Quais foram as principais atividades econômicas praticadas no período colonial?

letra a: Inicialmente, a ocupação ocorreu no Vale do Paraíba, numa área situada entre as províncias de Rio de Janeiro e São Paulo. Posteriormente, irradiou-se no sentido oeste na província de São Paulo, atingindo a região de Campinas e alcançando Ribeirão Preto, o sul de Minas Gerais e o estado do Paraná.

Table of Contents

  • História da ocupação do interior do Nordeste do Brasil
  • Como ocorreu, contexto histórico, resumo, a ocupação no período colonial, causas, período, os caminhos do gado, bibliografia
  • Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada
  • Introdução
  • Características 
  • Histórico
  • Ciclo da Cana-de-Açúcar
  • Ciclo do ouro
  • Referências
  • Quais atividades econômicas foram praticadas pelos colonizadores no início da ocupação e do povoamento da região Nordeste?
  • Quais são as principais atividades econômicas da região do Nordeste?
  • Qual foi a atividade econômica fundamental para a ocupação do interior da região Nordeste?
  • Quais as atividades econômicas que deram início ao povoamento das regiões do Brasil?

letra b: A atividade econômica que motivou a expansão foi a lavoura cafeeira, que cresceu durante o século XX, tornando-se por muitas décadas a principal fonte de riqueza do Brasil.

Voltar a questão

História da ocupação do interior do Nordeste do Brasil

Como ocorreu, contexto histórico, resumo, a ocupação no período colonial, causas, período, os caminhos do gado, bibliografia

Quais foram as principais atividades econômicas praticadas no período colonial?

Criação de gado: responsável pela ocupação do interior do Nordeste

Introdução

A ocupação e colonização do interior do Nordeste do Brasil ocorreram somente no final do século XVII. Antes disso, os portugueses fundaram vilas e cidades somente na região próxima ao litoral, onde instalaram os engenhos produtores de açúcar.

A criação de gado estimulou o nascimento de muitas vilas e povoados, que deram origem, futuramente, a muitas cidades pelo interior nordestino.

Como foi: o contexto histórico

A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.

Os caminhos do gado

Um dos principais caminhos feitos pelos criadores de gado tinha início na cidade de Salvador (então capital do Brasil). Os rebanhos eram conduzidos em direção ao sul, margeando o rio São Francisco. Iam também em direção norte, para a região do atual estado do Piauí, após atravessarem o mesmo rio.

Outro caminho tinha início na cidade de Olinda (Pernambuco). Nesta rota os criadores de gado foram em direção norte (até o atual estado do Ceará), ocupando terras da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Curiosidade histórica:

- A vila que deu início à cidade de Feira de Santana, cidade localizada na Bahia, teve origem com a atividade de criação de gado no século XVII.

Última revisão: 27/09/2019.
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

- FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986.

- HOLANDA, Sérgio Buarque; Campos, Pedro Moacyr; Fausto, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963.

Bibliografia indicada sobre o tema:

Nordeste - Aspectos da Influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil

Autor: Freyre, Gilberto

Editora: Global

Ano de publicação: 1937

Temas do livro: História do Nordeste Colonial, Economia Açucareira

Índice

Introdução

A Economia Brasileira foi considerada a nona maior economia do mundo, segundo o ranking lançado pelo Fundo Monetário Internacional em 2018. Devido a sua grande extensão territorial, as atividades econômicas desenvolvidas no país possuem diversas naturezas e já estiveram voltadas para diferentes setores no decorrer da história. 

Atualmente, o Brasil é uma grande potência exportadora, principalmente se tratando de produtos como minérios de aço, ferro, carne de boi e de frango, laranja, cana-de-açúcar, soja e derivados. Hoje a economia brasileira abrange os três setores, primário, secundário e terciário. 

Características 

O principal motor da economia brasileira é a exportação de produtos, principalmente aqueles ligados ao setor de agricultura, pecuária e mineração. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne bovina, é líder na exportação de açúcar e etanol e é um produtor mundial café, açúcar e laranja.

