Quais as consequências do Imperialismo para os habitantes da Ásia e da África?

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Ouça este artigo:

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.

A influência e o domínio de países europeus na Ásia datam do início do processo das Grandes Navegações. Naquele momento, entre os séculos XV e XVI, Portugal e Espanha eram as grandes potências marítimas da Europa. Portugal, especialmente, foi quem manteve mais colônias e mais representativa presença no continente asiático. Os portugueses tinham suas possessões e explorações em localidades como Goa, Macau e Nagazaki. Naquele momento da história da humanidade, os países da Europa tinham especial atração pelo continente asiático por conta dos lucros que o comércio de especiarias oferecia. Como Portugal foi o primeiro país a chegar à Ásia através de uma rota diferenciada da que ocorria no Mar Mediterrâneo, foi possível que se estabelecesse na região e intensificasse a exploração do local.

Com o advento de novas potências européias, outros países começaram a se lançar aos mares em busca de colônias. Até o século XIX, as relações entre Europa e Ásia se resumiam basicamente à exploração de especiarias realizada através dos portos asiáticos.

As mudanças de postura em relação ao continente asiático começaram ainda no final do século XIX com a maior atuação da Inglaterra no cenário de conquistas de territórios no planeta. Os ingleses promoveram uma série de conquistas na Índia, explorando o território com mais profundidade.

No final do século XIX se deu a grande corrida imperialista dos países europeus em um novo momento de colonização. As nações tardiamente unificadas na Europa buscavam dominar territórios em outros continentes para compensar o tempo perdido. O final do século XIX foi um momento crítico da humanidade por causa das tensões geradas com a corrida imperialista. Nesse momento, a Inglaterra já havia se estabilizado na Índia, os holandeses desfrutavam da antiga exploração das Índias Orientais e os portugueses tiravam lucro do restante do antigo império. Vieram então os franceses, que se expandiram pela África e pela Ásia.

A Ásia não era formada por tribos primitivas, as comunidades deste continente logravam uma longa história de grandeza e cultura desenvolvida. Tal fato dificultou sobremaneira a intervenção dos europeus nos novos territórios, mas é preciso lembrar que o poderio das potências européias era muito avançado, além de enriquecido, o que acabava, quase sempre, determinando a vitória para os europeus. A Tailândia foi a única região a manter sua independência na Ásia, mesmo sofrendo fortes ameaças dos franceses e dos ingleses. Mais de metade da Ásia pertencia a outra nação.

Vieram ainda as investidas dos Estados Unidos e da Alemanha no continente asiático. Ambos promoveram conquistas espalhadas pelas diversas ilhas do Oceano Pacífico, estabelecendo pontos estratégicos, militarmente e para o comércio marítimo.

Toda essa ânsia pela conquista dos territórios, tanto na Ásia como na África, entre as potências européias mais os Estados Unidos gerou um ambiente de instabilidade nas relações internacionais. O imperialismo do final do século XIX e início do século XX pregava a conquista de territórios espalhados pelo mundo onde se pudesse promover a exploração e a influência ideológica. A tensão acirrada entre os países que participaram desse novo momento de conquista de colônias na história da humanidade foi um dos motivos geradores da Primeira Grande Guerra Mundial.

Leia também:

  • Imperialismo na África

Fontes:
https://web.archive.org/web/20100611231635/http://eduquenet.net/imperialismoasia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperialismo

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-asia/

Arquivado em: Ásia, História

Quais as consequências do Imperialismo para os habitantes da Ásia e da África?

Quais foram as consequências do Imperialismo para os habitantes da África e da Ásia?

Consequências do Imperialismo na África Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer. O continente é extremamente heterogêneo, com países vizinhos que sequer falam a mesma língua.

Quais foram as consequências do processo de neocolonização na África e na Ásia?

Consequências do Neocolonialismo Podemos dar destaque, por exemplo, para a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Para além disso, ocasionou guerras civias internas dentro dos países dominados e problemas sócio-econômicas. E para completar deixou uma desestruturação das culturas africana e asiática.

Quais foram as causas do Imperialismo na África?

A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também utilizava-se de missionários.

Quais foram as consequências do Imperialismo para os habitantes da África e da Ásia elabore um texto sobre o assunto?

O imperialismo na África teve varias consequências no continente até nos dias de hoje,alem de explorar os recursos naturais,o imperialismo provocou graves conflitos étinicos e também a expansão da Ásia,logo isso causou também o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação.

Quais foram as consequências da neocolonialismo para a África?

(principais consequências) crescimento do poder europeu: com os empréstimos os países colonizados tornaram-se dependentes dos europeus, essa independência fez com que a Europa controlasse os países de forma política, econômica e militar.

Quais foram as consequências das práticas imperialistas?

Além dos conflitos que ocorreram entre os povos dominados e os colonizadores, a expansão imperialista do século XIX trouxe outras sérias consequências. A maioria delas trágicas para os colonizados: empobrecimento, subdesenvolvimento e perda da identidade cultural.

Quais as consequências da política imperialista europeia?

Consequências. O Imperialismo foi muito intenso entre 18, mas até a segunda metade do século XX existiam colônias europeias nos continentes mencionados. Entre as consequências deixadas pelo Imperialismo, destacam-se: Demarcação de fronteiras artificiais que atualmente é motivo de tensão entre diversos países.

Por que não trabalhamos com troca de placa de iPhones?

  • Nós não trabalhamos com troca de placa de iPhones, pois o não vale a pena o risco de utilizar uma placa usada que não saberemos a procedência.

Qual o estado do iPhone?

  • Veja qual o estado do iPhone. Se ele for novo, você verá uma mensagem dizendo algo como “Esse aparelho não foi ativado” na parte de cima da página. Se você descobrir que o iPhone já foi ativado antes e o vendedor estiver anunciando que ele é novo, talvez seja melhor procurar outro lugar para comprar o celular.

Quando o carregamento otimizado está ativo no seu iPhone?

  • O Carregamento otimizado só está ativo quando o iPhone prevê que será ligado a um carregador durante um período prolongado. * As informações relativas à sua rotina de carregamento são armazenadas apenas no seu iPhone. As informações não são incluídas em cópias de segurança e não são partilhadas com a Apple.

Como substituir uma placa de um iPhone?

  • Para substituir uma placa de um iPhone, deve-se utilizar uma placa de outro iPhone. E nós NÃO TROCAMOS, e NÃO RECOMENDAMOS a troca desta placa, o motivo é explicado logo abaixo. A placa do iPhone é responsável por todas as funções do aparelho.

Quais as consequências do Imperialismo na Ásia e na África?

Consequências do Imperialismo na África A imposição de cultura e crenças e a dominação do homem branco sobre o negro deixaram cicatrizes no tecido africano. Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer.

Quais foram as consequências do Imperialismo para os habitantes da Ásia?

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.

Quais são as consequências do Imperialismo para os povos nativos?

A consequência para os povos nativos no Imperialismo foi a aculturação ou o extermínio. Se isolarmos a colonização do continente americano, observaremos que aqui foram implementados dois tipos de colonização: Exploração.

Como o Imperialismo afetou a África?

A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao ...