Quais as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado focadas na vida do idoso?

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição Federal. Vade Mecum. 11ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 76-77.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil 2000. Rio de Janeiro-RJ, 2002.

______. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília-DF, 2006.

BELTRÃO, K. I., CAMARANO, A. A., KANSO, S. Dinâmica populacional brasileira na virada do século XX. Rio de Janeiro: IPEA, 1ª edição. 2004. 71p.

CATTANI, R. B.; GIRARDON-PERLINI, N. M. O. Cuidar do idoso doente no domicílio na voz de cuidadores familiares. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.6, nº 2, 2004. Disponível em www.fen.ufg.br. Acessado em: 9 de agosto de 2009.

COSTA, F. G.; FAVÉRO, M. H. As transformações das representações sociais sobre o envelhecer, o envelhecimento e o idoso: uma pesquisa de intervenção. In. ARAÚJO, L. F. de; CARVALHO, C. M. R. G. de; CARVALHO, V. A. M. de L. As diversidades do envelhecer: uma abordagem multidisciplinar. 1ª edição. Curitiba: Editora CRV, 2009. Capítulo 5, p. 75-86.

CREUTZBERG, M; SANTOS, B. Famílias cuidadoras de pessoa idosa: relação com instituições sociais e de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília-DF, v. 56, n. 6, p.624-629, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n6/a06v56n6.pdf. Acessado em: 02/12/2012.

DEBERT, G. G. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. 1ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2004. 266p.

FALERIOS, V. de P. A política social do estado capitalista. 8ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.

Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Envelhecimento no Século XXI: Celebração e Desafios. 2012. Disponível em: http://www.unfpa.org/webdav/site/global/shared/documents/publications/2012/Portuguese-Exec-Summary.pdf. Acessado em: 05/02/2013.

LIMA-COSTA, M. F.; BARRETO, S. M.; GIATTI, L. Condições de saúde, capacidade funcional, uso de serviços de saúde e gastos com medicamentos da população idosa brasileira: um estudo descritivo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro-RJ, v. 19, n. 3, p. 735-743, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?. Acessado em: 10/12/2012.

LIMA, Â. M. M. de; SANGALETI, C. T. Cuidar do idoso em casa: limites e possibilidades. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 204p.

MACHADO, A. L. G.; JORGE, M. S. B.; FREITAS, C. H. A. A vivência do cuidador familiar de vítima de acidente vascular encefálico: um abordagem interacionista. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília-DF, v. 62, nº 2, 2009. Disponível em: www.scielo.com.br. Acessado em: 19 de Junho de 2009.

MENDES, M. R. S. S. B. et. al.. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração. Acta Paul Enfermagem, São Paulo-SP, v. 18, n. 4, p. 422-426, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n4/a11v18n4.pdf. Acessado em: 02/12/2012.

NARDI, E. de F. R.; OLIVEIRA, M. L. F. de. Conhecendo o apoio social ao cuidador familiar do idoso dependente. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre (RS), v. 29, nº1, p.47-53, 2008. Disponível em: seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/download/.../2997. Acessado em: 04/12/2012.

PEREIRA, P. A. P. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In. Política Social no Capitalismo: Tendências Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

RESENDE, M. C. F.; DIAS, E. C. Cuidadores de idosos: um novo/velho trabalho. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro-RJ, v.18, nº4, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?. Acessado em: 02/12/2012.

SANTOS, P. A. O familiar cuidador em ambiente domiciliário: sobrecarga física, emocional e social. 2005. 121p. Dissertação de mestrado em saúde pública. Escola de Saúde Pública. Lisboa. 2005.

SANTOS, S. M. A. dos. Idoso, família e cultura: um estudo sobre a construção do papel do cuidador familiar. Campinas-SP: Editora Alínea, 2010. 228p.

SIMONETTI, J. P.; FERREIRA, J. C. Estratégias de coping desenvolvidas por cuidadores de idosos portadores de doença crônica. Revista Esc. Enfermagem USP, São Paulo, v. 42, nº 1, p. 19-25, 2008. Disponível em: www.ee.usp.br/reeusp. Acessado em: 04/12/2012.

TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento e trabalho no tempo do capital: implicações para a proteção social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008. 326p.

