Porque o meridiano de Greenwich é considerado referência geografia?

Ouça este artigo:

Porque o meridiano de Greenwich é considerado referência geografia?

Meridiano de Greenwich. (Mapa: CIA.gov) [adaptado]

O Meridiano de Greenwich passa sobre a região de Greenwich, nos arredores de Londres, na Inglaterra e é divide o Globo Terrestre em Oriente e Ocidente e pode-se medir a escala de Longitude. A métrica foi estabelecida por George Biddell Airy em 1851 e convencionado internacionalmente no ano de 1884. Na época, antes de ser designado como Primeiro Meridiano, foi cotado também por Portugal (Meridiano de Coimbra), pelo governo da França (Meridiano de Paris) e também pela Espanha (Meridiano de Cádis). Mas na época, a Inglaterra exercia forte poder no mundo e foi definido como o dado nome.

Sua função é servir como referência para o cálculo de distâncias (Longitude) e estabelecer o fuso horário de cada região, correspondente a uma faixa de quinze graus de largura. O horário do Meridiano é chamado de Greenwich Mean Time (GMT). Atravessa sete países (Europa: Espanha, França e Reino Unido e na África: Gana, Burkina, Faso, Mali e Argélia) e dois Continentes. O denominado AntiMeridiano é o Meridiano 180, que se agrupa a irregular Linha Internacional de Data e cruza uma região da Rússia no Estreito de Bering, além das Ilhas de Fiji (Oceano Pacífico).

Antes da sua institucionalização, a contagem do dos graus de Longitude era feita através do Tempo Solar Médio (Em Portugal no Século XIX), e este era medido com dias contados que somavam 24 horas. A partir do ano de 1878, o Observatório Astronomico de Lisboa (OAL) se tornou o único Marco Zero que contava o tempo de todo território. Em 1912, Portugal aderiu ao sistema de Fuso Horário e a hora atual de Portugal Cotinental se tornou a do Meridiano de Greenwich, porém os relógios foram adiantados em 36 minutos e 44 segundos, que é a exata dierença entre os dois meridianos (Greenwich e OAL).

A título de curiosidade, já no ano de 1884, a maioria das embarcações utilizavam o horário do Meridiano como base de referência e na época, o então presidente dos Estados Unidos, Chester A. Arthur reuniu os Chefes de Estado de mais de 25 Nações para discutir a Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, DC. Seu parecer final foi a seleção do Meridiano de Greenwich como o principal e único medidor. Os votos a favor foram o Chile, Colômbia, Alemanha, Costa Rica, Guatemala, Hawaii, Itália, Japão, México, Paraguai, Rússia, Espanha, Suécia, Suiça e Turquia. O Brasil e França se abstiveram do voto. A República Dominicana votou contra e por mais incrível que possa parecer, os representantes dos Estados Unidos, Venezuela e El Salvador, não compareceram na votação.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meridiano_de_greenwichhttp://wwp.greenwichmeantime.com/

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/meridiano-de-greenwich/

O Meridiano de Greenwich, também chamado de “primeiro meridiano”, é a mais importante linha meridional imaginária.

Ele corta o Globo Terrestre de norte a sul e divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.

O meridiano de Greenwich é o único que tem o próprio nome. Ele é representado nos mapas cartográficos por uma reta no sentido norte-sul que cruza sete países (Espanha, França, Reino Unido, Gana, Burkina Faso, Mali e Argélia) e dois continentes.

Porque o meridiano de Greenwich é considerado referência geografia?
Mapa do Mundo com as linhas imaginárias mais importantes

Essa linha longitudinal recebe este nome pois está localizada no distrito de Greenwich, às margens sul do rio Tâmisa, região leste de Londres, mais precisamente sobre o “Observatório Real de Greenwich”.

De nome anglo-saxão, "Greenwich" significa “lugar verde para vacas”. A cidade se tornou referência mundial em pesquisas astronômicas desde a fundação do referido observatório, em agosto de 1675.

Nesse ano, a Instituição passou a se dedicar às pesquisas acerca das distâncias longitudinais para calcular os fusos horários.

Pessoas de renome passaram por lá, como Edmond Halley (1656-1742), pesquisador do famoso cometa que leva seu nome.

Atualmente, a região por onde passa o meridiano abriga várias instituições conceituadas. Destacam-se a Faculdade Naval Real e o Museu Marítimo Nacional, além de vários parques e praças que cediam importantes competições de hipismo.

O complexo de edifícios do parque faz parte dos patrimônios históricos da humanidade, tombados pela Unesco em 1997.

Latitude e Longitude

Nos estudos cartográficos, a latitude e longitude são dois conceitos imprescindíveis, visto que por meio deles podemos localizar qualquer lugar no planeta Terra, a partir do cruzamento entre a latitude e a longitude.

De tal modo, a Latitude corresponde à linhas imaginárias horizontais que atravessam o globo em direção leste-oeste e variam até 90°. Já a longitude representa as linhas imaginárias verticais que atravessam o globo em direção norte-sul e variam até 180°.

Paralelos e Meridianos

A latitude é representada pelas linhas imaginárias horizontais, denominadas de paralelos. Destaca-se a Linha do Equador (latitude 0°) que divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul).

Já os meridianos representam as longitudes sendo, portanto, as linhas verticais imaginárias que passam pelo globo. Merece destaque o Meridiano de Greenwich (longitude 0°) que divide o planeta em dois hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).

História do Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich foi sugerido pela primeira vez como o Marco Zero em 1851, por Sir George Biddell Airy (1801-1892).

Em 1884, após já ter sido adotado por várias nações como referência naval, o governo dos EUA toma a iniciativa para instituí-lo oficialmente.

Nesse momento, reuniram-se 41 delegados de 25 nações em Washington para estabelecer o Meridiano de Greenwich como longitude 0°, na então Conferência Internacional do Meridiano.

Na época, concorriam para a posição referencial do meridiano, países como Portugal (Meridiano de Coimbra), a França (Meridiano de Paris) e a Espanha (Meridiano de Cádiz).

A partir daí, Greenwich passou a ser reconhecida também como o marco para a contagem do 1° dia do ano (1° de janeiro, iniciado às 00h em Greenwich) e para marcar os fusos horários mundiais (Greenwich Mean Time/GMT).

O meridiano de Greenwich foi transferido para Sussex na década de 1950 e novamente instalado em Greenwich em 1990 decorrente de problemas causados pela poluição atmosférica.

O antimeridiano é delimitado pela linha que surge a 180° (positivos ou negativos), coincidindo com a Linha Internacional de Data, a qual passa pela Rússia, no Estreito de Bering.

Leia mais sobre alguns assuntos relacionados:

  • O que é Cartografia?
  • Fusos horários no Brasil
  • Trópicos de Câncer e Capricórnio

Porque o meridiano de Greenwich e uma referência geográfica?

O meridiano de Greenwich é também chamado de meridiano inicial ou de referência, pois é usado como referência para dividir a Terra nos hemisférios Ocidental e Oriental. Cada meridiano corresponde a um antimeridiano, no lado oposto da esfera terrestre.

Qual e o principal meridiano de referência?

O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

Como e chamado o meridiano de Greenwich?

O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.

Qual e a posição do Brasil em relação ao meridiano de Greenwich?

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.