Quais as vantagens e limitações das abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa?

Mais Artigos

  1. As vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de pesquisa não experimentais
  2. A diferença entre fundamentação conceitual e teórica
  3. Economia normativa versus positiva
  4. Qual o significado do quadro teórico?
  5. Como escrever um relatório de plano de aula

Quais as vantagens e limitações das abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa?

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A pesquisa qualitativa envolve o uso de métodos de observação que muitas vezes resultam em respostas subjetivas, como entrevistas e grupos focais. A pesquisa quantitativa constitui uma hipótese estruturada e mede resultados numericamente. Embora cada tipo de pesquisa possua suas desvantagens, alguns pesquisadores acham que a pesquisa quantitativa é mais confiável, enquanto outros pensam que ambos os métodos precisam ser usados para a obtenção de resultados precisos.

Tendências na pesquisa qualitativa

Uma das principais desvantagens da pesquisa qualitativa é que muitas vezes ela contém tendências do pesquisador e do entrevistado. Uma vez que o pesquisador é aquele que projeta as pesquisas, questionários e perguntas em grupos focais, ele pode administrar questões que induzem a um certo tipo de resposta. O pesquisador pode projetar inconscientemente as questões de tal forma que as respostas acabam apoiando a sua conclusão pretendida. Além disso, os participantes escolhidos para o estudo podem não ser confiáveis ou não representarem adequadamente a população em geral, ou podem ter ligação direta com o pesquisador.

Os dados da pesquisa qualitativa são subjetivos

Outra desvantagem da pesquisa qualitativa é que as respostas são frequentemente subjetivas e abertas à interpretação. Um pesquisador pode achar difícil fazer os entrevistados se sentirem confortáveis ​​o suficiente para divulgar plenamente as suas verdadeiras opiniões e sentimentos. Os entrevistados podem responder de uma forma que eles acham que vai agradar o pesquisador ou aderir aos padrões socialmente aceitáveis​​. Ao coletar e interpretar os dados de um estudo de pesquisa qualitativa, o pesquisador pode fazer interpretações que se encaixam com a sua conclusão pretendida. Além disso, pode ser difícil analisar e interpretar os resultados com precisão.

A pesquisa quantitativa carece de uma percepção

Embora os métodos de pesquisa quantitativa coletem dados dentro de um determinado conjunto de parâmetros e produzam resultados numéricos exatos, os dados não revelam a causa. Muitas vezes há o reflexo do que está acontecendo, mas não se explica o porquê de algo estar acontecendo. Em alguns tipos de estudo, isso pode produzir buracos significativos que só poderiam ser preenchidos por métodos qualitativos. Por exemplo, um estudo que mostra que o autismo está aumentando em crianças jovens reflete o aumento percentual e a quantidade de novos casos, mas deixa em aberto o motivo disso estar ocorrendo.

Apenas problemas conhecidos são medidos pela pesquisa quantitativa

Uma das desvantagens da pesquisa quantitativa é que ela exige que o pesquisador forme uma hipótese prévia para a realização de testes. Os resultados reais dos testes podem trazer novos problemas ou resultados descartáveis, pois não se encaixaram nos parâmetros da hipótese. Além disso, os problemas que eram desconhecidos antes do teste podem ser negligenciados. Os pesquisadores fazem a hipótese baseados em suposições sobre as condições que eles testarão, o que pode levar a interpretações incorretas dos resultados.

Referências

Sobre o Autor

Helen Akers specializes in business and technology topics. She has professional experience in business-to-business sales, technical support, and management. Akers holds a Master of Business Administration with a marketing concentration from Devry University's Keller Graduate School of Management and a Master of Fine Arts in creative writing from Antioch University Los Angeles.

Créditos Fotográficos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Quais as vantagens e limitações das abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa?

Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema. Imaginemos que você decida compreender o fenômeno da falta de interesse dos alunos em relação a uma determinada disciplina. Obviamente que você terá de escolher qual será o método que utilizará para checar as causas envolvidas nessa problemática. Afirma-se, dessa forma, que, dependendo da abordagem do problema, a pesquisa pode se classificar como quantitativa ouqualitativa.

Continuemos, pois, aproveitando os exemplos práticos. Suponhamos que a intenção do pesquisador seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos habitantes de uma determinada cidade no que se refere à administração do prefeito atual. Para tanto, ele teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.

Partindo do princípio de que essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses levantadas. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados.

Mediante tais postulados, consideram-se relevantes alguns procedimentos, entre eles:

* Quais serão os objetivos a serem alcançados com a pesquisa?

* A população e a amostragem já se encontram definidas?

* Os questionários foram elaborados a partir de um critério estruturado, com base em perguntas claras e objetivas?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* O campo da coleta de dados já foi definido, ou seja, qual o local escolhido para aplicar o teste: nas residências, em um ambiente público, em uma empresa?

* Processamento dos dados (tabulação): as informações colhidas fornecem base suficiente para que sejam analisadas?

* Todos esses pressupostos, uma vez materializados, contribuirão para que a apresentação dos resultados se dê de forma precisa.

A pesquisa qualitativa é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis.

Voltemos ao primeiro exemplo citado, cuja intenção é analisar as causas do desinteresse dos alunos em relação a uma determinada disciplina. Certamente que todo esse processo contará com a participação mais efetiva do pesquisador, ou seja, ele terá que observar o fenômeno mais de perto, isto é, deslocar-se para a escola e presenciar as aulas daquele professor regente da disciplina em questão. No caso do questionário aplicado aos alunos, é claro que opiniões irão divergir – dada a individualidade do ser humano.

Com base nesses princípios, afirma-se que a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que estimula o entrevistado a pensar e a se expressar livremente sobre o assunto em questão. Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados, de forma a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de relatórios, levando-se em conta aspectos tidos como relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado.

Diante do exposto, há que se considerar que ambas as modalidades não podem ser consideradas como excludentes, ao contrário, apenas se distinguem por apresentarem funções específicas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quais as características vantagens e limitações das abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa?

A pesquisa quantitativa segue modelos padronizados de investigação, como os questionários com resposta de múltipla escolha, por exemplo. É diferente da qualitativa, que usa respostas abertas e deixa o entrevistado à vontade para responder com base exclusivamente naquilo que pensa.

Quais as características vantagens e limitações das abordagens quantitativa de pesquisa?

Uma pesquisa ou qualquer outro método de pesquisa quantitativa aplicado aos participantes é, geralmente, bastante simples e requer menos tempo. 3. Análise de dados mais abrangente: Outra características da pesquisa quantitativa é que ela tem a vantagem de fornecer um amplo escopo em termos de coleta de dados.

Quais as vantagens e limitações da pesquisa quantitativa?

- vantagens: simples aplicação; dados confiáveis; poucas alternativas; facilitada codificação, interpretação e análise dos dados. - desvantagens: validade problemática; pouca confiabilidade; perguntas difíceis de serem formuladas; os entrevistados podem não saber o que responder.

Quais as limitações da abordagem qualitativa de pesquisa?

Limitações do Método A pesquisa qualitativa possui limitações quanto à veracidade e precisão das informações coletadas. Além disto, a análise pode ser muito subjetiva em decorrência da interpretação do pesquisador.