Quais as principais áreas da agronomia que interagem com a meteorologia agrícola

Grátis

1 pág.

Quais as principais áreas da agronomia que interagem com a meteorologia agrícola

Quais as principais áreas da agronomia que interagem com a meteorologia agrícola

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

1- O que é meteorologia agrícola e por que ela interage com as mais diversas áreas da agronomia? Meteorologia Agrícola, também chamada de Agrometeorologia, é um ramo da Meteorologia que estuda a influência e os impactos das condições climáticas/meteorológicas nas atividades agrícolas. A Agrometeorologia interage com as mais diversas áreas da agronomia, pois com o conhecimento trazido por ela sabemos exatamente o que fazer e em que época. A época de plantar, de colher, se vai precisar irrigar, se o adubo que eu colocar no solo não vai ser levado pelas chuvas, entre outras coisas. 2- Quais as principais áreas da agronomia que interagem com a meteorologia agrícola?  Construções rurais;  Fitopatologia e entomologia;  Produção animal;  Irrigação;  Conservação do solo;  Fisiologia vegetal;  Preparo do solo;  Produção vegetal. 3- Qual a diferença entre planejamento agrícola e tomadas de decisão? Do que depende cada uma e qual é a finalidade deles? Qual delas denominamos de agrometeorologia operacional? Planejamento agrícola é a verificação dos dados do clima e do balanço hídrico, já a tomada de decisão é a utilização dos dados para definir as épocas certas para se realizar as atividades agrícolas como: plantar, colher, preparar o solo, irrigar para evitar prejuízos. O planejamento agrícola depende do clima do local ou região para fazer o zoneamento agroclimático para definir as culturas que melhor se adapta ao local. A tomada de decisão depende das condições do tempo vigentes e previstas para determinar as condições hídricas e térmicas atuais para que se possa fazer o plantio, colheita, irrigação e preparo do solo. Chamamos a tomada de decisão de agrometeorologia operacional.

Como a agrometeorologia se relaciona com a tecnologia?

COMO A AGROMETEOROLOGIA SE RELACIONA COM A TECNOLOGIA? Diretamente. Afinal de contas, o uso de sensores e estações de medição em uma área agrícola possibilita a obtenção de informações sobre o clima e, assim, ajuda na tomada de decisões.

Qual a importância da Agrometeorologia para a agricultura?

Em suma, a agrometeorologia é uma ciência indispensável para os agricultores. Por meio dela, é possível identificar os melhores períodos de plantio, manejo e colheira, assim como características específicas da região.

Qual é a importância da Agrometeorologia?

Assim, pode-se considerar que o principal objetivo da Agrometeorologia é colocar a ciência da meteorologia a serviço da agropecuária para melhorar o uso da terra, para ajudar a produzir o máximo de alimentos e evitar o abuso irreversível dos recursos naturais (água e solo).

Qual a diferença entre planejamento agrícola e tomadas de decisões?

Planejamento agrícola é a verificação dos dados do clima e do balanço hídrico, já a tomada de decisão é a utilização dos dados para definir as épocas certas para se realizar as atividades agrícolas como: plantar, colher, preparar o solo, irrigar para evitar prejuízos.