Por quê quando colocamos pastilha efervescentes na agua ela enfervesse

Ouça este artigo:

Se colocarmos uma pequena quantidade de água oxigenada sobre um ferimento será possível notar uma formação de bolhas e um chiado típico, decorrentes da liberação de gás oxigênio (O2) da reação. Esse é um exemplo de reação química em que ocorre efervescência, que é a liberação do gás produzido em meio líquido.

Por quê quando colocamos pastilha efervescentes na agua ela enfervesse

Foto: Popartic / Shutterstock.com

A efervescência ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e o gás produzido na reação é pouco solúvel e menos denso do que a solução líquida. As bolhas de ar só se formam depois que a reação acontece efetivamente, por isso, a efervescência é um indício de que uma transformação química ocorreu.

Na indústria farmacêutica, a efervescência é um tipo bastante comum de apresentação de medicamentos. A maioria dos antiácidos estomacais (popularmente conhecidos como sal de fruta) é encontrada sob a forma de comprimidos efervescentes, cuja composição é uma mistura de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, e bases carbonadas, como o bicarbonato de sódio, principalmente. A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.

Graças aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se comparados a outros veículos de uso oral (como cápsulas, drágeas e comprimidos não efervescentes). A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida. Outra vantagem é a melhor absorção: após a efervescência, o princípio ativo do medicamento está mais solubilizado, o que proporciona uma melhor assimilação do organismo. Devido a formato efervescente, esses comprimidos ainda permitem que uma dose maior do medicamento seja incorporada numa única porção.

Além de antiácidos, hoje em dia também são formulados outros tipos de medicamentos em forma de comprimidos efervescentes, como, por exemplo, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno (anti-inflamatórios), paracetamol (analgésico e antitérmico) e alguns suplementos vitamínicos.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efervesc%C3%AAncia
http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/617/Gustavo%20Partes%20da%20cunha.pdf?sequence=1
http://www.mapric.com.br/anexos/boletim286_06052007_142306.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/efervescencia/

O que acontece quando um comprimido efervescente é colocado na água?

O comprimido efervescente é constituído por bicarbonato de sódio e ácido cítrico. A reação química que ocorre entre o comprido e a água produz gás carbônico.

Por que o antiácido efervescente libera gás na água?

Qual a explicação física pra este fato? O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir).

Qual é a causa da efervescência observada?

Quando ocorre a liberação de gás de uma solução líquida, denominamos este efeito efervescência. Essa liberação é caracterizada por um espumejar ou estalido e pode ser observada, por exemplo, na adição de água oxigenada em um ferimento. Ela ocorre quando os reagentes não são substâncias gasosas.

Por que o comprimido efervescente reage mais rápido em água quente explique?

Se colocamos dois comprimidos efervescentes inteiros, um em água fria e outro em água quente, o que está na água quente reagirá muito mais rápido. Isso ocorre porque o aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas, aumentando os números de colisões e, consequentemente, a velocidade da reação.