista de variados impostos, era o maior propriet�rio de terras e de gados. Os produtos da terra - azeite, vinho, cera, corti�a, mel e peles - permitiam um modesto com�rcio externo, e as ind�strias, todas de car�ter dom�stico, eram apenas aquelas que mais se relacionavam com o meio rural.

A atividade agr�cola estava, no entanto, condenada por obst�culos dif�ceis de serem superados. Uma popula��o que nunca excedia a cota dos 2,5 milh�es tornava end�mica a falta de bra�os no meio rural. Por outro lado, a nobreza lusa nunca chegou a fincar ra�zes no campo, permanecendo inquieta, belicosa e mais ou menos alheia � necessidade de incentivar a produ��o interna. Sem o apoio esperado, a pol�tica colonizadora levada a efeito pela dinastia de Borgonha - a primeira de Portugal - garantiu a ocupa��o da terra, por�m nunca conseguiu arraigar a na��o no solo.

Em pouco tempo, o cont�nuo crescimento da atividade pesqueira atrairia as aten��es do Estado e revelaria a voca��o n�utica do pa�s. No s�culo XII, os benef�cios do tr�fico mar�timo j� haviam promovido a cidade do Porto a importante centro comercial, os barcos portugueses j� atingiam as �guas do mar do Norte, e as lides do mar j� exerciam um forte atrativo sobre a popula��o rural. No s�culo XIII, comerciantes portugueses j� contavam com uma feitoria em Bruges - a mais antiga de Flandres - e frequentavam assiduamente os portos brit�nicos, enquanto a crescente import�ncia do com�rcio e a constante necessidade de policiamento da costa contra a pirataria moura levariam � institui��o definitiva da marinha real.

A eleva��o da atividade mar�tima a p�lo din�mico da economia s� ocorreria, no entanto, no �ltimo quartel do s�culo XIV. A possibilidade de uma indesejada incorpora��o a Castela, devido a problemas de sucess�o na casa de Borgonha, levaria � aclama��o do Mestre D. Jo�o de Avis como novo rei de Portugal. O movimento, que resultou na ascens�o ao trono de um dos mais eminentes armadores do reino, s� foi poss�vel com a mobiliza��o e apoio decisivo da empreendedora burguesia lusa, ligada ao com�rcio externo, e que, a partir da� teria, na chefia do Estado, n�o s� um representante direto dos seus interesses, mas a certeza de uma pol�tica nacional de prote��o e incentivo ao com�rcio e � navega��o.

A Revolu��o de Avis de 1383-85 garantia a manuten��o da soberania e dava in�cio a uma nova dinastia que, por sua vez, promoveria as condi��es pol�ticas necess�rias � expans�o dos neg�cios n�uticos. D. Jo�o I, instaurando a segunda dinastia portuguesa - de Avis - daria in�cio � mais admir�vel expans�o mar�tima e, a partir dos primeiros anos do s�culo XV, ningu�m mais duvidaria de que navegar � preciso.

Navegar � Preciso

A economia europeia, abalada pelos graves efeitos da crise do s�culo XIV, ressentia-se da falta de m�o de obra, da queda da produ��o agr�cola e do esgotamento das reservas de ouro e prata para cunhagem de moedas. Atingidos em cheio pelos desastrosos efeitos da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos, os pa�ses do centro europeu encontravam-se momentaneamente paralisados e o cen�rio econ�mico do s�culo XV parecia dominado pela falta de perspectiva de crescimento interno.

Para Portugal, parecia natural buscar as solu��es para tais problemas fora do �mbito do continente. Uma investida ao norte da �frica abriria v�rias possibilidades e atenderia a outras demandas do reino. O estabelecimento de uma base portuguesa na regi�o poderia significar o acesso ao ouro sudan�s e ao et�ope, ou a interse��o com as rotas comerciais do deserto, fornecedoras de marfim e pimenta.

Com esses produtos, a burguesia lusa poderia ampliar sua �rea de atua��o, passando do tr�fico de pescado, vinho e sal para transa��es maiores e mais lucrativas, arriscando uma primeira participa��o no ramo dos artigos de luxo do mercado europeu. Da� o incondicional apoio dos comerciantes que, juntamente com o Estado, tamb�m viam no Noroeste da �frica um ponto estrat�gico importante para a melhor defesa do reino e para um combate mais eficaz � pirataria moura nas costas do Atl�ntico, o que ampliaria o raio de a��o da atividade pesqueira.

Al�m dessas expectativas econ�micas, o Estado pretendia dar nova ocupa��o � nobreza, abrindo-lhe a possibilidade de novos embates, que rapidamente seriam associados � antiga hostilidade contra o infiel. O car�ter militar da empresa desviaria para fora do reino o �mpeto b�lico de fidalgos e cavaleiros, at� ent�o constantemente envolvidos em dist�rbios internos e perigosos conflitos na fronteira. A vit�ria em novas batalhas poderia render saques, terras, merc�s e honrarias.

0 Norte da �frica

A incurs�o ao norte da �frica consumou-se com a conquista de Ceuta em 1415. O feito e a data passaram para a Hist�ria como marco inicial da expans�o mar�tima portuguesa, inaugurando ao mesmo tempo a Era dos Grandes Descobrimentos.

O ataque � cidade marroquina contou com o apoio e o patroc�nio da Coroa, que deixou a cargo do Infante D. Henrique a supervis�o dos preparativos. A cidade do Porto forneceu a frota, al�m do adiantamento em capital, necess�rio ao custeio das armas e provis�es. Do ponto de vista estrat�gico, a invas�o resultou num verdadeiro sucesso: pegos de surpresa, os maometanos ofereceram poucaresist�ncia, e o ex�rcito portugu�s, que contou com apenas oito baixas, apoderou-se rapidamente da cidade, abrindo espa�o para o saque e a rapina. Os despojos foram t�o largos que compensaram desde os mais �nfimos soldados at� os de mais antiga fidalguia, como o Conde Afonso de Barcelos, membro da casa real, que levou para Portugal mais de 600 colunas de alabastro e m�rmore. Tudo foi n�o s� saqueado como depredado, fosse estabelecimento comercial ou resid�ncias, e qualquer coisa de valor tomada, a� incluindo-se, al�m de artigos e mercadorias usuais, as joias arrebatadas das mulheres, cortando-se-lhes as orelhas e os dedos.

O sucesso da expedi��o espalhou-se rapidamente pelo reino e, embora tenham surgido algumas d�vidas sobre as reais vantagens da conserva��o de Ceuta, a pol�tica ultramarina de D. Jo�o I foi n�o s� mantida como entregue aos cuidados do seu filho Dom Henrique. Na expans�o mar�tima portuguesa, Ceuta constituiu apenas o est�mulo inicial, um primeiro ensaio, um t�mido an�ncio das conquistas futuras, pois as mesmas raz�es que haviam determinado seu assalto passariam a exigir o avan�o cada vez mais impetuoso sobre a �frica e o Oceano.

A campanha da �frica ocuparia os pr�ximos oitenta anos da hist�ria do pa�s, cujas melhores energias, concentradas num empreendimento de rara persist�ncia, estiveram at� 1460, sob a tutela do Infante D. Henrique. � sua �poca, os navios portugueses dedicados � pesca j� frequentavam as �guas entre o Cabo S�o Vicente, as ilhas Can�rias e o litoral atl�ntico de Marrocos. Todo o m�rito do Infante est� em ter estendido essa navega��o, feita numa costa relativamente pequena, � explora��o e conquista, organizando as expedi��es, patrocinando-as, fixando- lhes objetivos, empregando cavaleiros da sua pr�pria casa como pilotos e tamb�m fomentando a iniciativa particular. A sua decidida e perseverante a��o transformou os neg�cios n�uticos em empresa estatal, deslocando os objetivos nacionais da terra para o mar. De lavradores, paulatinamente Portugal passava a pa�s de marinheiros.

