Programa de treinamento e tendência no processo de desenvolver pessoas

Observando as tendências em treinamento e desenvolvimento de pessoas no contexto corporativo, é impossível não lembrar dos treinamentos tradicionais. Uma vez que não faz muito tempo que os métodos e recursos utilizados para treinamento e desenvolvimento nas organizações significavam longas horas em salas de aula. Não raro, dias seguidos. Entretanto, muitas mudanças vem ocorrendo desde então. Já que com os avanços da tecnologia, muitas inovações surgem cada vez mais rápido e em maior quantidade, e com isso, o mundo corporativo é contemplado com novas técnicas e novos recursos para promover a aprendizagem dos profissionais.

Além disso, os novos métodos e recursos propiciam economia de tempo e dinheiro. Some-se a isso o benefício de treinar atividades de risco em ambientes simulados, proporcionando maior segurança aos aprendizes.

Ou seja, novos recursos e técnicas podem potencializar o desenvolvimento de competências em suas 3 dimensões. A evolução tecnológica tornou isso possível e hoje as organizações contam com diversas opções para manter as equipes atualizadas, motivadas e produtivas. Conheça agora algumas delas!

Gamification

A utilização de jogos para promover o aprendizado das pessoas não é uma novidade nas organizações. Entretanto, é uma técnica que vem sendo aprimorada e incrementada pelos avanços tecnológicos, resultando no que hoje se denomina gamification, ou gamificação.

Ao utilizar a tecnologia, o design e a mecânica dos jogos, a gamificação potencializa o processo de aprendizagem, já que essa combinação mantém os profissionais mais focados. E isso, por sua vez, estimula a absorção de novos conhecimentos e mudanças de comportamentos, além do que, propicia o desenvolvimento de novas habilidades e uma postura mais inovadora.

Uma boa estratégia de gamificação contribui para melhorar os programas de capacitação de várias formas. Entre elas, podemos citar:

  • engajando os colaboradores no aprendizado;
  • agregando valor ao programa de treinamento;
  • concedendo feedbacks instantâneos, agilizando a mudança de postura.

Blended Learning

O Blended Learning é uma técnica que busca manter a tecnologia aliada aos conceitos de ensino de uma sala de aula tradicional. O principal objetivo é potencializar os resultados atingidos com o treinamento, através de uma metodologia personalizada que considera a competência e o ritmo de aprendizagem individual do colaborador.

Sua principal característica é a diversidade de métodos aplicados para isso, já que o acesso a informação pode ser realizado por meio de uma plataforma de ensino a distância e os conteúdos são disponibilizados em e-books, videoaulas, artigos, games, entre outros. Quando se considera fontes de livre acesso, ou seja, sites de conteúdos, blogs, plataformas de streaming como o youtube, bibliotecas virtuais etc, as opções são inúmeras. Por isso, a diversidade de meios de estudos é um dos pontos altos do Blended Learning.

Além da busca individual de conhecimentos, há interações em encontros virtuais e presenciais. Isso quer dizer que a interação pode acontecer por meio de grupos de estudos via web, em fóruns e chats. Assim como também existem os treinamentos nos quais as pessoas se encontram fisicamente. Nessas ocasiões, professores, tutores, gestores e mais especialistas na área marcam presença para discutir temas e esclarecer dúvidas.

Adequação à realidade

Nesse sentido, não basta apenas investir em estratégias de capacitação, treinamentos contínuos e demais ferramentas de desenvolvimento corporativo. É preciso adequação à realidade, não somente da organização, mas também do profissional. Trata-se de uma técnica que demanda disciplina das pessoas em buscar o conhecimento, que, por outro lado, demanda da empresa adequação da sua infraestrutura para permitir que o processo aconteça e dê resultado.

A plataforma EAD, pesquisas em blogs, sites, plataformas de vídeos e outras fontes online permitem que os obstáculos físicos sejam driblados. Dessa forma, negócios estruturados em várias unidades e pessoas que exercem funções externas podem se beneficiar. A empresa pode aplicar os seus programas de treinamento para todos, sem distinção. Sem contar a geração de economia de custos e tempo.

Realidade virtual

Uma vez que o treinamento teórico é focado nos conteúdos informativos, o treinamento prático busca aliar o conhecimento à experiência vivida na prática. Dessa forma, não somente ocorre um estímulo à mudança de comportamento, já que ela ocorre de forma voluntária, sendo fundamental para que as mudanças realmente façam a diferença.