VONO, Z. E. Enfermagem Gerontológica: atenção à pessoa idosa. São Paulo: Editora Senac, 2007. 104p.

Tempo de Leitura: 5 minutos

A elaboração de políticas públicas está intimamente relacionada com uma concepção crítica da realidade, entendendo que o Brasil apresenta condições sociais, econômicas e culturais distintas, historicamente determinadas, o que se reflete na realidade populacional. Estimular o envelhecimento saudável e ativo não pode estar descolado do entendimento da pessoa idosa em sua totalidade.

Georgia Barreira Fernandes da Rocha (*)


A população brasileira tem tido sua expectativa de vida aumentada, por vários fatores, e que se relacionam com sua qualidade de vida. A tendência para as próximas décadas é de que ela chegue a 80 anos, aproximadamente. Não podemos nos esquecer, entretanto, que mais do que só envelhecer, é preciso encontrar formas de viver positivamente esses anos adicionais de vida, espaço para atuação do Estado que deve estar comprometido com longevidade de qualidade em espaço digno na sociedade da qual participam.

Estudando a história do idoso como cidadão de direitos observa-se que, após a constituição de 1988, surgem conquistas no que se refere à proteção social do idoso e garantia de direitos à saúde. Em 1994, através da Lei nº 8.842 foi promulgada a Política Nacional do Idoso, que tem como principal finalidade “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.

Em 1999, através da Portaria nº 1.395/GM, aprova-se a Política Nacional da Saúde do Idoso, que reconhece a necessidade de se atender com qualidade a crescente população idosa, provendo recursos técnicos, materiais e humanos para tal. E é em 2003 que temos, até agora, a maior conquista na área: é aprovado e sancionado o Estatuto do Idoso, que “amplia a resposta do Estado e da sociedade às necessidades da população idosa”.

A saúde do idoso aparece como uma das principais prioridades em 2006 quando é publicado o Pacto pela Saúde, na Portaria nº 399/GM, que indica “Nele, estão contempladas três dimensões: pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão”. Neste mesmo ano, a Política Nacional da Saúde do Idoso é atualizada pela Portaria n° 2.528, agora reconhecendo que a população idosa tem suas especificidades e, para promover a saúde, é necessário conhecê-las e pautar ações em cima das mesmas. A portaria busca “garantir atenção adequada e digna para a população idosa brasileira” e estabelece estratégias para a promoção de saúde. Além disso, segue a recomendação da OMS a respeito do envelhecimento saudável e ativo e está “em consonância com os princípios e diretrizes do SUS”.

Os marcos políticos apresentados indicam as conquistas no que se refere ao cuidado da promoção de saúde à população idosa. A sociedade passou por mudanças na constituição da sua população, e a política acompanhou este processo de transformações e hoje se encontra mais comprometida com a promoção do envelhecimento saudável e ativo e com atenção integral à pessoa idosa. Mas, mais do que leis que envolvam este segmento etário, é preciso também a criação e manutenção de espaços que estimulem sua participação social, com estímulos à sua autonomia e independência, buscando formas de, dentro das possibilidades, aumentar sua qualidade de vida, e maior capacidade de realizar suas funções cotidianas e de lazer.

No âmbito privado, o novo nicho que surge com o envelhecimento da população estimula a criação de novos espaços de convivência, que incluem grupos de dança e exercício, como Pilates, caminhada e hidroginástica, viagens turísticas, teatros, cursos de idiomas, entre outros. Neste sentido, o SESC foi um precursor destas atividades, buscando combater a imagem associada à terceira idade de invalidez, e até hoje este realiza ações que buscam incluir o idoso, respeitando suas características individuais.

No setor público, objetivando inserir os idosos de baixa renda, existem políticas públicas de assistência que promovem o envelhecimento saudável e ativo, e por todo o país existem projetos públicos que estimulam a participação social na terceira idade, valorizando experiências e potencializando escolhas e decisões, fatores fundamentais para envelhecer com qualidade.