Em Ceuta, D. Henrique teria conseguido informa��es sobre os fornecimentos do ouro de Marrocos que, segundo fontes �rabes, vinha do interior da �frica, de Tombuctu, carregado por caravanas de dromed�rios, atrav�s das rotas do deserto. Contornar a estrada �rabe, pelo mar, poderia abrir a Portugal o acesso direto �s fontes africanas do metal precioso e essa expectativa, associada �s necessidades de defesa e a possibilidade de novos contatos comerciais no litoral africano, motivou os primeiros assaltos sobre o Atl�ntico, em dire��o ao sul.

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

As Caravanas do Deserto

As tentativas feitas entre 1416 e 1434 foram, no entanto, muito modestas e n�o passaram de navega��o de cabotagem, de viagens de reconhecimento, que n�o resultaram em nenhuma nova descoberta, mas que serviram para ampliar as no��es geogr�ficas e exercitar a n�utica, o que acabaria por autorizar tentativas mais atrevidas. Em 1419-20, Jo�o Gon�alves Zarco e Trist�o Teixeira fazem o reconhecimento oficial de Porto Santo, l� retornando no ano seguinte. As visitas � ilha da Madeira, frequentes a partir da�, j� demonstravam uma maior liberdade dos navios em rela��o � costa. Esse avan�o estimulava novas investidas, que, no entanto, n�o ultrapassavam os 29 graus de latitude norte, nas proximidades do Cabo Bojador, conhecido na �poca como Cabo do Medo.

Al�m do Bojador

Este foi o primeiro grande obst�culo � expans�o mar�tima portuguesa, seja pela grande dist�ncia, que impedia o uso de remos, seja pelos ventos contr�rios que exigiam a volta em mar alto e desconhecido, seja pelas in�meras supersti��es e lendas que faziam desse ponto um lugar temido e amea�ador. A proximidade do Cabo e seu contorno eram fa�anhas a que ningu�m se atrevia, pois acreditava-se que ao sul dele as �guas ferviam, qualquer regi�o era inabit�vel, e o oceano, envolto em trevas e varrido por ventos violentos, era morada de pavorosos monstros.

'Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se
  a alma n�o � pequena.

Quem quer passar al�m do Bojador
Tem que passar al�m da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele � que espelhou o c�u

Fernando Pessoa em Mensagem

Em 1434 o Cabo Bojador � ultrapassado, em resposta � insist�ncia do Infante D. Henrique que, durante 12 anos consecutivos, enviou um navio com a miss�o espec�fica de contorn�-lo. Liberada a navega��o, as expedi��es avan�aram rapidamente, abrindo a costa africana a novos interesses. Em 1435, Gil Eanes, sagrado cavaleiro como recompensa por ter vencido o Bojador, e Afonso Gon�alves Baldaia avan�am mais 50 l�guas al�m do Cabo e chegam ao lugar que chamaram de Angra dos Ruivos. No ano seguinte, navegando sozinho mais 50 l�guas adiante, Baldaia alcan�a o Rio do Ouro e, em 1441, Ant�o Gon�alves chega at� as proximidades do Cabo Branco, l� encontrando os primeiros artigos para com�rcio: couro, azeite e peles de focas. Dois outros fatos dariam um destaque especial ao ano de 1441: Nuno Trist�o faria em Cabo Branco a primeira ca�ada e captura de escravos, utilizando em sua viagem, pela primeira vez, a caravela. Foi a bem-sucedida estreia do pequeno navio, que um pouco mais tarde descobriria o mundo.

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Esse mesmo Nuno Trist�o, em 1443/44, desembarca na ilha de Arguim, descobre a desembocadura do Rio Senegal e explora outro rio, o G�mbia, onde provavelmente foi morto, em 1446, por um bando de guineanos armados com flechas envenenadas. Dois anos antes, Dinis Dias havia chegado ao Cabo Verde e explorado a ilha das Palmas.

A consolida��o desses dom�nios ocupou os dez anos seguintes, e at� 1455 nenhuma nova descoberta foi assinalada. Durante esse per�odo, a ilha de Arguim, situada na curva do Cabo Branco, tornou-se a primeira base europeia do tr�fico de escravos, e o verdadeiro rio do ouro, o rio Senegal, daria aos portugueses o acesso direto ao ouro em p�, embora em pequena quantidade. As ambi��es acalentadas durante tanto tempo teriam no com�rcio desses dois artigos - escravos e ouro - sua primeira satisfa��o, e o seu lucro alimentaria a empresa africana durante essa d�cada de intervalo.

Essa pausa, em meados do s�culo, adveio tamb�m de outras necessidades. O avan�o sobre o litoral africano, em latitudes cada vez mais baixas, apresentava novos problemas t�cnicos e de abastecimento, cuja solu��o exigia tempo e aprendizado. A cada l�gua de costa explorada se somavam novas dificuldades, o que exigiu melhor compreens�o e conhecimento dos ventos, das correntes e alguns aprimoramentos t�cnicos na caravela. Por outro lado, chegando ao rio Senegal, os portugueses aproximavam-se cada vez mais da �frica central, densamente povoada e, portanto, muito mais dif�cil de ser abordada do que as costas des�rticas, arenosas e desabitadas do Saara ocidental.

O Legado do Navegador

As expedi��es s� recome�aram em 1455, quando Cadamosto ou Antonio da Noli, provavelmente na companhia de Diogo Gomes, descobriu algumas das ilhas do arquip�lago de Cabo Verde. No ano seguinte, esse �ltimo piloto teria chegado �s desembocaduras dos rios Geba e Casamansa e, em 1460, Pedro da Cintra avista as montanhas de Serra Leoa, batizando-as com esse nome. Este seria o ponto m�ximo alcan�ado pelas expedi��es africanas, antes da morte do Infante D. Henrique, ocorrida em 13 de novembro de 1460.

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Primeira grande personagem da Expans�o Mar�tima, o Infante, sua personalidade e seus feitos edificaram, na primeira metade do s�culo XV, os alicerces do pioneirismo portugu�s. Sua vida esteve sempre t�o intimamente associada aos empreendimentos mar�timos, que acabaria por receber o cognome de �O Navegador�, sem nunca ter navegado. Cabe a ele a organiza��o, o incentivo e o patroc�nio da empresa africana na sua primeira e mais dif�cil etapa - o in�cio -, quando nada ainda em Portugal, seja em conhecimento, t�cnica, experi�ncia n�utica, comercial ou financeira, deixava entrever os �xitos futuros. Em 1415, quando o Pr�ncipe assume a dire��o da pol�tica ultramarina de D. Jo�o I, navios e navegantes lusos igualam-se em tudo, processos, m�todos e t�cnicas aos de outras na��es europeias.

Portador de uma vontade obstinada, D. Henrique for�ou o alargamento da costumeira navega��o de cabotagem, praticada em locais conhecidos, � conquista do litoral africano, buscando latitudes cada vez mais baixas. Nessa busca empregou sua fortuna pessoal, as rendas da mais rica ordem religiosa de Portugal, a Ordem de Cristo, al�m de eventuais recursos do er�rio real. O sucessivo apoio de D. Jo�o I (1385- 1433), D. Duarte (1433-1438) e D. Afonso V (1438-1481), respectivamente, pai, irm�o e tio do Infante, fizeram da campanha da �frica n�o s� uma empresa familiar mas, acima de tudo, estatal, e que, em breve, identificaria a nacionalidade lusa � conquista dos mares.

Respons�vel direto pela pol�tica ultramarina, D. Henrique manteve o incentivo necess�rio a todas as iniciativas, reunindo informa��es, recompensando bem seus pilotos, distribuindo merc�s e contratando peritos nautas estrangeiros, comumente italianos, como C� da Mosto, Antonio da Noli e Usodimore. Seu decidido apoio, aliado aos proveitos econ�micos que se iam ampliando do saque ao com�rcio, atraiu a iniciativa privada que, ao final, foi respons�vel por mais de trinta e quatro viagens, superando as do Estado.

Tanto nessa �poca como depois, o progressivo avan�o sobre a costa africana nunca esteve dissociado dos ganhos econ�micos, e � uma ilus�o imaginar que soberanos, armadores, capit�es e marinheiros arriscavam-se em mares desconhecidos sem a perspectiva de s�lidos lucros. Embora D. Henrique tenha dado � empresa um car�ter religioso, encarando as expedi��es como uma tardia continua��o das Cruzadas, eram os lucros comerciais o real incentivo �s cont�nuas investidas. Al�m do mais, combate ao infiel, captura do gentio para convers�o e propaga��o do cristianismo legitimavam o saque, a pirataria, o assalto e captura de negros para venda como escravos. Nessa perspectiva, que import�ncia tinha o castigo do corpo pela sujei��o � escravid�o, quando esta era o penhor da salva��o eterna?

O retorno econ�mico da empresa da �frica n�o se fez esperar: inicialmente saques e pequeno com�rcio na costa marroquina; a partir de 1441, o tr�fico negreiro e o ouro; a partir de 1447, o marfim e, finalmente, a partir de 1456, a cobi�ada malagueta, pimenta similar � indiana e que, embora de menor qualidade, passou a concorrer com esta no mercado europeu. Seria a primeira brecha aberta pelos portugueses no monop�lio italiano.

Em 1443 chegava a Portugal o primeiro lote de escravos, 235 pe�as, das quais coube ao Infante a quinta parte. Desta data at� 1448, Portugal recebeu um total de 927 escravos, n�mero que continuaria a crescer, chegando a 700 ou 800 por ano, tornando-se uma fonte segura de lucros. Gradativamente o bra�o escravo se tornaria uma necessidade no reino, atendendo � demanda rural e preenchendo quase todas as ocupa��es manuais nos centros urbanos, desde o servi�o dom�stico at� a limpeza das ruas e o abastecimento de �gua aos domic�lios. Rara era a resid�ncia de certa abastan�a que n�o dispunha de um ou mais escravos. Em verdade, o artigo era t�o abundante e seu pre�o t�o convidativo que em breve passaria a ser exportado, preparando-se assim as vias do futuro tr�fico internacional. Na regi�o do Senegal, por exemplo, por volta de 1446, 25 a 30 escravos podiam ser adquiridos em troca de um cavalo velho, enquanto que, em 1460, no Congo, um c�o podia valer at� 22 escravos. N�o � de estranhar, portanto, que a licen�a para apresar o gentio tenha se constitu�do num dos principais incentivos �s expedi��es mar�timas e uma das principais fontes de renda do Estado.

Da �frica, os empreendimentos do Infante estenderam-se tamb�m para o oeste, penetrando no Atl�ntico em busca de ilhas e arquip�lagos. Dos quatro conjuntos principais � Can�rias, Madeira, A�ores e Cabo Verde � apenas o primeiro ficou sob dom�nio espanhol. Os demais, descobertos ou redescobertos pelos pilotos henriquinos, acabaram por assumir um papel de destaque na economia do reino, seja pela import�ncia estrat�gica que permitia portos de escala e aprovisionamento de navios, seja como base de defesa na navega��o oce�nica de Portugal e manuten��o de seu monop�lio na costa africana, seja ainda pelas possibilidades agr�colas.

Em 1420, D. Henrique iniciou a coloniza��o da Madeira, l� introduzindo o cultivo da cana-de-a��car e uma pouco mais tarde a uva da Malvasia, usada para fabrica��o do famoso vinho, que daquela �poca a hoje continua sendo o principal produto da ilha. A ocupa��o sistem�tica dos A�ores come�ou em 1430, tamb�m por iniciativa do pr�ncipe, que determina a introdu��o do gado e concede terras �queles que se disp�em a explor�-las, inaugurando, dessa forma, o sistema de capitanias. O arquip�lago de Cabo Verde, colonizado tamb�m � �poca do Infante, era frequentemente usado como escala pelos navios que se dirigiam ao Golfo da Guin�.

Em 1460, a empresa africana est� definitivamente consolidada e nela j� se delineavam as futuras conquistas. Se em 1415 nada distingue a navega��o lusa, em 1460 os barcos e os pilotos portugueses s�o reputados os melhores e a fama de sua per�cia atrai o reconhecimento europeu. Em seus �ltimos anos de vida, � muito prov�vel que o Infante j� concebesse um roteiro mar�timo para as �ndias. Sua morte, no entanto, provocaria uma nova interrup��o nos empreendimentos mar�timos. Durante cerca de nove anos, apenas duas expedi��es s�o realizadas, em 1461-62, resultando num pequeno avan�o al�m de Serra Leoa, feito por Pedro de Cintra, e na descoberta de novas ilhas do arquip�lago de Cabo Verde, por Diogo Afonso.

O Golfo da Guin� ou a Vez da Iniciativa Privada

Na falta do Infante, a Coroa manteve seu apoio � empresa ultramarina, por�m relutava em desembolsar novos capitais para custeio de expedi��es, tendo em vista as d�vidas deixadas pelo pr�ncipe e as dificuldades para reintegrar seu patrim�nio ao dom�nio r�gio. A solu��o tentada por D. Afonso V, envolvido com as despesas de um ataque a T�nger em 1463, foi recorrer � iniciativa privada, concedendo o arrendamento da empresa da �frica a Fern�o Gomes, que se comprometia a pagar uma certa renda anual ao Estado e a explorar 100 l�guas de costa a cada cinco anos, enquanto durasse o contrato. Excetuando a base de Arguim e as ilhas de Cabo Verde, j� ocupadas por colonos portugueses, todo o restante litoral africano ficava entregue � explora��o pelo rico burgu�s de Lisboa.

Durante a vig�ncia do contrato, de 1469 a 1475, os capit�es de Fern�o Gomes exploraram quase 2 mil milhas de costa, revelando a grande curva do Golfo da Guin� e consolidando o seu tr�fico, cujo valor ficava claramente demonstrado na denomina��o que se ia dando a cada novo trecho do litoral: Costa da Malagueta, Costa do Marfim, Costa do Ouro, Costa do Escravo.

Em 1471, Soeiro da Costa percorreu de uma s� vez cerca de mil milhas, de Serra Leoa at� o Cabo Tr�s Pontas. A expedi��o de Jo�o de Santar�m e Pero de Escobar, de 1471-72, contando com a colabora��o dos pilotos Martim Esteves e �lvaro Esteves, avan�ou at� a desembocadura do N�ger e, da�, afastando-se do litoral e navegando em linha reta em dire��o ao sul, descobriu as ilhas de S�o Tom� (dezembro de 1471), Ano Bom e Pr�ncipe (em janeiro de 1472), ultrapassando pela primeira vez a equinocial. A marinha portuguesa deitava ent�o por terra tanto o antigo preconceito que reputava inabit�vel a zona t�rrida como a fant�stica lenda de que no hemisf�rio Sul o mundo virava de cabe�a para baixo.

