Por que o desenvolvimento sustentável é importante para a sociedade e os seres vivos?

Por que o desenvolvimento sustentável é importante para a sociedade e os seres vivos?

Para entender alguns conceitos: O que é Desenvolvimento Sustentável?

A adoção do termo sustentabilidade emerge entre conceitos de difícil compreensão, mas que são urgentes e necessários aos seres humanos atualmente. Essa importância e urgência só foram detectadas pelas organizações internacionais a partir do momento em que começamos a discutir sobre questões relacionadas ao futuro do planeta, diante de demandas sociais e ambientais que o mundo tem enfrentado recentemente.

Essas discussões giram em torno de temas recorrentes, como aquecimento global, catástrofes ambientais, derretimento de geleiras, redução de espécies de seres vivos e entre outros que geralmente são debatidas em torno do que se imagina ser “sustentabilidade”.

É importante entender inicialmente que o termo sustentabilidade compreende expectativas de conceitos sobre consumo de recursos naturais, de forma que estes recursos sejam reaproveitáveis e que as intervenções humanas para obtenção desses recursos naturais causem o mínimo de degradação possível à natureza.

A sustentabilidade tem se aplicado geralmente em relação às questões ambientais, entretanto, é importante entender como esse conceito também pode se aplicar no que diz respeito ao desenvolvimento das sociedades humanas em relação ao consumo de bens da natureza.

É notável que o crescimento econômico das sociedades entra em atrito quando se trata da necessidade de redução do uso de recursos naturais. A conservação de uma natureza que é limitada em seus recursos, levou o homem a entender a importância da conservação desses bens para as gerações futuras.

Mas como manter o equilibro entre a retirada de recursos naturais, que são essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento humano, sem degradar o meio ambiente? É daí que surgem as discussões em torno do “desenvolvimento sustentável”. Há divergências sobre o surgimento da expressão na história da humanidade. Uns dizem que a expressão foi adotada em 1979, durante o Simpósio das Nações Unidas sobre Inter-Relações de Recursos, Ambiente e Desenvolvimento, ocorrendo em agosto, em Estocolmo na Suécia. Outros defendem que as discussões sobre o termo iniciaram na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas em 1983.

Diversos autores destacam que o equilíbrio entre o crescimento econômico das sociedades e a conservação da natureza dominam os debates em torno não só dos conceitos, mas dos desdobramentos do chamado “desenvolvimento sustentável”.

Entender que os recursos naturais são finitos e que as sociedades precisam se desenvolver, sejam em seu contexto social, econômico e ambiental, é o primeiro passo para compreender o problema central e a urgência da adoção de práticas sustentáveis em nossas vidas.

As dimensões do desenvolvimento sustentável

Diversos autores caracterizam o desenvolvimento sustentável e abordam em seus estudos as dimensões do termo. Entre as inúmeras dimensões encontradas, apontam-se as dimensões principais e mais recorrentes na sociedade atual, a saber: dimensão econômica, dimensão ambiental e dimensão sociopolítica. Para compreender estas dimensões, lançaremos em breve outros textos que abordarão com mais ênfase os termos.


Lugar: Universidade Federal do Maranhão - Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: LUCIO SILVA
Fonte: Programa Institucional Ufma Sustentável
Última alteração em: 17/08/2018 09:28

Todos nós já ouvimos falar sobre Meio Ambiente e sustentabilidade, mas será que você conhece a grandeza dele em nossas vidas?

O Meio Ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessários para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade, ou seja, não há vida na terra sem ele. E, é através dele que se tem a água, o ar, os alimentos, e todas as outras matérias primas utilizadas pelos seres humanos.

Que loucura, né? Já imaginava isso?

Por isso é tão importante a educação ambiental, pois ela traz uma conscientização aos cidadãos, e consequentemente um aumento nas práticas sustentáveis e assim a redução aos danos ambientais. 

Já que o assunto agora é sobre sustentabilidade, você sabe o que é?

A sustentabilidade é a habilidade de utilizar dos recursos naturais presentes, sem comprometer os mesmos para gerações futuras.

À vista disso, é possível aplicar a sustentabilidade em nosso dia a dia, partindo com produtos naturais, fazendo reciclagem, reutilização de embalagens e utilização de transportes menos poluentes. Após esta breve explicação, é nítido que a sustentabilidade é necessária e faz muito bem no dia a dia, mas você sabia que ela é de grande importância nas empresas? Pois é!!

Você conhece o desenvolvimento sustentável?


Desenvolvimento sustentável é o crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.

Por que o desenvolvimento sustentável é importante para a sociedade e os seres vivos?


Aqui estão alguns exemplos:

Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.

Coleta seletiva de lixo.

Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares.

Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados(nunca devem ser jogadas em lixo comum).

Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.

Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel.

Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água.

Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis.

Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo.

Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais. Um bom exemplo é a extração de petróleo em alto mar, que deve ser feita com extremo cuidado para não provocar acidentes ambientais (vazamento de petróleo, por exemplo).

Extração de recursos naturais de florestas (castanhas, por exemplo) de forma a não prejudicar a fauna e flora da região. Isto já vem ocorrendo na região norte do Brasil, onde trabalhadores fazem a coleta destes recursos respeitando a floresta.

Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô).

Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro.

O uso de meios de transportes não poluentes (exemplo: bicicleta) é uma excelente medida que visa o desenvolvimento sustentável do planeta.

E falando em reciclagem…

A reciclagem é muito importante para o Meio Ambiente, pois além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global.

Através disto o desenvolvimento da sustentabilidade ajuda nos recursos naturais. Como por exemplo:
– Madeira
– Água
– Minerais

A Ecologia no Meio Ambiente


Você sabe o que é ecologia?


A Ecologia e o Meio Ambiente estão diretamente relacionados, à análise dos diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. No entanto, ela pode ser subdividida em dois tipos: 


Autoecologia


Estuda uma determinada espécie ou indivíduo, analisando, principalmente, seu comportamento e os recursos adaptativos que garantem a sobrevivência em determinado meio ambiente.


Sinecologia


Diferentemente da autoecologia, a sinecologia faz uma análise maior, estudando os diferentes grupos de organismos e suas interações entre si e com o meio ambiente.


Simplificando, ela é a especialidade da biologia que estuda o Meio Ambiente e os seres vivos que vivem nele. Não estudando somente as grandes zonas vegetais, mas também qualquer forma de ambiente, como os centros urbanos, por exemplo.


Ambos estão intercalados, mas possuem uma diferença que é clara: A ECOLOGIA é uma ciência e o meio ambiente faz parte do objeto de estudo dela. O Meio Ambiente está no interior da ecologia, faz parte dela, não é separado.


E aí, o que achou?


Pode parecer que é muita informação, mas relaxa, se você contribuir e sempre estiver falando para as pessoas ao seu redor sobre a importância do Meio Ambiente, assim será possível manter a vida na terra!


Fique sempre atento para as novidades no blog da UNIANDRADE!

5 dicas para deixar sua casa mais sustentável

17 objetivos do desenvolvimento sustentável

Qual a importância do desenvolvimento sustentável para a sociedade?

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Qual a importância do desenvolvimento sustentável para os seres vivos e os recursos naturais?

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

O que é desenvolvimento sustentável e por que ele é importante?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Qual a necessidade do desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é muito mais do que a conservação dos recursos naturais. Ele objetiva a melhoria da qualidade de vida das populações, justiça social, equidade econômica e redução da fome e da pobreza.