Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema?

Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema?

Qual o significado da expressão terno de vidro?

Ouça em voz altaPausarEntende-se que ele é uma pessoa apegada a bens materiais: “gula, (alimento) lavra de ouro, (riqueza) biblioteca (conhecimento)”. O autor coloca José como uma pessoa contraditória e frágil, sendo isso representado no termo '' seu terno de vidro''.

Quem escreveu e agora José?

Ouça em voz altaPausarO poema José de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias.

Por que a expressão e agora é usada insistentemente no poema?

Ouça em voz altaPausarResposta. "Porque provocar um sentimento de dúvida, ao mesmo tempo em que traz lamentações a respeito de algo."

Pode-se entender que José é uma criatura abandonada?

Ouça em voz altaPausar3 – Pode-se entender que José é uma criatura abandonada. ... A repetição desse verso sugere que, para José, o abandono pode representar até sofrimento físico. 4 – O interlocutor se chama José. No entanto, no oitavo verso da primeira estrofe o eu lírico afirma: “você que é sem nome”.

Por que o poeta escolheu o nome José para o personagem de seu poema?

Ouça em voz altaPausar1 – Em sua opinião, por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema? ... Por se tratar do nome próprio mais comum no Brasil. Por isso, pode simbolizar o homem comum. 2 – Segundo o eu lírico, José teria possibilidades de mudar sua situação.

Quantas estrofes tem o poema E agora José?

Ouça em voz altaPausarA editora Companhia das Letras lançou “José” em homenagem a Drum- mond na 10ª edição da Flip. Composto por seis estrofes, o poema apresenta um eu- lírico com uma visão pessimista do seu presente, do seu cotidiano. É um eu-lírico solitário, desajustado em todos os aspectos de sua vida, um eu retorcido (CÂNDIDO, 1970).

O que era José?

Ouça em voz altaPausarFilho preferido de Jacó, apesar de não ser o seu primogênito (mas o primeiro filho de Jacó com Raquel, a mulher que mais amou), José nunca escondeu a sua liderança. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos.

Qual a propriedade do vidro temperado?

  • A propriedade do vidro temperado que o faz parecer seguro é que quando quebrado as bordas dos pedaços são arredondadas e as dimensões deles são pequenas.

Por que o vidro é produzido artesanalmente?

  • O vidro geralmente é produzido nas indústrias em larga escala e artesanalmente através de uma mistura de substâncias inorgânicas, que é denominada mistura vitrificável.

Quais são os diferentes tipos de vidros?

  • Num primeiro momento os vários grupos de vidros serão descritos. Em seguida os produtos do vidro plano assim como os sistemas compostos de vidro serão apresentados. Então as principais propriedades e funções do vidro serão também expostas de modo a munir o leitor de informações extremamente relevantes para o uso do vidro na arquitectura. 4 1.

Qual a temperatura da superfície do vidro?

  • A temperatura atingida é em torno de 150ºC acima da temperatura de transformação, e o vidro é assim plástico. O arrefecimento da superfície a solidifica, enquanto o interior do vidro ainda está esfriando-se e contraindo-se. A medida em que o interior continua a contrair, ele coloca a zona superficial em compressão, e é estendido em tensão.

Grátis

3 pág.

Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema?

Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

1 –Por que o enunciador escolheu o nome José para o seu interlocutor no poema? Por se tratar do nome próprio mais comum no Brasil. Por isso, pode simbolizar o homem comum.
2-O texto lido foi escrito na época da Segunda Grande Guerra (1939 – 1945). Partindo dessa informação, como você interpreta o tom geral do poema? 
      O poema revela o desencanto e a falta de perspectiva do homem comum.
3-Só não é linguagem figurada:
a. “Sua incoerência, seu ódio”.
b. “Seu instante de febre”.
c. “Seu terno de vidro”.
d. “Sua lavra de ouro”.
4- “A noite esfriou” é um verso repetido. Com isso, o poeta deseja:
a. Deixar bem claro que José foi abandonado porque fazia frio.
b. Traduzir a ideia de que José sentiu frio porque anoiteceu.
c. Exprimir que, após o término da festa, a temperatura caíra.
d. Intensificar o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico.
5-O verso que exprime concisamente que José é “ninguém” é:
a. “Você que faz versos”.
b. “a festa acabou”.
c. “você que é sem nome”.
d. “Que zomba dos outros”.
6-Das possibilidades sugeridas pelo poeta para que José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso:
a. “se você tocasse a valsa vienense”.
b. “se você morresse”.
c. “José, para onde?”
d. “quer ir para Minas”.
7-Qual é o tema central do poema?
a. Mostrar como era a vida de José
b. Falar da sua vida amorosa
c. Solidão do homem
d. Dizer que José estava doente
9-O poema possui ritmo? Cite quais versos. 
Sim, pois existe no poema Aliteração repetição dos fonemas consonantais. Por exemplo nos versos Se voCe gritaSSe / Se voCe gemeSSe / Se voCe tocaSSe/
11-Nos versos” E agora José / a festa acabou / a luz apagou / o povo sumiu / a noite esfriou / e agora José?’’, possui que tipo de figura de linguagem?
GRADAÇÃO é uma sequência de palavras ou expressões que dão uma ideia de sequência que aumenta ou diminui conforme a ação da frase
12- Nos versos “Se você gritasse, 
se você gemesse’’, possui que tipo de figura de linguagem?
 Antítese pois corresponde à aproximação de idéias diferentes em uma mesma sentença, mas cada palavra volta seu sentido para um referente
13- No verso “Olhava-a com olhos cheios de fúria.’’ Ocorre qual figura de linguagem?
 Pleonasmo literário pois utiliza a redundância para enfatizar a mensagem poética presente em seu período.
14-E agora, José?
A festa acabou
A luz apagou 
O povo sumiu 
A noite esfriou…
(Carlos Drummond de Andrade)
Em relação aos verbos destacados, pode-se afirmar que:
a) Os verbos são todos transitivos diretos e estão no pretérito imperfeito.
b) Os verbos são todos transitivos diretos, embora o objeto direto não esteja expresso; e os verbos estão no pretérito perfeito.
c) O primeiro e o segundo verbo são transitivos diretos e os dois últimos são transitivos indiretos e estão no pretérito mais-que-perfeito.
d) Todos os verbos destacados são intransitivos e estão no pretérito perfeito.
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite.
Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual. Por exemplo:Tenho estudado muito para os exames.

O que é o que José representa?

Conforme a leitura do poema, entendemos que José é uma pessoa angustiada, que não tem para onde ir, isto porque, de acordo com o poema, Drummond escreveu o poema na época da Segunda Guerra Mundial, é um homem solitário e desamparado.

Qual é a situação de José comprove sua resposta com elementos do texto?

- "a noite esfriou" - essa é uma representação da falta de aconchego, de pessoas. - "Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta?" - José não tem sobrenome, representando o homem comum ou um anônimo. Ele também não se conforma com as ideologias dominantes, por isso "protesta".

Qual é o sentido do verso final José para onde?

o verso final tem sentido de que a pessoa não tem saída, que a pessoa não tem para onde ir, está sem rumo na vida, pois a sua situação é bastante difícil. José é um homem que parece que não tem esperança, está perdido, solitário e desacreditado das coisas.

Poderia ser enfim uma saída para José Por quê?

Resposta. Resposta: Explicação: não,porque no poema José não pode morrer.