Provavelmente na expedi��o de 1472-73, Fernando P�, seguindo mais 400 km no litoral, descobriu a ilha que levou seu nome. Na �ltima expedi��o desse per�odo, de 1473-74, Lopo Gon�alves e Rui Cerqueira, percebendo a nova inflex�o da costa em dire��o ao sul, fizeram o reconhecimento do litoral do Gab�o at� o Cabo de Santa Catarina, a 4 graus de latitude sul, ultrapassando o Equador pela segunda vez.

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Entre 1475 e 1479, os custos e riscos do com�rcio na costa africana tornaram-se excepcionalmente grandes, devido �s implica��es de uma nova guerra din�stica entre Portugal e Espanha, cujos embates em mar se davam exatamente pela disputa do com�rcio africano. Por conseguinte, Fern�o Gomes n�o renova seu contrato, e a empresa da �frica retorna �s m�os do Estado, exatamente em 1475, quando D. Afonso, informado do valor comercial da Guin�, entrega ao filho D. Jo�o, futuro rei, a dire��o da pol�tica ultramarina.

Derrotado em terra e vitorioso no mar! A guerra com a Espanha termina com o Tratado de Alc��ovas, de 1479, cujas cl�usulas reconhecem o monop�lio portugu�s da pesca, tr�fico e navega��o por toda a costa ocidental da �frica. � o reconhecimento oficial da supremacia n�utica portuguesa, que muito em breve seria decididamente empregada por D. Jo�o II na sua nova estrat�gia planet�ria: a rota mar�tima para as �ndias, contornando o continente negro. A execu��o desse plano resultou na explora��o cuidadosa de, aproximadamente, 4 mil km de costas, que, por sua vez, exigiram o exerc�cio da mais dif�cil e perigosa das navega��es � vela: a navega��o � bolina, quando o barco tem que avan�ar contra ventos ou correntes contr�rias.

De Tormentas � Boa Esperan�a ou Volta da Coordena��o do Estado

Ao assumir o trono, em 1481, D. Jo�o II promoveu uma pol�tica ultramarina marcada, simultaneamente, pelas necessidades de regulamenta��o e defesa do tr�fico da Guin� e pela apaixonante busca de uma passagem para o �ndico pelo sul da �frica.

Embora o Tratado de Alc��ovas tenha sido ratificado pelo de Toledo em 1480, a pesca clandestina no litoral marroquino e a pirataria espanhola acabaram por justificar a constru��o da fortaleza de S�o Jorge da Mina, em 1482. O formid�vel forte, constru�do em tempo recorde - dois anos - e contando com uma guarni��o de sessenta homens, deveria dar maior prote��o ao com�rcio da Guin�, cujos principais produtos eram ouro, escravos e pimenta, al�m de outros secund�rios: marfim, goma, cera, azeite de palmeira e ovos de avestruz. Al�m dessa iniciativa, D. Jo�o regulamentou cru�is castigos para qualquer estrangeiro pego sem licen�a em �guas africanas e, sem muito resultado, tentaria manter em segredo as informa��es relativas aos descobrimentos, inclusive evitando que navegantes lusos prestassem servi�o no estrangeiro. Alguns cronistas da �poca relatam, por exemplo, o caso de um piloto desertor que teve a boca costurada com anz�is, enquanto era transferido de volta para Portugal, onde morreu esquartejado.

�s expedi��es africanas, D. Jo�o II daria o car�ter definitivo de descobrimentos. Em primeiro lugar proibindo o filhamento: nome dado na �poca ao rapto de negros para venda como escravos. Embora o car�ter de ca�ada continuasse caracterizando as expedi��es, sua pr�tica diminuiu muito nesse per�odo e s� voltou a predominar mais tarde, no reinado de D. Manuel. Em segundo lugar, regulamentou a posse dos territ�rios descobertos, ordenando que cada expedi��o, a partir da�, levasse a bordo um certo n�mero de padr�es (pilares) de pedra, nos quais estavam gravadas as armas portuguesas. A fixa��o desses marcos constitu�a o ato solene da tomada de posse da terra, cuja propriedade ficava assim documentada.

Pouco mais de seis meses ap�s assumir o trono, D. Jo�o II retoma a explora��o do litoral africano. Da a��o direta do Estado resultou uma s�rie de expedi��es, financiadas e equipadas pelo er�rio r�gio e comandadas por navegantes selecionados entre os melhores do pa�s. No in�cio de 1482, parte do Tejo a primeira expedi��o, de Diogo C�o, que depois de uma pequena escala em S�o Jorge da Mina, coloca seu primeiro padr�o nas proximidades do Rio Congo. Continuando viagem, a pequena frota chega ao Cabo Santa Maria (ou Cabo Lobo), situado a 13 graus de latitude sul, onde foi colocado o segundo padr�o, voltando a Portugal em 1484.

Em sua segunda viagem, cuja partida parece ter sido em 1485, Diogo C�o percorre mais ou menos a mesma rota e, seguindo mais para o sul, alcan�a o Tr�pico de Capric�rnio, colocando seu �ltimo padr�o em Cabo Cruz, imediatamente ao norte da Bahia de Walfish, a 22 graus de latitude sul. Na viagem de volta, ele teria feito uma segunda incurs�o no rio Congo, de onde nunca retornou e onde provavelmente morreu. Em suas duas expedi��es, o grandenauta havia percorrido mais de 1400 milhas de litoral desconhecido, em boa parte dele navegando contra a corrente de Benguela e os al�sios de Sudeste.

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

Os limites alcan�ados pelos barcos portugueses nas costas africanas, � �poca de D. Jo�o II, come�aram a apresentar s�rios problemas de abastecimento. Avan�ando cada vez mais para o sul, as dist�ncias se tornavam cada vez maiores, as viagens mais longas e, embora houvesse possibilidades de aguada e aprovisionamento de lenha na costa de Angola e no Sudoeste africano, em nenhum ponto se encontravam v�veres, o que constitu�a um obst�culo ao avan�o das expedi��es. Foi provavelmente o receio da falta de mantimentos que determinou a volta de Diogo C�o ap�s atingir o Cabo Cruz. A solu��o para esse problema viria com a obrigatoriedade de um navio de grande porte, especialmente destinado ao carregamento das provis�es, em toda expedi��o prevista para descobrimentos ou longos percursos.

O j� previs�vel desfecho das viagens de Diogo C�o seria finalmente alcan�ado por Bartolomeu Dias, piloto t�o perito quanto seu predecessor e mais famoso que ele. A expedi��o de Bartolomeu, composta por uma urca carregada de mantimentos e por duas caravelas, S�o Crist�v�o e S�o Pantale�o, de cinquenta toneladas cada uma, saiu de Lisboa em 1487, provavelmente em julho ou agosto, ultrapassando, em novembro ou dezembro, o limite dos 22 graus alcan�ado por C�o na sua segunda viagem. Fazendo uma pequena escala num ponto qualquer pr�ximo � atual Bahia Luderitz, Bartolomeu reabasteceu as duas caravelas, l� deixando a urca de mantimentos. Seguindo viagem, navegou contra o vento e a corrente at� aproximadamente o Cabo Voltas, quando a expedi��o desviou-se da costa, seja intencionalmente, em busca de ventos mais prop�cios, seja porque levada por uma forte tempestade. Somente entre 37 e 40 graus de latitude sul, a expedi��o finalmente encontraria os ventos vindos do oeste e, com eles, avan�ando para leste e depois para o nordeste, Bartolomeu Dias chegaria a Mossel Bay: o intr�pido capit�o havia dobrado o Cabo das Tormentas sem v�-lo, em fins de fevereiro de 1488. Estava feita a liga��o mar�tima das duas humanidades: a europeia e a asi�tica.

