Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Revise com esta aula de Geografia Enem os diversos tipos de vegetação existentes no Brasil e no mundo. O tema das Formações Vegetais é frequente no Enem e no Vestibular. Confira abaixo o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica e as outras Formações Vegetais do Brasil

Para você compreender desde o conceito, fixe bem que as formações vegetais são identificadas a partir da da flora que se estabelece em uma região e de acordo com um tipo de clima, do relevo, e do tipo de solo em que ocorrem.

O conjunto destes fatores é que propicia a condição de vida mais favorável a uma determinada associação de vegetais, criando. assim, as Formações Vegetais. A Floresta Equatorial, por exemplo, é uma Formação Vegetal Latifoliada que ocorre no Brasil com o nome de Floresta Amazônica.

De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado). Fonte: Climas e Formações Vegetais/UFF. As principais formações vegetais do Brasil são:

  1. Cerrado
  2. Campos
  3. Caatinga
  4. Pantanal
  5. Mata Atlântica
  6. Vegetação Litorânea (restinga)
  7. Floresta Amazônica
  8. Mata de Araucária

As Florestas Tropicais que são densas, heterogêneas e latifoliadas apresentam a maior biodiversidade do planeta. Veja na imagem um trecho de Floresta Tropical desmatada na região da Mata Atlântica.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Florestas temperadas aparecem em áreas de médias latitudes e caracterizam-se por apresentar as quatro estações do ano bem definidas (plantas decíduas ou caducas).

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Savanas são formações predominantemente rasteiras, apresentando árvores (plantas tropófitas) espaçadas na paisagem.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Pradarias são formações de gramíneas típicas de clima temperado e estão muito associadas às atividades agropecuárias.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Florestas de coníferas encontradas em áreas de clima frio, presença de pinheiros com folhas aciculifoliadas e abertas na paisagem.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Tundras são formações de clima frio polar, que resistem no máximo três meses, como os musgos e líquens.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

 Formações desérticas vivem em ambientes inóspitos com elevadíssimas temperaturas e ambientes secos, como os cactos (plantas xerófilas).

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Veja aula gratuita com a professora  de Biologia Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do canal Curso Enem Gratuito. Aprenda com ela os macetes básicos para mandar bem nas questões sobre os Biomas Brasileiros.

As Formações Vegetais do Brasil

A grande extensão territorial brasileira no sentido norte-sul explica, em parte, a diversidade vegetal do país, que é, sem dúvida, uma das mais complexas em termos de biodiversidade.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

Principais formações vegetais do Brasil

Cerrado

Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

Dica 1 – O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo. Estude a dimensão e a importância dos rios e lagos do território brasileiro para o Enem. – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-brasil-enem/

Floresta Amazônica

Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o “pulmão do mundo”.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.

A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

Dica 2 – Você sabia que neste exato momento a Terra está girando? É isso mesmo, é um movimento imperceptível para nós, mas está acontecendo! Vamos relembrar esse assunto? – https://blogdoenem.com.br/dias-noites-rotacao-terra-geografia/

Mata de Araucária

A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

Caatinga

A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.

Campos

Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém, é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.

Pantanal

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade.

A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril. O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

Mangues

Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.

Características principais dos mangues:

– A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.

– O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).

Revise mais sobre o tema com nossas aulas:

Dica 3 – Você está preparado para a prova de geografia? Não perca essa super aula sobre a região Norte e Floresta Amazônica! Revise aqui no nosso blog! https://blogdoenem.com.br/regiao-norte-floresta-amazonica/

Desafios

Questão1

A formação vegetal, que é predominante na região nordeste do país e em que são comuns palmáceas utilizadas no extrativismo, é denominada:

a) Mata de araucária;

b) Matas ciliares;

c) Mata de atlântica;

d) Mata dos cocais;

e) Mangues.

Questão 2

Dificilmente encontramos no planeta Terra uma complexidade vegetal como no Brasil e isso se deve a nossa grande extensão territorial aliada à posição geográfica privilegiada. De acordo com o tema assinale a alternativa que caracteriza uma das formações vegetais do país.

a) A floresta Amazônica sofre com o intenso desmatamento desde o período colonial, restando hoje menos de 10% de sua cobertura original.

b) A mata de Araucária localiza-se no Planalto Meridional brasileiro em áreas onde o clima é mais frio.

c) A mata Atlântica é encontrada em áreas de clima tropical, onde os verões são úmidos e os invernos secos.

d) No Planalto Central brasileiro encontramos as formações xerófitas que no Brasil recebem o nome de caatinga.

e) No Sul do Brasil encontramos os Cerrados que são tipicamente formações herbáceas muito utilizadas na pecuária.

Questão 3

Na África, encontramos diversos tipos de vegetação, adaptadas às variações climáticas, mas o tipo de vegetação mais característico desse continente, que abrange 40% de sua área e que chegou até mesmo a ser divulgado por meio de filmes e de histórias em quadrinhos de conteúdo colonialista, como Tarzan e Fantasma, é a:

a) Floresta temperada;

b) Estepe;

c) Savana;

d) Vegetação desértica;

e) Vegetação mediterrânea.

Questão 4

A formação vegetal representada na figura a seguir corresponde à(s):

Quais são as principais formações vegetais do Brasil e suas características?

a) Florestas Tropicais úmida, típicas das baixas latitudes, com predomínio de abetos, pinheiros, e a presença de arbustos e manchas de campo;

b) Tundra, encontrada em áreas de clima frio, como no Canadá, sul da Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria;

c) Taiga, associada aos climas das altas latitudes, também conhecida como Floresta Boreal ou de Coníferas, que apresentam folhas finas, em forma de agulhas;

d) Tundra, geralmente associada aos climas das altas latitudes, com predominância de massas polares e grandes turbulências atmosféricas;

e) Coníferas, um dos biomas menos explorados da Terra para a produção de energia, cuja preservação é também explicada pela rara ocorrência de incêndios, em áreas de clima frio.

Questão 5

Considere as características seguintes:

I. As florestas abrigam enorme biodiversidade e é incalculável seu valor para as futuras gerações.

II. O desmatamento agrava o processo erosivo, com consequente empobrecimento do solo.

III. O desmatamento aumenta os índices pluviométricos, em consequência do fim da evapotranspiração.

IV. Há elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.

Referem-se, corretamente, às florestas tropicais as características contidas somente em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I, II e IV.

d) II e III.

e) II, III e IV.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Quais são as formações vegetais do Brasil e suas características?

A vegetação brasileira é formada pela totalidade de espécies de plantas que existem no território nacional. As principais vegetações do Brasil são Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. As vegetações do Brasil são caracterizadas mediante a diversidade geográfica presente no país.

Quais são as principais características das formações vegetais?

As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem conforme o tipo de clima, relevo e solo do local em que se encontram. O clima é o fator de maior influência sobre as formações vegetais. Chamamos de vegetação o conjunto de plantas e vegetais existentes nas diversas regiões do planeta.

Quais são as principais formações vegetais do Brasil?

Formações vegetais: veja quais são no Brasil e no mundo!.
Cerrado..
Caatinga..
Floresta Amazônica..
Mata Atlântica..
Mata dos Cocais..
Mata dos Pinhais..
Vegetação litorânea..
Pantanal..