Quais fatores explicam a desigual distribuição da população pelo território brasileiro?

Quais fatores explicam a desigual distribuição da população pelo território brasileiro?

Tudo bem? Nesta atividade você irá compreender e analisar as formas com que a população brasileira está distribuída no território brasileiro, considerando os fatores naturais, históricos e econômicos.

ATIVIDADE

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (poucos habitantes por quilômetro quadrado). Para medir a concentração de uma população de determinada área, calcula-se a sua densidade demográfica, por meio da divisão do total da população pela área em que está distribuída. O valor encontrado é expresso pelo número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2). O Brasil é um país populoso, pois sua população absoluta – isto é, a soma de todos habitantes, é elevada. No entanto é pouco povoado, isto porque, se considerarmos a relação entre número de habitantes e a sua área territorial, ou seja, a população relativa.

 A população brasileira, em sua maioria, concentra-se na faixa litorânea. Já as localidades no interior são pouco povoadas. Os nossos litorais, historicamente serviram de entrada para os imigrantes que chegavam por via marítima, além de serem utilizados para as trocas comerciais e concentrarem as maiores cidades brasileiras.

Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração. Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais, as chamadas áreas de repulsão. (ADAS, Melhem. Expedições Geográficas – 3 ed. 2018, p. 44 e 45.)

Assista ao vídeo abaixo, releia o texto acima e resolva as questões a seguir.

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica – Canal OLHAR GEOGRÁFICO – Youtube

1. Conceitue:

 a) população absoluta;

 b) população relativa;

c) densidade demografia;

d) áreas de atração

e) áreas de repulsão.

2. Fale o que você entendeu sobre os fatores históricos e econômicos que influenciam a distribuição espacial brasileira.

3. Faça um breve comentário relativo a distribuição espacial da população brasileira.

Saiba Mais / Referências:

https://www.ibge.gov.br/ Neste site você encontrará textos, mapas, gráficos e tabelas sobre diversos aspectos da população brasileira.

Objeto de Conhecimento Características e dinâmica da população – destruição espacial da população brasileira.
Componente Curricular Geografia
Habilidades (EF07GEO4-A) Analisar a destruição espacial da população brasileira, considerando os indicadores sócios econômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e idade nas regiões brasileiras.
Proponentes/ Professores: Donizette Soares da Silva, Rosani  Eustáquia  Mesquita Marta Helena Fernandes de Andrade Jusylene  Divina Dias Cardoso Marcilene de Faria Albernaz
Instituição Educacional: Escola Municipal Angelina Pucci Limongi
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde

Índice:

  1. Quais são os fatores que mais interferem na distribuição da população brasileira?
  2. O que é a distribuição da população?
  3. O que significa dizer que a distribuição da população brasileira é irregular?
  4. O que é a distribuição espacial?
  5. Quais são os fatores que interferem na distribuição da população?
  6. Quais são os fatores que interferem na distribuição populacional?
  7. Como é a distribuição da população brasileira?
  8. Como é a distribuição da população do mundo sobre a terra?
  9. Quais são os fatores que explicam a desigualdade na distribuição da população?
  10. Como ocorre a distribuição da população brasileira?
  11. Qual a distribuição da população brasileira no sudeste brasileiro?
  12. Qual a área mais populosa do Brasil?
  13. Qual a população do Brasil?

Quais são os fatores que mais interferem na distribuição da população brasileira?

Dentre os principais fatores estão os campos de plantação e de pastagem existentes na região, principalmente com elevada presença dos latifúndios de monoculturas para exportação.

O que é a distribuição da população?

Em termos de distribuição, pode-se afirmar que a densidade demográfica mundial (número de habitantes por quilômetro quadrado) é concentrada e desigual. Isso ocorre, pois a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático (60% da população mundial encontra-se na Ásia).

O que significa dizer que a distribuição da população brasileira é irregular?

Resposta: Em consequência dos processos de povoamento e sua relação com as atividades econômicas predominantes no decorrer da história do país, temos uma distribuição da população bastante irregular. A densidade demográfica do Brasil varia muito de uma região para a outra e de um estado para o outro.

O que é a distribuição espacial?

É a distribuição algo em uma determinada área. Faremos a distribuição espacial do Pau-Brasil.

Quais são os fatores que interferem na distribuição da população?

O grau de desenvolvimento do país, os índices de natalidade, o eventual crescimento vegetativo e a densidade demográfica são basicamente os fatores que interferem na distribuição da população mundial.

Quais são os fatores que interferem na distribuição populacional?

Há vários fatores que interferem diretamente na distribuição da população no espaço geográfico, tornando-a irregular. A polarização econômica, estimulada pelo desenvolvimento tecnológico e pelos investimentos de capitais é o principal desses fatores.

Como é a distribuição da população brasileira?

A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Como é a distribuição da população do mundo sobre a terra?

Distribuição da população mundial

ContinentePopulaçãoPercentual em relação à população mundial
Ásia 4.641.054.775 59,5 %
África 1.340.598.147 17,2 %
América 1.022.831.978 13,1%
Europa 747.636.026 9,6 %

Mais 1 linha

Quais são os fatores que explicam a desigualdade na distribuição da população?

Dois fatores que explicam a desigualdade na distribuição da população são o desenvolvimento econômico e a concentração demográfica que as regiões metropolitanas acabam gerando, de modo que regiões de interior são menos populosas.

Como ocorre a distribuição da população brasileira?

  • Se observarmos o mapa a seguir, podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira: Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores.

Qual a distribuição da população brasileira no sudeste brasileiro?

  • Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região. Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

Qual a área mais populosa do Brasil?

  • Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado. Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

Qual a população do Brasil?

  • Há muita gente no Brasil! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a população do Brasil está estimada, para 2014, em mais de 202 milhões de pessoas.

Quais os fatores que explicam a desigual distribuição da população brasileira?

Dentre os principais fatores estão os campos de plantação e de pastagem existentes na região, principalmente com elevada presença dos latifúndios de monoculturas para exportação.

Quais são os factores da distribuição desigual da população?

Dos principais factores que determinam a distribuição territorial da população, destacam-se: os físico-naturais e humanos. Os factores físico-naturais estão relacionados com o meio natural, como: o clima, a vegetação, o relevo, os solos, os rios, etc.

É verdade que a distribuição da população no território brasileiro é desigual?

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...