A expedi��o avan�ou ainda mais uns 500 km pela costa oeste da �frica, at� o rio do Infante, ponto m�ximo atingido por Dias. Na viagem de volta, costeando o litoral, ele avistaria pela primeira vez o Cabo das Tormentas, descobrindo que, afortunadamente, havia obedecido � regra fundamental para ultrapass�-lo � vela: afastar-se da costa e fazer a volta em mar aberto, pois a proximidade do litoral facilmente poderia prender o navio na chamada ba�a Falsa ou jog�-lo de encontro � Ponta do Perigo, antes de vencer o Cabo das Agulhas, ponto mais meridional da �frica.

_____________________________________________

O Mostrengo

O mostrengo que est� no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
� roda da nau tr�s vezes,
Voou tr�s vezes a chiar
................................................

Tr�s vezes ao leme as m�os ergueu.
Tr�s vezes ao leme as repreendeu,
E disse no fim de tremer tr�s vezes:
�Aqui ao leme sou mais do que eu:
 Sou um Povo que quer o mar que � teu;
E mais que o mostrengo, que me alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. Jo�o Segundo!�

Fernando Pessoa em Mensagem

_____________________________________________

O Caminho das �ndias

Enquanto a costa leste do continente negro era definitivamente revelada pelas explora��es de Diogo C�o e Bartolomeu Dias, D. Jo�o II enviava ao Oriente, por terra, embaixadores com a miss�o espec�fica de rastrear informa��es sobre a costa oeste e o �ndico. De todos os enviados, Pero da Covilh�, falando fluentemente o �rabe e viajando sob o disfarce de mercador mu�ulmano, foi o que obteve mais resultados. Os informes enviados por esse espi�o abrangiam dados sobre as condi��es de travessia do �ndico, sob o regime das mon��es, al�m de not�cias sobre Adem, Calicute e Goa, na costa leste da �ndia, Ormuz, no Golfo P�rsico e Sofala, Mo�ambique e Melinde, no Nordeste da �frica.

A viagem de Vasco da Gama, coroamento de quase um s�culo de buscas, teria que esperar, no entanto, mais nove anos, tempo decorrido desde a volta de Bartolomeu Dias. Esse intervalo, durante o qual a marinha portuguesa permaneceu inativa, costuma ser explicado por s�rios problemas em Marrocos, que exigiram expedi��es dispendiosas, pela demora em receber as informa��es de Covilh�, que s� chegaram a Lisboa em 1490, pela sa�de prec�ria de D. Jo�o II, profundamente abalada desde a morte tr�gica de seu filho �nico, D. Afonso, em 1491 e, finalmente, pela pr�pria morte do soberano em 1495. Ficaria com D. Manuel a ventura de empreender a primeira viagem mar�tima �s �ndias.

Vasco da Gama partiu de Lisboa em 8 de julho de 1497, com uma frota de quatro navios, dois deles - S�o Gabriel e S�o Rafael - constru�dos especialmente para a viagem. Excetuando a caravela que levava Bartolomeu Dias, os outros navios eram de maior porte, bem-armados e de constru��o s�lida, cuja equipagem fora feita com muito cuidado e vultosos gastos. No total, a frota dispunha de 20 canh�es montados e levava consider�vel estoque de g�neros destinados ao com�rcio, o que indica que a miss�o atribu�da a Gama era de embaixada comercial preparada para enfrentar com �xito eventuais resist�ncias. Vasco da Gama contou com uma tripula��o homog�nea, bem-disciplinada e comandada por oficiais e pilotos competentes, entre os quais, Paulo da Gama - irm�o do comandante -, o pr�prio Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho e Pero d�Alenquer, navegante de grande reputa��o desde a �poca de D. Jo�o II, com pelo menos dezesseis anos de experi�ncia em �guas africanas e que havia sido tamb�m primeiro piloto de Dias. Entre marinheiros, soldados e pilotos, a expedi��o dispunha de 150 homens, todos armados.

Ao que tudo indica, Gama n�o repetiu o roteiro de Dias: chegando � ilha de Santiago, no arquip�lago de Cabo Verde, em 27 ou 28 de julho de 1497, l� permaneceu at� 3 de agosto. Dessa data at� 04 de novembro, quando a frota chega � ilha de Santa Helena, os di�rios de bordo s�o de um laconismo exasperante: nenhum dado. S�o treze semanas em alto mar, tr�s meses sem vista de terra, o que at� ent�o era fa�anha admir�vel. Deixando as ilhas de Cabo Verde, Gama continuou seguindo o litoral africano at� a altura de Serra Leoa, de onde, provavelmente, navegou a sudeste, diretamente para o Cabo da Boa Esperan�a, tentando atravessar o Golfo da Guin� em rumo direto. Esse roteiro o teria levado para a faixa da mon��o do sudeste, cheia de tornados, onde deve ter tido grandes dificuldades para reencontrar o rumo e finalmente chegar � baia de Santa Helena. Retomado o curso, navegou para o sul, cruzando o Cabo da Boa Esperan�a e fundeando em Mossel Bay para, logo em seguida, alcan�ar o rio do Infante, a 33 graus de latitude sul, ponto m�ximo atingido anteriormente por Bartolomeu Dias.

Acompanhando a costa oriental da �frica e sendo recebido com hostilidade em todos os portos, apenas em Melinde Vasco da Gama consegue contratar os servi�os de um famoso piloto �rabe, Ahmed Ibn Majib, que conduziu a frota at� Calicute, l� chegando em 20 de maio de 1498. Apesar da desconfian�a com que foram recebidos, da hostilidade e do perigo representados por v�rias emboscadas armadas pelos mercadores mouros da regi�o, Gama permaneceu na cidade at� 29 de agosto e, utilizando os servi�os de tradu��o de um �rabe que falava fluentemente o castelhano, tentou estabelecer os primeiros contatos comerciais sem, no entanto, muito �xito.

Do ponto de vista n�utico, a viagem de volta foi relativamente tranquila, excetuando a travessia do �ndico, marcada por tempestades, ventos contr�rios e enfermidades a bordo. Vasco da Gama chegou a Lisboa em setembro de 1499, finalizando uma viagem de dois anos, dos quais 300 dias em alto mar, tendo perdido dois navios e 80 dos 150 homens que levara.

As not�cias da primeira viagem mar�tima ao Oriente causaram profunda impress�o em todo o mundo europeu e, de imediato, tiveram maior repercuss�o que a descoberta de Colombo. O acesso direto, sem intermedi�rios, aos cobi�ados artigos do Oriente, significava a realiza��o de uma expectativa secular, que provocou, em pouco tempo, transforma��es radicais na estrutura econ�mica mundial. Do ponto de vista econ�mico, a expedi��o foi um inteiro sucesso, pois a pouca especiaria trazida teria permitido um lucro pr�ximo a 60 vezes o capital empatado na empresa, levando-se em conta que, s� a pimenta, comprada na �ndia a 2,5 ou 3,0 ducados o quintal, podia alcan�ar na Europa pre�os superiores a 80.

O mais surpreendente na viagem de Vasco da Gama � que o grande comandante n�o descobriu apenas, como � do conhecimento geral, o caminho mar�timo das �ndias, mas o melhor caminho. Suas instru��es a Pedro �lvares Cabral aconselhavam velejar diretamente para a ilha de Santiago, no arquip�lago de Cabo Verde. A partir da�, navegando com os al�sios nordeste � popa, o navio deve velejar para o oeste do sul, distendendo uma volta em mar aberto, como um arco se abrindo no Atl�ntico, afastando-se da costa africana, a fim de evitar as calmarias do Golfo da Guin� e os al�sios do Sudeste, at� ter o Cabo da Boa Esperan�a completamente a leste e ent�o dobr�-lo. Conforme Gama este roteiro permitiria uma viagem mais r�pida e segura. Conforme o Departamento Hidrogr�fico dos Estados Unidos e o Almirantado Brit�nico, tamb�m, pois ambos fornecem aos navios a vela que partem hoje da Europa setentrional, nos meses de abril e maio, para al�m do Cabo da Boa Esperan�a, as mesmas instru��es, apenas mais precisas. At� hoje, nem cientistas, nem navegantes, conseguiram descobrir um roteiro melhor para cruzar o Atl�ntico Sul em demanda do Cabo.

Viagem de Cabral e a Descoberta do Brasil

O roteiro indicado por Vasco da Gama permitiu o in�cio de uma s�rie de expedi��es que, a partir da�, Portugal enviaria anualmente �s �ndias. A hist�rica viagem de Cabral, cujo excessivo desvio para o oeste resultou no descobrimento do Brasil, foi a segunda frota das �ndias, planejada e organizada com o fim espec�fico de impor nas pra�as indianas, pela for�a das armas se necess�rio, os interesses comerciais portugueses. A frota foi a maior at� ent�o organizada em Portugal: treze navios, com uma tripula��o de 1500 homens e equipada para at� um ano e meio de viagem. Embora Cabral n�o fosse homem do mar, seus pilotos, entre os quais Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho, garantiriam o sucesso n�utico.

Saindo de Portugal em 9 de mar�o de 1500, a frota passa pelas Can�rias no dia 14 e alcan�a as ilhas de Cabo Verde no dia 22, onde ocorreria a primeira perda, a nau de Vasco de Ata�de, cujo desaparecimento permanece at� hoje envolto em mist�rio. No dia 24 de mar�o, depois de esperar em v�o, durante dois dias, pelo navio desgarrado, Cabral retoma a viagem e, afastando-se em demasia da costa africana, provavelmente cai na zona da corrente equatorial, que o teria arrastado at� as costas brasileiras. Toda a pol�mica sobre a intencionalidade ou acaso da nossa descoberta decorre da possibilidade de a frota ter sido arrastada pela corrente equatorial, sem que Cabral e os demais pilotos percebessem, ou contra a vontade deles. Segundo estudos e levantamentos feitos pelo comandante da marinha de guerra norte-americana, Samuel Eliot Morison, tal possibilidade n�o s� foi o que ocorreu em 1500, como � o que tem se verificado com milhares de outros navios que, desde aquela �poca at� a atualidade, seguiram rota semelhante � de Cabral.

O que importa assinalar � que a descoberta do Brasil, intencional ou casual, era uma decorr�ncia natural da concep��o geogr�fica dos portugueses e de todos os avan�os pacientemente acumulados desde o in�cio do s�culo. O progressivo dom�nio do Atl�ntico, dos seus ventos, das suas correntes, acabaria por levar os navegantes lusos, mais cedo ou mais tarde, antes ou depois da fa�anha de Colombo, aos limites ocidentais desse oceano, ou seja, �s terras da Am�rica.

Enviando a nau de mantimentos de Gaspar de Lemos de volta a Portugal, com a not�cia da nova descoberta, Cabral segue viagem para a �ndia em 2 de maio de 1500. Dobrando a ponta meridional da �frica, na passagem do Atl�ntico para o �ndico, a frota enfrentou violenta tempestade, com o naufr�gio de mais quatro navios: as naus de Sim�o de Pina, Aires Gomes, Lu�s Pires e Bartolomeu Dias. Que ir�nico incidente... �quele que franqueou o sul da �frica � navega��o mundial, estaria reservado o feito de transformar em Boa Esperan�a o Cabo que para si mesmo permaneceu como das Tormentas.

A hist�ria dos Grandes Descobrimentos e das Grandes Navega��es estaria palmilhada de acontecimentos dessa �ndole, pois o feito memor�vel exigiu frequentemente o mais alto tributo e, se o Oceano, afinal, teve que ceder � pequena e fr�gil caravela, foi sem d�vida � custa da vida dos que a tripulavam. Muitos dos grandes capit�es e dos n�o menos grandes marinheiros que os acompanhavam, muitos dos que colocaram a coragem a servi�o da aventura e do risco, encontraram nas trilhas do oceano seu derradeiro limite.

E n�o estaria na lembran�a de todos eles a inspira��o do poeta?

_____________________________________________

� mar salgado, quanto do teu sal

S�o l�grimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas m�es choraram,

Quantos filhos em v�o rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, � mar!

               Fernando Pessoa em Mensagem

_____________________________________________

O Mar sem Fim

Cabral chegou a Calicute em agosto de 1500 e, desincumbindo-se bem de sua miss�o, deu in�cio � dispendiosa e violenta empresa de conquista do com�rcio no �ndico. A hegemonia mar�timo-comercial no Oriente, ap�s treze anos de formid�veis batalhas navais, foi resultado da superioridade n�utica e militar das frotas portuguesas que, bem-aparelhadas, bem-armadas e comandadas por capit�es competentes, podiam vencer em mar aberto qualquer frota asi�tica. Da expedi��o militar de Vasco da Gama, na sua segunda viagem em 1502, e especialmente das campanhas militares de Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque, respectivamente, primeiro e segundo Governador Geral das �ndias, resultaria o alargamento das conquistas portuguesas at� as Molucas, no Extremo Oriente.

A superioridade n�utica portuguesa levaria seus capit�es a outras conquistas: as fant�sticas viagens dos irm�os Corte Real - Gaspar e Miguel - � Groenl�ndia, cruzando o estreito de Davis e atingindo o Labrador, nos primeiros anos do s�culo XVI. A aud�cia e temeridade desses dois irm�os, ambos desaparecidos no mar, seriam em breve ultrapassadas pela viagem de Fern�o de Magalh�es em torno da Terra em 1519-1522, a servi�o do governo espanhol.

No final do s�culo XV e na primeira metade do s�culo XVI, o dom�nio dos mares estava nas m�os dos navegantes portugueses, cuja per�cia e t�cnica os haviam transformado em senhores do mar sem fim.

_____________________________________________

Padr�o

0 Esfor�o � grande e o homem � pequeno,

Eu, Diogo C�o, navegador, deixei

Este padr�o ao p� do areal moreno

Quais foram as principais técnicas de navegação utilizadas pelos portugueses?

E para diante naveguei.

Este padr�o sinala ao vento e aos c�us.

A Alma � divina e a obra � imperfeita

Que, da obra ousada, � minha a parte feita:

0 por-fazer � s� com Deus.

 E ao imenso e poss�vel oceano

Ensinaram estas Quinas, que aqui v�s,

Que o mar com fim ser� grego ou romano:

0 mar sem fim � portugu�s

E a Cruz ao alto diz que o que h� na alma

E faz a febre em mim de navegar

S� encontrar� de Deus na eterna calma

0 porto sempre por achar.

Fernando Pessoa em Mensagem

_____________________________________________

A Tecnologia N�utica Portuguesa

Na hist�ria dos grandes feitos mar�timos dos s�culos XV e XVI, que parcela coube ao aprimoramento t�cnico?