A região norte tem sua economia baseada na extração de látex, açaí, madeira e castanha, além de ser uma potência na mineração. No nordeste, a principal produção é de cana de açúcar. Já no sudeste, são as indústrias que despontam como principal atividade econômica e no sul, é o setor de serviços que desponta com maior força. 

Histórico

A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país. 

Ciclo da Cana-de-Açúcar

Ciclo da cana-de-açúcar teve início no Brasil no ano de 1530, durou até 1700 e foi a atividade econômica mais densa e consistente do Brasil Colônia. Sem dúvida, definiu os rumos da economia e da política brasileira e portuguesa entre os séculos XVI e XVIII, principalmente por ter acompanhado o processo de colonização efetiva da América portuguesa.

Junto com as capitanias hereditárias e seus donatários começa o plantio de cana-de-açúcar no Brasil. Os portugueses esperavam que ao introduzir o cultivo da cana, conseguissem firmar a colonizaçãogarantir a presença portuguesa e com isso, impedir as invasões externas e ameaças estrangeiras

Ciclo do ouro

O Ciclo do Ouro foi um período na história do Brasil Colônia em que a principal atividade econômica era a extração e exportação do ouro. As primeiras grandes reservas de ouro no Brasil foram encontradas na região de Minas Gerais e tornaram-se a principal fonte de renda da economia brasileira a partir do final do Século XVII, quando o Ciclo da Cana-de-Açúcar foi chegando ao fim. 

Os primeiros grandes reservatórios de ouro foram encontrados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Dessa forma, após o declínio da exploração da cana-de-açúcar, a descoberta do ouro impulsionou a extração e exportação dos minérios, tornando essa atividade a principal desta fase colonial no país. 

Referências

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil, Rio de Janeiro: Forense, 1959. 

NEUHAUS, Paulo. Economia brasileira: uma visão histórica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.

Exercício de fixação

Unirio

O desenvolvimento da economia mineradora no século XVII teve diferentes repercussões sobre a vida colonial, conforme se apresenta caracterizado numa das opções a seguir. Assinale-a:

A Incremento do comércio interno e das atividades voltadas para o abastecimento na região centro-sul.

B Movimento de interiorização conhecido como bandeirismo, responsável pelo fornecimento de mão-de-obra indígena para as minas.

C Descentralização da administração colonial para facilitar o controle da produção.

D Sufocamento dos movimentos de rebelião, graças à riqueza material gerada pelo ouro e pela prata.

E Retorno em massa, para a metrópole, dos colonos enriquecidos pela nova atividade.

Quais atividades econômicas foram praticadas pelos colonizadores no início da ocupação e do povoamento da região Nordeste?

Durante o período colonial, pecuária e povoamento do sertão estiveram intimamente ligados. A partir dos engenhos de cana-de-açúcar, que se localizavam principalmente no litoral nordestino, foi possível aos colonos que aqui habitavam conquistar o sertão da colônia e iniciar o povoamento dessa região.

Quais são as principais atividades econômicas da região do Nordeste?

Descubra as principais atividades econômicas da região Nordeste.

agropecuária;.

serviços;.

indústria;.

turismo..

Qual foi a atividade econômica fundamental para a ocupação do interior da região Nordeste?

A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.

Quais as atividades econômicas que deram início ao povoamento das regiões do Brasil?

Ciclo do Pau-Brasil O início está associado com o chamado descobrimento do Brasil. Essa foi a primeira atividade de exploração do território brasileiro realizada pelos portugueses, que chegaram no novo território em busca de metais preciosos. O pau-brasil era uma árvore abundante no território brasileiro.

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no período colonial?

De acordo com historiadores, o ciclo do ouro representou o ápice da economia brasileira no período colonial. A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas. Nesse período, o Nordeste perde a centralidade que tinha durante o ciclo da cana-de-açúcar.

Quais eram as principais atividades econômicas?

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

Qual foi a atividade econômica que teve maior destaque no período colonial?

a) Entre 1500 e 1535, a principal atividade econômica na colônia foi a extração do pau-brasil, madeira então abundante em nosso litoral e obtida mediante troca com os índios.

Qual foi o principal produto da economia no período colonial?

A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu.