Quais cuidados devem ser tomados durante a movimentação e a armazenagem de produtos?

O serviço de armazenagem tem destaque quando falamos sobre eficiência das operações logísticas, redução de custos e lucratividade. É a oferta de infraestrutura para o condicionamento de mercadorias diversas, a fim de gerar maior controle sobre o estoque e facilitar os processos para o transporte até o destino.

Qualquer erro que haja nas operações de armazenagem e distribuição pode gerar prejuízos financeiros e colocar em xeque a confiabilidade da empresa. Afinal, falhas nesse processo atingem também o cliente final, que terá uma má experiência em sua compra.

Por isso, esse tipo de solução logística exige tanta atenção e cuidados. Vamos saber mais sobre como isso funciona?

Armazenagem otimizada de cargas

É mais do que simplesmente acomodar as cargas dos nossos clientes em nosso armazém. Temos outras ações envolvidas que formam um sistema organizado e dinâmico; são elas:

  •  Recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados e semiacabados.

Também, nós trabalhamos com processos de picking, que é a separação e preparação de pedidos, embalagem, etiquetagem e montagens de kits.

A armazenagem é uma atividade que demanda zelo em toda essa cadeia de processos.
Devido à diversidade das cargas e suas características, tomamos alguns cuidados, indispensáveis, para garantir a segurança delas e qualidade do serviço.

Cuidados na armazenagem

Identificação do tipo de carga

O início de tudo é conhecermos o tipo da carga que recebemos para armazenar. Consideramos dados como peso, nível de perecibilidade, temperatura que deve ser mantida, tolerância à luz, manuseio adequado, toxicidade e outras peculiaridades que cada tipo de mercadoria possui.

Com essas informações identificadas, determinamos o espaço ideal para fazer a acomodação da carga com segurança e de modo estratégico para otimizar a sua movimentação.

Importante mencionarmos que nós, a MH Log, não armazenamos cargas perigosas – que exigem ainda mais cuidados específicos para garantir a segurança da mercadoria e do pessoal que irá ter contato com ela. Se você possui cargas assim, fique atendo aos cuidados que o seu parceiro de armazenagem tem em relação a esse serviço.

Embalagem

Parte fundamental para conservar a integridade da mercadoria, além de ter papel na identificação do tipo de conteúdo da carga.

Tomamos o cuidado de nos assegurar que as embalagens estão em perfeito estado, adequadas ao nível de proteção que a mercadoria precisa e bem sinalizadas. A identificação na embalagem precisa ser visível para podermos movimentar a carga facilmente e evitar extravios ou acidentes de trabalho.

Otimização dos espaços

Tendo um sistema organizado estrategicamente, temos maior controle sobre tudo que está em estoque. Com isso, podemos determinar os melhores locais para cada tipo de carga e, assim, evitarmos desperdícios.

Na armazenagem bem aplicada, espaços vazios são considerados desperdícios, operacional e financeiro. Então, para não termos esse problema, ao determinar os locais, avaliamos, além da identificação do tipo de mercadoria, a sua taxa de uso, ponto de ressuprimento e reposição.

Dessa maneira, otimizamos o nosso espaço físico dando dinamismo à movimentação das mercadorias e melhor aproveitamento do tempo de trabalho.

Tecnologia

Como em todas as áreas logísticas, a tecnologia só veio para somar. Com as ferramentas o controle de tudo é simplificado, além de oferecer maior transparência dos processos ao cliente. É mais segurança, agilidade e redução de falhas e erros no serviço.

Terceirização da armazenagem

Como é uma operação que exige know-how técnico e investimentos para ter infraestrutura considerável e eficiente, terceirizar o serviço de armazenagem é a solução mais viável para muitos negócios.  Os resultados serão:

  • Maior lucratividade;
  • Mais eficiência e qualidade nos processos envolvidos;
  • Mitigação de erros e desperdícios de investimentos.

Dentre os vários benefícios, se você contar com um parceiro logístico, destacamos que a sua capacidade operacional aumentará, os custos serão controlados e o tempo de execução dos serviços diminuído.

Armazenagem sob demanda

Com o crescimento do setor de e-commerce, alguns lojistas sentem a necessidade da armazenagem, porém, apenas em alguns momentos. É nesse caso que surge a armazenagem sob demanda, em que não há um contrato de longo prazo.

Recebimento de mercadorias, estocagem, preparação de pedidos e transporte são terceirizadas de acordo com o volume em um curto período de tempo.

Momentos sazonais de alta demanda são supridos com a operação logística com capacidade para atender o alto movimento, sem ser um investimento permanente.

Precisa de uma solução adaptada ao perfil do seu negócio? Chame-nos no chat ao lado, nossos consultores irão te apresentar nosso serviço de forma mais detalhada.

Quais os cuidados necessários para o armazenamento de produtos perecíveis?

Desta forma, conheça 5 cuidados essenciais no armazenamento de produtos perecíveis para saber quais estratégias podem ajudar o seu negócio neste processo..
Manipulação correta dos produtos. ... .
Gestão de estoque e armazenamento. ... .
Estar de acordo com as normas sanitárias. ... .
Gestão de processos – Supply Chain. ... .
Infraestrutura adequada..

Como deve ser feito a armazenagem dos produtos?

Principais etapas do processo de armazenagem.
Etapa 1 – Recebimento de produtos..
Etapa 2 – Conferência dos itens..
Etapa 3 – Estocagem..
Etapa 4 – Separação de pedidos (Picking).
Etapa 5 – Embalagem (Packing).
Etapa 6 – Expedição..

Quais os cuidados com o local de manuseio de mercadorias?

Quais os cuidados com o local de manuseio de mercadorias? Em locais de trabalho fechados ou de pouca ventilação, a emissão de gases tóxicos deverá ser controlada para evitar concentrações acima dos limites aceitáveis.

Quais atividades compõem a movimentação e armazenagem de produtos?

O sistema de armazenagem envolve, basicamente, seis atividades macro. São elas: recebimento, conferência, estocagem, separação, embalagem e expedição.