� �poca do Infante Dom Henrique, Portugal estava no in�cio das suas viagens � �frica, a navega��o era costeira, faltavam marinheiros habilidosos e o material era frequentemente escasso e grosseiro. Muitas das primeiras expedi��es, por exemplo, foram feitas em barcas ou barin�is, navios muito grandes, ou muito pesados, ou de dif�cil manobra para viagens explorat�rias. Em �guas desconhecidas, as rotas n�o ultrapassavam curtas dist�ncias e os navegantes frequentemente se guiavam pelo v�o das aves.

Em compara��o com franceses e italianos, os portugueses do in�cio do s�culo XV eram ainda navegantes t�midos e cautelosos, que partilhavam com os demais os mesmos conhecimentos. A tecnologia n�utica do in�cio do s�culo XV n�o era exclusividade portuguesa, mas acervo partilhado igualmente por todos os povos mar�timos da Europa. A pr�pria marinha portuguesa fora organizada e treinada por peritos italianos, como Emanuel Pessagno e seus descendentes que, durante quase todo o s�culo XIII, estiveram no comando da armada lusa. O pr�prio Infante recorreu ao aux�lio de nautas italianos; os genoveses Antonio Usodimare e Antonio da Noli, e o veneziano Alvise de C� da Mosto. Os instrumentos n�uticos e seu manejo, a b�ssola, o quadrante, o astrol�bio, a balestilha, assim como as cartas de marear, tamb�m chegaram a Portugal pelas m�os italianas ou �rabes.

Descrever o Infante como erudito, estudioso das ci�ncias e criador de uma escola - ao mesmo tempo, observat�rio astron�mico e centro de estudos n�uticos e de treinamento - � alimentar uma concep��o absolutamente infundada. Nem foi o Infante um s�bio erudito, nem nunca demonstrou durante a vida especial interesse pela matem�tica, pela astronomia, pela geografia ou por qualquer outra ci�ncia ligada � navega��o. A po�tica Escola de Sagres s� existe nas p�ginas de nossos livros did�ticos e na imagina��o de alguns historiadores preocupados em conferir um car�ter te�rico a iniciativas eminentemente emp�ricas.

Toda a empresa mar�tima portuguesa, da primeira metade do s�culo XV, teve um car�ter preponderantemente experimental. O grande m�rito do Infante, de seus pilotos e marinheiros, est� exatamente em ter tentado aquilo que os conhecimentos n�uticos da �poca n�o aconselhavam: a navega��o em �guas e regi�es desconhecidas, as investidas ao mar de longe, atrav�s de cont�nuas tentativas, durante muito tempo infrut�feras mas, ao final, bem-sucedidas. Aprendendo a navegar navegando, eles foram os verdadeiros criadores dessa ci�ncia nascida n�o de considera��es te�ricas de laborat�rio, mas da experi�ncia feita no conv�s dos navios, no enfrentamento dos ventos e das correntes, no vai e vem do ensaio e erro. Em meados do s�culo XV, a experi�ncia j� os havia transformado nos melhores navegantes do mundo e neles sedimentado uma invulgar combina��o de per�cia e impetuosidade.

Esse grande ensaio, proporcionado pelas iniciativas do Infante D. Henrique, deu origem aos avan�os t�cnicos que transformariam a pequena caravela, usada pelos portugueses desde o s�culo XIII, no mais eficaz e adequado instrumento de conquista dos oceanos. A partir do Cabo Bojador, ultrapassado pelos portugueses em 1434, o litoral africano � cortado pelos al�sios do Norte e Nordeste, que tornam a viagem de volta extremamente penosa, pois o navio tem que avan�ar contra ventos ponteiros e correntes contr�rias. A solu��o para tal problema veio na d�cada de 1440, com as modifica��es introduzidas na estrutura do casco e principalmente na disposi��o das chamadas velas latinas, que passaram a ser colocadas em sentido longitudinal e n�o no transversal. Essa disposi��o deu � caravela a revolucion�ria capacidade de navegar � bolina, ou seja, avan�ar em sentido contr�rio ao do vento que a impulsiona.

Esse pequeno navio, cujo porte variava de 40 a 120 toneladas, era considerado o mais manej�vel e o mais adequado a viagens explorat�rias, inclusive porque permitia uma maior aproxima��o da terra sem o risco do encalhe. Suas velas latinas permitiam o melhor aproveitamento de uma variedade maior de ventos, al�m de manobras mais perfeitas e melhor rendimento. Embora fosse uma embarca��o extraordinariamente pequena para cruzar os oceanos, a caravela oferecia mais seguran�a e era mais confi�vel do que muitos navios mais pesados ou maiores, porque mais �gil e melhor desenhada para cavalgar sobre as �guas. Seu tamanho acabaria, no entanto, limitando seu uso, pois em grandes percursos a caravela dispunha de muito pouco espa�o para homens, mantimentos, armamentos e mercadorias. A partir do in�cio do s�culo XVI, quando as rotas j� eram conhecidas, a maior parte dos navegantes passou a dar prefer�ncia a navios de m�dio porte, de 300 a 700 toneladas, mantendo apenas uma ou duas caravelas para eventuais servi�os de reconhecimento.

Os instrumentos n�uticos como a b�ssola, o quadrante, o astrol�bio e a balestilha, embora conhecidos h� muito tempo, alguns desde o s�culo XI, outros desde a Antiguidade, s� tiveram utiliza��o corrente a partir do final do s�culo XV. Ningu�m sabe ao certo, no entanto, de quando data e quem tem a prioridade no emprego de um ou outro desses instrumentos. O c�lculo da latitude era muito impreciso, geralmente feito ap�s o desembarque na terra descoberta, e mesmo assim os erros eram extremamente comuns. De qualquer forma, n�o se tratava ainda de astronomia aplicada � navega��o, pois os c�lculos eram feitos em terra firme.

A mais remota not�cia de determina��o da latitude nos remete a 1462, no registro feito por Diogo Gomes, em sua viagem � costa da Guin�. Tamb�m a latitude tomada por Vasco da Gama, na ba�a de Santa Helena, com o aux�lio do astrol�bio, tornou-se famosa, o que demonstra que o uso desse aparelho, mesmo em terra, era ainda recente entre os portugueses. O aparecimento do astrol�bio n�utico ocorreu em uma data entre 1480 e 1529 e seu uso corrente nas viagens mar�timas � posterior a esse �ltimo ano.

Embora a declina��o magn�tica j� fosse conhecida, suas varia��es em diferentes lugares tornava a b�ssola um instrumento pouco confi�vel. Os c�lculos de longitude eram ainda mais incomuns, mesmo porque o s�culo XVI n�o conheceu nenhum m�todo pr�tico para c�lculo de dist�ncia, que continuou sendo feito � estima, sumamente dif�cil em �guas e regi�es desconhecidas.

Na verdade, navegantes e marinheiros dos s�culos XV e XVI n�o sabiam exatamente para onde iam e, quando sabiam, n�o tinham como ter certeza. Navegaram, por�m, pois essa inseguran�a, assim como outras, n�o era vista propriamente como obst�culo, mas como parte dos azares inevit�veis da vida no mar. Navegaram porque o �xito dessas navega��es se fez com base na t�cnica revelada, n�o na inven��o do instrumento n�utico, mas na habilidade do seu manuseio; n�o somente no desenho do barco, mas na per�cia do seu manejo e manobra; n�o no tra�ado de mapas e portulanos, mas no conhecimento pr�tico dos ventos e das correntes.

