Quais as principais características do Renascimento nas esculturas?


Principais características da Pintura Renascentista:

– Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
– Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
– Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

Fonte: http://www.girafamania.com.br

Principais características da Arquitectura Renascentista

Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.


  • Ordens Arquitetônicas
  • Simetria
  • Arcos de Volta-Perfeita
  • Simplicidade na construção
  • A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
  • Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

O principal arquiteto renascentista:
Brunelleschi, é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da Catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Principais características da Escultura Renascentista:


  • Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
  • Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade (retoma da técnica do contrapposto)
  • Profundidade e perspectiva
  • Estudo da anatomia e do caráter humano: representação mais perfeita do corpo humano.
  • Naturalismo: Representação do nu
  • Representação de temas religiosos e profanos
  • O relevo escultura aliada à arquitectura prevalece 

Nomes a destacar: Miguel Ângelo (provavelmente o melhor escultor de todos os tempos) 

Seguindo as linhas do pensamento humanista e o resgate dos valores greco-romanos, a escultura renascentista deu ênfase à importância do homem e suas atividades. Os escultores ficaram conhecidos por seus relevos e pelas ornamentações de púlpitos (a parte elevada da igreja em que o padre prega aos fiéis).

O maior escultor do renascimento foi Michelangelo. Até as pinturas desse artista possuem caráter escultórico. Sua carreira, aliás, começou como escultor.

A escultura "Davi" foi feita por encomenda. Michelangelo começou a executá-la num bloco de mármore abandonado junto à catedral. Esculpida com grande técnica, destaca quaidades "superiores" do homem, como o heroísmo, força, visão dramática e grandiosa do mundo. Veja:

  • Quais as principais características do Renascimento nas esculturas?

    Davi, Michelangelo (1501)

Outra figura importante da escultura italiana foi Donatello. Realista, suas figuras são carregadas de verdade humana, com fortes influências da escultura romana.

Fora da Itália, o renascimento também teve força.

Flandres (Holanda): pintura a óleo

O renascimento flamengo esteve muito ligado ao desenvolvimento da pintura. Suas maiores preocupações eram a pesquisa dos materiais, o aprimoramento técnico e o esforço de fazer representações que parecessem naturais.

Foram os artistas flamengos que introduziram a técnica da tinta a óleo, iniciaram a pesquisa sobre perspectiva linear, inventaram a perspectiva aérea e desenvolveram os efeitos de cor, luz e brilho.

Temas urbanos, o interior das residências, das oficinas, palácios e templos eram os preferidos pelos pintores. Como em nenhum outro lugar, a pintura flamenga representa com autenticidade e crueza as disparidades sociais, mostrando o povo simples ao lado dos personagens sofisticados. O mesmo realismo que projeta os detalhes do luxo ressalta a dura opressão da miséria, da fome e do desamparo. Observe a pintura reproduzida a seguir:

  • Quais as principais características do Renascimento nas esculturas?

    Parte central do "Retábulo Portinari", de Hugo Van der Goes (1474-1476).

Os principais pintores flamengos foram o Mestre de Flemalle (1375-1444), os irmãos Jan (1390-1441) e Hubert (1366-1426) Van Eyck, Rogier Van der Weyden (1400-1484), Hugo Van der Goes (1420-1482), Hans Memling (1435-1494) e Hieronymus Bosch (1450-1516).

Na França: base na corte parisiense

O renascimento francês alcançou um elevado grau de elaboração em várias áreas das artes e da cultura. Sua base seria a corte parisiense onde os monarcas atuaram como mecenas (patrocinadoreS).

Alguns dos principais artistas no período foram Pierre Lescot (1510-1578), arquiteto, e Jean Fouquet (1420-1480) pintor.

Na Inglaterra: o teatro de Shakespeare

O renascimento inglês é bem mais tardio, se comparado ao italiano e ao flamengo. Só se torna marcante em 1485, com a consolidação do Estado nacional inglês.

Não houve nenhum desenvolvimento significativo nas artes plásticas. A produção cultural concentrou-se na música, na literatura e no teatro. Com esse último, a contribuição mais notável do Renascimento inglês foi o teatro elisabetano cujo maior expoente foi William Shakespeare (1564-1616).

Na Alemanha: gravuras de Dürer

Também nas terras germânicas o Renascimento aconteceu tardiamente, entre o final do século 15 e início do século 16. Na Alemanha, como aconteceu na Flandres, serviu de inspiração a vida burguesa das cidades que passavam por um intenso processo de enriquecimento.

A forma característica da criação artística alemã foi a gravura sobre metal ou madeira. O mais notável gravurista foi Albrecht Dürer (1471-1528). A leveza de seu traço permite a seus trabalhos transmitir com a mesma força uma sensação que passa por realismo e fantasia, naturalismo e magia.

  • Quais as principais características do Renascimento nas esculturas?

    "Adão e Eva", gravura de Albrecht Durer

Veja também

Renascimento: valores clássicos

Renascimento: características

Renascimento: Fases e pintura

Quais as principais características das esculturas do Renascimento?

Quais são as principais características da arte renascentista na escultura?.
Realismo;.
Naturalismo;.
Proporção;.
Estudo da anatomia..

Quais as principais características da arte do Renascimento?

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Qual a escultura que se destaca no Renascimento?

Uma das esculturas mais conhecidas do período renascentista, sem dúvida, é Pietá (1499), de Michelangelo. Realizada em mármore, a peça tem dimensões de 174 x 195 cm e encontra-se na Basílica de São Pedro, no Vaticano.