Por que ocorre um aumento da frequência respiratória durante uma atividade física?

O coração possui sistemas autônomos de controle que permitem seu funcionamento sem qualquer influência nervosa, porém a eficácia da ação cardíaca pode ser modificada pelos impulsos reguladores do sistema nervoso central. O coração está conectado ao sistema nervoso por dois diferentes grupos de nervos, os sistemas simpático e parassimpático. O sistema simpático, quando estimulado, aumenta a frequência cardíaca, aumenta a força de contração e também aumenta o fluxo sanguíneo para suprir o aumento da nutrição do músculo cardíaco. O sistema simpático aumenta a atividade cardíaca como bomba, efeito necessário quando um indivíduo é submetido a situações de estresse, tais como, exercícios, doenças, calor excessivo e outras condições que exigem um rápido fluxo sangüíneo através do sistema circulatório. Os efeitos simpáticos sobre o coração constituem o mecanismo de auxílio utilizado numa emergência (Almeida, Araújo, 2000).

O sistema parassimpático tem efeitos como, diminuição da frequência de batimentos cardíacos, diminuição da força de contração do músculo atrial, diminuição na velocidade de condução dos impulsos através do nódulo átrio-vesntricular, retardando a contração atrial e ventricular e também a diminuição do fluxo sanguíneo para manter a nutrição do músculo cardíaco (Miranda, 2003).

Este presente trabalho tem como objetivo demonstrar a comparação de resultados entre a freqüência cardíaca e a freqüência respiratória de participantes que foram submetidos a correr e de participantes que foram submetidos a caminhar um determinado percurso.

Os dados foram coletados de cinco participantes, com faixa etária de 18 a 20 anos, aferindo a freqüência cardíaca e respiratória medidos em repouso, durante um minuto. Após a coleta destes dados, os participantes foram submetidos a correr dois lances de escada três vezes seguida, em velocidade rápida. Cada participante se pôs em repouso, e imediatamente foram coletados os dados de frequência cardíaca e respiratória, estes foram coletados em intervalos de dois minutos, durante o tempo total de dez minutos.

Na segunda etapa da coleta de dados, os cinco participantes caminharam os lances de escada em velocidade normal e foram coletados os dados igualmente aos que correram, medindo a frequência cardíaca e respiratória durante um minuto e no intervalo de dois minutos, totalizando dez minutos.
Os dados obtidos dos participantes após correrem foram:

Foi observado na comparação dos dados, que a freqüência cardíaca dos participantes após o exercício aumentou significativamente em relação à frequência obtida em repouso e a freqüência respiratória também teve aumento significativo em relação ao participante em repouso. Percebeu-se que essa exaltação das freqüências, taquicardia, ocorre nos primeiros minutos após o exercício, depois volta ao normal. Podemos observar também que os participantes que tinham um melhor preparo físico tiveram a normalização das freqüências cardíacas e respiratórias mais rapidamente que os outros que não tinham.

Essa exaltação ocorre porque o nosso organismo vai precisar de mais oxigênio para queimar os açúcares e outros nutrientes necessários para nos fornecer energia. Como estão fazendo exercício físico, as células musculares irão precisar de mais oxigênio que é levado às mesmas através do sangue. Assim, os movimentos respiratórios vão ser acelerados, para que o sangue receba maior quantidade de oxigênio dos pulmões. O coração, por sua vez, baterá mais rápido para que a circulação sanguínea circule mais rapidamente, suprindo a demanda energética das fibras musculares.

A freqüência cardíaca e respiratória dos participantes em repouso é praticamente igual em quase todos. Após o exercício físico, alguns participantes tiveram maior elevação da taxa de batimentos cardíacos, e outros demoraram mais para voltar à normalidade após o exercício. Isso se deve ao fato de alguns participantes terem um melhor condicionamento físico do que os outros. O condicionamento físico influencia no aumento ou não da freqüência cardíaca e respiratória do participante, consequentemente se o participante tiver uma vida em que executa atividades físicas, terá mais resistência ao aumento dos batimentos e em repouso após o exercício voltará à normalidade com mais rapidez.

Qual a vantagem do aumento da frequência respiratória durante atividades físicas?