Associa��o entre o Progresso Mar�timo Portugu�s e o Empenho do Brasil em uma Conquista Tamb�m Pioneira na Explora��o de �guas Profundas e do pr�-sal

O dom�nio portugu�s no Oriente, baseado quase que exclusivamente na supremacia mar�tima e b�lica, nunca chegou a constituir um verdadeiro imp�rio colonial. O dom�nio dos mares, pela sua largueza o mais dispendioso de todos, exigia armas, equipamentos, navega��o e estrat�gia superiores, aliados a homens de incomum habilidade e hero�smo, num esfor�o permanente e por tempo ilimitado. Mantendo apenas algumas cidades costeiras e um pequeno territ�rio em torno de Goa, Portugal nunca conseguiu estender seu poderio do mar para a terra, cuja conquista ficava limitada, seja pela capacidade de desembarque de tropas, seja por se tratar de regi�es densamente povoadas. Se infundiram terror e p�nico nos mares, em terra os portugueses nunca conseguiram as mesmas vit�rias. Sem a penetra��o pelo interior, sem solidificar as bases da sua superioridade mar�tima na conquista do territ�rio, Portugal n�o teve como defender-se de seus concorrentes europeus e, j� no final do s�culo XVI, os holandeses invadiam os mares da �ndia, desalojando-os e substituindo-os no papel de intermedi�rios entre a Europa e o Oriente.

Tanto no litoral africano, como no Oriente, as iniciativas de penetra��o portuguesa mantiveram-se circunscritas a feitorias e armaz�ns, postos de permuta das valiosas especiarias e a algumas bases militares. A penetra��o pelo interior, a conquista da terra e a edifica��o de uma nova cultura n�o seriam realizadas no Oriente, mas no Ocidente. O verdadeiro imp�rio colonial portugu�s n�o estava nas �ndias, mas no Brasil. Aqui, os portugueses fariam a bem-sucedida transi��o da conquista dos oceanos para a conquista da terra. E � nessa perspectiva que a coloniza��o do Brasil se coloca: como desdobramento do mesmo impulso que cem anos antes havia levado o primeiro navegante a se arriscar ao mar de longe. Defendido arduamente e ocupado por um tipo humano resultante da miscigena��o daquele portugu�s expansionista com o homem nativo, o Brasil seria hoje o leg�timo herdeiro daqueles que desbravaram o mundo e realizaram o primeiro ideal de universalismo da esp�cie humana.

Hoje, em que medida o desafio da prospec��o de petr�leo em �guas profundas e mais recentemente na explora��o do pr�-sal n�o repete o pioneirismo das grandes navega��es? N�o estaria o Brasil, principalmente atrav�s da Petrobras, propondo-se a um empreendimento reputado pelo atual acervo t�cnico e cient�fico como temer�rio? N�o seria o risco t�o alto como o foi h� 500 anos atr�s? N�o estaria a t�cnica sendo criada e inventada na medida mesmo em que se experimenta, exatamente porque se experimenta o desconhecido, assim como o fizeram nossos antepassados? N�o estaria presente no projeto de explora��o de �guas profundas e do pr�-sal o mesmo esp�rito de aventura, o mesmo af� da descoberta e da conquista? E n�o exige a realiza��o desse projeto a mesma aud�cia e impetuosidade?

� nesse sentido que o Brasil pode legitimamente reivindicar n�o s� a heran�a de nossos antepassados como o mais inapel�vel dos argumentos: o hist�rico. Porque, para al�m dos motivos e das raz�es, das condi��es e dos equipamentos, da t�cnica e da habilidade, os feitos que fizeram de Portugal o pioneiro da Expans�o Mar�tima Europeia s� foram poss�veis enquanto empreendimentos do Estado. Foi a persist�ncia do investimento estatal e o seu permanente incentivo, elevando a empresa mar�tima � esfera nacional e protegendo-a das instabilidades pol�ticas e econ�micas, que abriu o espa�o apropriado � manifesta��o da iniciativa particular e das qualidades individuais que, ao fim, inscreveriam o nome do pa�s nas p�ginas da Hist�ria.


______________

Bibliografia

AZEVEDO, Jo�o L�cio de. �pocas de Portugal econ�mico. Livraria Cl�ssica Editora, Lisboa, 1973.

BARNES, Harry Elmer. Historia de Ia economia del mundo occidental. Union Tipografica Editorial Hispano Americana, M�xico, 1970.

BOORSTIN, Daniel J. Os descobridores. Civiliza��o Brasileira, Rio de Janeiro, 1989.

BRAUDEL, Fernand. Civiliza��o material e capitalismo. Edi��es Cosmos, Lisboa, 1970.

_________________. O Mediterr�neo e o mundo mediterr�neo.Martins Fontes, Portugal, 1984.

CHAUNU, Pierre. La expansi�n europea. Editorial Labor, Barcelona, 1972.

CORTES�O, Jaime. Cabral e as origens do Brasil. Edi��o do Minist�rio das Rela��es Exteriores, Rio de Janeiro, 1944.

__________________. A carta de Pero Vaz de Caminha. Livraria Editora Livros de Portugal, Rio de Janeiro, 1943.

DIAS, Manuel Nunes. O descobrimento do Brasil. Pioneira Editora, S�o Paulo. 1967

FRIEDERICI, Georg. Car�ter da descoberta e conquista da Am�rica pelos europeus. Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1967.

HUMBOLDT, Alexandre de. Voyages dans l�Am�rique equinoxiale. Fran�ois Maspero, Paris, 1980.

PARRY, J. H. La epoca de los descubrimientos geograficos. Guadarrama, Madrid,1964.

SOUZA, T. O. Marcondes. Novas achegas � hist�ria dos descobrimentos mar�timos. Livraria Herder, S�o Paulo, 1963.

_______________________________________. O descobrimento do Brasil. Gr�fica Editora Michalany, S�o Paulo, 1956.


______________ 

(*) A autora:

Maria Malvina Gomes e Souza Bastos

� licenciada e bacharel em Hist�ria pela FAFICH/UFMG com especializa��o (p�s-gradua��o latu sensu) em �Quest�es de Teoria e Metodologia da Hist�ria�, em �Quest�es e Teoria e Metodologia da Hist�ria� e �Metodologia de Ensino Superior� pela UNI-BH e em �Hist�ria do Brasil� pela PUC-MG.

Autora de diversos trabalhos, monografias na �rea de Hist�ria e de propostas pedag�gicas para col�gios e redes de ensino.

Foi professora universit�ria de v�rias disciplinas na Faculdade de Filosofia, Ci�ncias e Letras de Belo Horizonte UNI-BH e da PUC-MG e professora e coordenadora de curso em v�rias escolas de ensino m�dio em Belo Horizonte.

Atualmente leciona Hist�ria no Col�gio e Pr�-Vestibular Bernoulli em Belo Horizonte

Email:

Quais eram as técnicas de navegação?

Destacando-se dentre eles o astrolábio, a bússola e a balhestilha. A utilização do portulano era associada à bússola e juntos conferiram maior precisão aos navegantes, como nunca antes na história da navegação ocidental.

Quais as principais tecnologias de navegação utilizada por portugueses e espanhóis?

Quais foram as inovações tecnológicas utilizadas na expansão marítima?.
Bússola..
Astrolábio..
Cartografia..
Quadrante..
Balestilha..
Caravelas..

Quais os principais feitos das navegações portuguesas?

1415: conquista de Ceuta, no norte da África;.
1418: chegada à Ilha da Madeira;.
1427: chegada a Açores;.
1434: travessia do Cabo Bojador;.
1488: travessia do Cabo da Boa Esperança;.
1499: descobrimento de um novo caminho para a Índia;.
1500: chegada ao Brasil..

Como era a navegação dos portugueses?

As Navegações Portuguesas para o comércio começaram muito cedo em relação aos outros países. Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente.