Quais os fatores que permitem o pleno funcionamento da logística integrada?

A logística é uma área do conhecimento que faz parte do escopo da administração. Sua principal função é garantir a disponibilidade de insumos e produtos onde quer que eles sejam necessários, de forma eficiente e pelo menor custo possível.

As atividades desempenhadas por este setor são vitais para o funcionamento da sociedade, uma vez que praticamente qualquer tipo de empresa ou instituição depende da logística para funcionar de forma plena e eficiente.

Para que você fique por dentro do assunto, preparamos este post. Nele, explicamos o que é a logística, demonstramos sua importância e definimos seus tipos de atividades.

O que é logística e qual sua importância?

Embora seja difícil imaginar como seria o mundo atual sem a logística, nem todos sabem a que este termo se refere e que tipo de funções são de responsabilidade do setor. Então, para entender a real importância da logística no nosso dia a dia, primeiro precisamos deixar claro o que é a logística em si.

O que é logística?

Quais os fatores que permitem o pleno funcionamento da logística integrada?

Logística é a área da administração responsável pelo funcionamento da cadeia de suprimentos (supply chain). É sua atribuição viabilizar tanto a produção de bens de consumo quanto a disponibilização destes produtos aos consumidores. Para isso, ela envolve diversas atividades, tais como:

  • aquisição;
  • transporte;
  • armazenagem;
  • embalagem;
  • distribuição;
  • entrega;
  • etc.

Ela está presente no transporte de matéria-prima para a indústria, bem como em seu armazenamento e movimentação dentro da fábrica, até que o produto esteja pronto para ser embalado e conduzido aos canais de distribuição adequados, onde ficarão disponíveis, ao alcance do consumidor final.

Esse é o exemplo mais clássico, mas é importante dizer que a área vai muito além da logística de varejo, sendo vital para o funcionamento de diversos setores da sociedade, o que inclui a indústria, hospitais, e-commerces, supermercados e qualquer empresa que trabalhe direta ou indiretamente com insumos ou produtos.

Qual é o principal objetivo da logística?

Quais os fatores que permitem o pleno funcionamento da logística integrada?

O principal objetivo da logística é garantir que os produtos certos estejam no lugar destinado, no momento adequado e pelo menor custo possível. Para isso, o setor está em uma constante busca por melhorias, a fim de aumentar a eficiência na execução de seus processos, o que reflete em benefícios como:

  • aumento da produtividade;
  • melhora na qualidade das atividades desempenhadas;
  • redução de custos;
  • aumento do nível de satisfação dos clientes.

Por que a logística é importante para as empresas?

O setor conta com inteligência, práticas e inovações capazes de conferir maior qualidade, eficiência e agilidade aos processos, sempre visando a redução de custos. É por isso que um bom planejamento logístico é capaz de fazer toda a diferença no desempenho de qualquer tipo de negócio.

A logística está presente em todo o ciclo de produção, do recebimento da matéria prima até a entrega do produto finalizado para varejistas ou mesmo para o consumidor final. Isso permite ter uma visão mais ampla de todos os processos, identificando falhas e melhorias capazes de melhorar o desempenho da empresa.

Quais os fatores que permitem o pleno funcionamento da logística integrada?

Como vimos, a logística é essencial para o funcionamento da sociedade como um todo, permitindo que tenhamos acesso aos mais diversos tipos de produtos e serviços.

Das luvas que o médico usa para te examinar em uma consulta, ao pão quentinho que você compra na padaria pela manhã. Tudo depende da logística para serem produzidos e chegarem ao seu devido lugar.

Mas a importância da logística não para por aí! Além de viabilizar nosso acesso a tudo isso, também visa garantir um serviço de melhor qualidade, exercendo impacto direto em nossa experiência de compra enquanto consumidores.

Por exemplo, quando o custo de armazenamento ou transporte de determinada matéria-prima é muito elevado, o valor de produção também é impactado, e isso reflete diretamente no preço que o consumidor final terá de pagar pelo produto.

É justamente aí que entra a importância da logística e sua busca incessante por melhorias nos processos. Seguindo o exemplo, é válido pensar em formas de baratear o custo de armazenamento e otimizar o transporte por meio de uma roteirização mais eficiente, gerando a redução de custos desejada.

Para entender um pouco mais sobre o papel da logística na sociedade, confira o vídeo abaixo:

E aí, ficou clara qual a importância da logística no nosso dia a dia?

É quase impossível imaginar como seria o mundo sem a logística. final, é este setor que garante o funcionamento da cadeia de abastecimento, que permite que o consumidor tenha acesso aos produtos e serviços de que precisa, quando e onde estiver.

Quanto mais eficiente for a logística de uma empresa, melhor será a qualidade de suas atividades e menores serão seus custos, aumentando também a satisfação de seus clientes. Então, se você quer dar mais um passo em direção ao sucesso, invista na logística do seu negócio!

A Maplink, maior empresa de tecnologia em geolocalização da América Latina, com 20 anos de experiência na área, fornece o apoio para otimizar as operações de sua empresa, garantindo informações estratégicas e a redução de custos operacionais.

Em parceria com sua equipe de TI, integramos soluções que permitem utilizar a inteligência da geolocalização para melhorar a comunicação entres os canais online e offline, por meio da integração do seu sistema com a API do Google Maps. Mas quais são os benefícios disso na prática?

  • Aumento da eficiência nos atendimentos, reduzindo o tempo de resposta e facilitando o acesso ao histórico de cada cliente;
  • Maior agilidade e melhora na comunicação entre cliente e empresa, garantindo uma experiência de compra muito mais positiva para o consumidor;
  • Maior agilidade no fluxo de trabalho, uma vez que o sistema passa a ser alimentado automaticamente e em tempo real;
  • Redução de custos por meio da automatização de atividades, eliminação do uso de papel e otimização dos deslocamentos ao agrupar trabalhos geograficamente próximos;
  • Acesso a dados atualizados, que facilitam o acompanhamento de métricas e indicadores que garantem a satisfação dos clientes;
  • Melhora na rentabilidade, devido ao aumento da produtividade da equipe.

Apoiamos empresas que são protagonistas e referências nos mercados em que atuam, como: Mercado Livre, Decolar.com, Gol Linhas Aéreas, Nestlé e BRF. Agende agora mesmo uma conversa com um de nossos especialistas.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem qual a importância da logística no nosso dia a dia! Além disso, assine a nossa newsletter para acompanhar os melhores artigos do blog da Maplink.

Quais os fatores que permitem o pleno funcionamento da logística integrada?

Quais são os elementos da logística integrada?

A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física.

Quais são os fatores da logística?

Logística e preservação de materiais: 5 fatores para levar em....
Método de gestão de estoque. ... .
Condições ideais de armazenagem e transporte. ... .
Embalagem adequada. ... .
Manuseio correto. ... .
Escolha do modal de transporte também influencia na preservação de materiais..

Quais as principais características da logística integrada e suas vantagens?

A logística integrada traz inúmeras vantagens, como inovações, otimização dos processos, fluxos de trabalho mais eficientes e, com isso, mais agilidade, ganho de competitividade, redução de custos, riscos e uma gestão mais eficiente.

Quais são os fatores do ambiente interno analisados pela logística integrada?

Pergunta 5 /1 São todos fatores do ambiente interno analisados pela logística integrada: Ocultar opções de resposta 1. Estrutura, consumidores, exportação e tecnologia 2. Recursos, capacidades, conhecimento e cultura. Resposta correta 3.