O condicionamento físico influencia no aumento ou não da freqüência cardíaca e respiratória do participante, consequentemente se o participante tiver uma vida em que executa atividades físicas, terá mais resistência ao aumento dos batimentos e em repouso após o exercício voltará à normalidade com mais rapidez.

Qual é a relação entre atividade física e frequência cardíaca e frequência respiratória?

A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca. Explicação: A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício.

O que acontece com a respiração durante a atividade física?

A atividade física coloca os pulmões para correr Quinze vezes mais oxigênio: essa é quantidade, em média, que seu organismo demanda durante uma atividade física. Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa. Esse comportamento ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem.

Qual a relação do aumento dos batimentos cardíacos com aumento da respiração?

( A maior parte da energia e gerada pelo oxigênio e carboidratos e as calorias dão a combustão energética). com o este aumento vc começa respirar mais rápido para suprir esta necessidade de oxigênio os batimentos aceleram para levar mais oxigênio e suprir estas necessidades extras.

Porque o batimento cardíaco aumenta?

Além dos exercícios físicos, problemas como anemia, hipertireoidismo, febre e até mesmo o uso de alguns medicamentos também podem aumentar a frequência cardíaca. Fora isso, o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e até estresse e fortes emoções também podem acelerar o coração.

Que relação existe entre o batimento cardíaco ea respiração?

Qualquer atividade fisica acelera o metabolismo, assim aumentando a necessidade de energia, e para produzir esta energia o corpo precisa e mais oxigenio. Com esse aumento vc passa a respirar mais rapido e consequentemente os batimendos cardiacos iram acelerar.

Qual a relação entre frequência cardíaca frequência respiratória e batimentos cardíacos?

Resposta. Resposta: A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca. A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício.

Porque o coração acelera com a ansiedade?

Respirar profunda e lentamente ajuda a fazer com que os batimentos cardíacos voltem ao normal. Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.

Porque o coração dispara depois de comer?

Experimentando um pouco maior freqüência cardíaca depois de ter lanches ou refeições é muito normal porque o fluxo maior de sangue é necessária para digerir o alimento. Mas se o seu coração começa a bater rigorosamente após as refeições, então isso poderia ser um sintoma de taquicardia.

Porque quando eu como doce meu coração fica acelerado?

Como os níveis elevados de açúcar no sangue aceleram o ritmo cardíaco. Os cientistas identificaram uma via biológica – ativada por níveis de açúcar no sangue anormalmente elevados – que provoca batimentos cardíacos irregulares.

Quando eu como meu coração acelera?

Já o coração que acelera do nada pode ser um sinal de arritmia (chamada de taquicardia). Essa alteração no ritmo dos batimentos ocorre quando o músculo cardíaco funciona mais rápido do que deveria.

O que fazer quando o coração acelera do nada?

Para controlar rapidamente a taquicardia, mais conhecida como coração acelerado, é aconselhado respirar fundo por 3 a 5 minutos, tossir com força 5 vezes ou colocar compressa de água fria no rosto, pois isto ajuda a controlar os batimentos do coração.

Por que a nossa frequência respiratória aumenta quando realizamos uma atividade física?

A atividade física coloca os pulmões para correr Quinze vezes mais oxigênio: essa é quantidade, em média, que seu organismo demanda durante uma atividade física. Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa. Esse comportamento ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem.

Porque aumenta a frequência cardíaca durante o exercício?

Isso se deve sobretudo ao efeito da gravidade, que faz com que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo o volume de sangue que retorna para o coração. Isso, ao mesmo tempo, produz um aumento da FC de repouso, para manter o débito cardíaco de repouso.

O que é o aumento da frequência respiratória?

A taquipneia é o termo médico usado para designar “respiração acelerada”, que pode ser causada por diversos motivos, entre eles uma doença pulmonar, por exemplo. Em média, pessoas adultas completam cerca de 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto, ou seja, inspiram e expiram de 12 a 20 vezes por minuto.

O que acontece com a capacidade respiratória durante a atividade física?

Durante a atividade física, o padrão respiratório depende ainda da fase e da intensidade do exercício, da idade e do sexo, e das propriedades mecânicas do sistema respiratório, o que pode gerar modificações na configuração toracoabdominal e nos componentes do padrão respiratório; modificações estas ainda controversas.