Quando o colaborador entende a importância da sua atuação e do seu desempenho para a empresa, o significado do trabalho aumenta. Mas esse cenário só se torna propício por meio da realidade virtual, que acontece com o desenvolvimento de um software específico que imita a realidade corporativa, uma vez que como é permitido programar ambientes, condições e situações, diversas atividades podem ser replicadas.

Se você tem o costume de frequentar o shopping center, já deve ter visto o recurso sendo utilizado para simular um passeio na montanha-russa. Incorpora-se o carrinho, pedais, óculos 3D, alavancas, botões, volantes e outras ferramentas para tornar a experiência o mais real possível. Assim, além do profissional desenvolver habilidades, ele se sente motivado performar melhor, e com isso, os resultados da organização melhoram.

Aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa é um método de ensino baseado na interação, colaboração e participação ativa dos profissionais em treinamento. A metodologia pode ser aplicada em vários contextos, desde que considere a troca de experiências para promover o engajamento, envolvimento e a motivação. Veja algumas situações em que ela pode ser aplicada:

  • treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • palestras;
  • cursos;
  • workshops.

Sendo assim, a aprendizagem colaborativa não é uma técnica exclusiva ao ambiente educacional, mas é também, muito útil nas esferas sociais, intelectuais, psicológicas, culturais e emocionais.

A finalidade desse recurso é a expansão do conhecimento por meio do compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiências, estimulando o sentimento de pertencimento e colaboração nos participantes.

Realidade aumentada

Como o próprio nome sugere, a realidade aumentada é o aumento da realidade por meio da tecnologia, que fornece informações digitais sobre o que o usuário está vendo. Um exemplo clássico do recurso é o jogo Pokémon Go e os filtros do Snapchat e stories do Instagram.

Para treinamentos, o principal objetivo é facilitar a aprendizagem e aumentar a retenção de conhecimento, e como a aplicação do método é inovadora, a tendência é que seja mais eficaz que as ferramentas mais tradicionais. Sendo assim, nas empresas, a tecnologia pode ser utilizada com o uso de óculos de realidade aumentada, já que por meio dele, é possível assistir a um vídeo específico sobre a atividade em questão.

Vantagens do investimento em capacitação

Investir na capacitação do humano é fundamental para as empresas que almejam mais produtividade, vencer a concorrência e se destacar no mercado. Isto é, fugir do tradicional na hora de criar um programa de treinamento e desenvolvimento pode ser estimulante e provocar maior interesse e engajamento das pessoas. Aposte na inovação!

Valor para os colaboradores

A combinação desses recursos e técnicas ajuda as empresas a criarem um ambiente de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos. E esse ambiente, com certeza, vai provocar um efeito positivo no desempenho das pessoas e, consequentemente, no desempenho organizacional. Do mesmo modo que, como efeito colateral, haverá um incremento na proposta de valor da empresa para os colaboradores, aumentando o employee value proposition.

A Cohros acredita que as pessoas são a chave do sucesso de um negócio ao dedicar-se a aplicar suas competências no exercício de sua função. Entre em contato conosco e descubra de que forma podemos ajudá-lo a aproveitar todo o potencial das equipes para promover os resultados positivos desejados. Esperamos por você!

Quais são as novas tendências em treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Conheça as principais tendências em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Gamification. ... .
Blended Learning. ... .
Realidade virtual. ... .
Aprendizagem colaborativa. ... .
Realidade aumentada. ... .
Vantagens do investimento em capacitação. ... .
Valor para os colaboradores..

O que são programas de treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento é uma prática que empresas adotam para treinar e capacitar seus colaboradores. Este processo tem como principal finalidade estimular o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) nos profissionais.

Como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Quando se trata de treinamento e desenvolvimento de pessoas cada empresa tem a sua necessidade..
Defina o público-alvo e as necessidades. ... .
Identifique as necessidades e objetivos. ... .
Escolha a metodologia de ensino. ... .
Execute e avalie os resultados obtidos..

Quais são as 4 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento?

Suas etapas fundamentais são:.
diagnóstico;.
planejamento;.
implementação;.
avaliação..