Em São Paulo, por exemplo, podemos citar o projeto Meu Museu, que promove visitas educativas à Pinacoteca de São Paulo, por meio de parcerias com instituições que atendam o segmento idoso. Além disso, em 2008 foi criado o projeto Futuridade, dando lugar posteriormente ao programa São Paulo Amigo do Idoso[1] que tem como objetivo promover o conhecimento a respeito dos idosos e fortalecer as redes de atenção, através de campanhas educativas. Para estimular o aprendizado de idosos temos ainda dois projetos: Acessa SP, programa de inclusão criado pelo Governo de São Paulo e a Escola da Família, que além de estimular o acesso digital ainda promove atividades culturais e esportivas.

Vale destacar que na cidade de São Paulo o trabalho de atenção à pessoa idosa, oferecido pela Secretaria de Assistência Social do Município, atua em 96 distritos. Neste universo de múltiplas abrangências destacamos o trabalho dos Centros de Referência dos Idosos (CRIs) e os Núcleos de Convivência de Idosos (NCIs), com envolvimento direto com os idosos, grupo familiar e de vizinhança.

Com região de menor porte, destacamos que no município de Santos – São Paulo, a Prefeitura também é comprometida com atividades voltadas para os idosos. Promovidas pelas secretarias de Saúde, Esportes e Assistência Social, o município conta com inúmeras atividades gratuitas que estimulam o movimento, a convivência e a participação social, em policlínicas, com grupos sem limite de participantes, e outros Centros de Convivência.

Estes espaços são fundamentais na manutenção da saúde do idoso, uma vez que estimulam sua participação social, e promovem atividades que estimulam o corpo e a mente. A sociabilidade é um fator fundamental para o envelhecimento saudável e ativo, e a manutenção da autonomia, mas devemos levar em conta, quando se pensa em políticas públicas voltadas à saúde do idoso, o conhecimento da realidade da terceira idade e suas demandas.

O conceito de equidade deve ser destacado buscando reconhecer a diversidade da população e responder às suas diferentes demandas, considerando a singularidade de cada indivíduo. Pensar em ações que estimulem o envelhecimento saudável e ativo deve se adequar social e culturalmente ao panorama geral do envelhecimento no Brasil, avaliando o processo de envelhecer tanto no geral, como em suas variáveis.

É importante destacar que ainda impera o pouco envolvimento do Estado na promoção de políticas públicas voltadas para a população idosa, com foco nas características socioeconômicas, que modulam as condições do envelhecer, e o não reconhecimento destas demandas na elaboração de políticas que podem impactar positivamente o envelhecimento saudável e ativo.

A elaboração de políticas públicas, em suas muitas frentes, está intimamente relacionada com uma concepção crítica da realidade, entendendo que o Brasil apresenta condições sociais, econômicas e culturais distintas, historicamente determinadas, o que se reflete na realidade populacional. Estimular o envelhecimento saudável e ativo não pode estar descolado do entendimento da pessoa idosa em sua totalidade, dentro de múltiplas variáveis, nem da visão da sociedade em suas diversas faces.

(*) Georgia Barreira Fernandes da Rocha – Assistente Social – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Trabalho publicado na íntegra na Revista Longeviver Ano I, n. 3, Jul/Ago/Set, São Paulo, 2019. E-mail: [email protected]


[1] http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/programas_spamigodoidoso


Quais as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado focadas na vida do idoso?

Quais são as políticas públicas para idosos?

Em 1994, através da Lei nº 8.842 foi promulgada a Política Nacional do Idoso, que tem como principal finalidade “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.

Quais as políticas públicas com foco na saúde do idoso?

Nesse contexto, a política tem como principais diretrizes:.
envelhecimento ativo e saudável;.
atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa;.
estimulo às ações intersetoriais;.
fortalecimento do controle social;.
garantia de orçamento;.
incentivo a estudos;.
pesquisas..

Qual as políticas foram desenvolvidas para a melhoria de vida dos idosos?

Em 1994 é promulgada a Lei 8842, ou seja, a Política Nacional do Idoso (PNI) que representou um marco importante para todos aqueles que trabalham com a chamada terceira idade , ao ampliar a concepção de velhice e do processo de envelhecimento.

Qual a importância das políticas públicas para os idosos?

Art. 1: A política nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do Idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade; Art. 2: Considera-se o Idoso, para os efeitos desta Lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade; Art.