Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem

Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem

FOTO: Reprodução/ Getty images

Quem anda de avião já deve ter percebido que as luzes da cabine sempre são apagadas no pouso e decolagem da aeronave. No entanto, o motivo não é uma pergunta que se faça constantemente, mas, de forma resumida, é  simplesmente por segurança. 

De acordo com o piloto Lito Sousa, durante a corrida na pista, os pilotos precisam rejeitar a decolagem e é necessário evacuar a aeronave. E, um dos itens necessários é o desligamento dos motores e a APU antes de comandar uma evacuação. Por esse motivo, o avião precisa estar no escuro, com exceção das luzes de emergência.

Ainda conforme Lito, a escuridão auxilia o piloto a identificar mais facilmente se a aeronave tiver algum problema grave. E completa que, esse meio tempo também é importante, pois ocorre uma adaptação na visão dos passageiros e tripulantes com a luminosidade que passarão a ter com a transição. 

Ele exemplifica e sugere que façam uma simulação em casa: "Liguem todas as luzes do seu quarto e deixem o resto da casa totalmente no escuro, com tudo desligado e as janelas fechadas. Após alguns minutos no quarto com luminosidade total, apague a luz e tente andar pela casa. Vai ser praticamente impossível enxergar alguma coisa, provavelmente você só vai conseguir se orientar pelo fato de que é a sua casa e você já conhece bem onde estão as paredes e os móveis", diz.

"Por outro lado, se você também desligar todas as luzes do quarto e ficar lá um tempinho, se acostumando com essa escuridão, fica muito mais fácil andar pela casa no escuro", complementa.

Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem


Você que já voou de avião, com certeza já deve ter reparado que as comissárias de bordo pedem pra abrir as persianas das janelas durante a decolagem e o pouso, além de reduzir as luzes ao longo da aeronave. Mas a grande questão é: por que? Vale ressaltar que isso é um procedimento realizado em todos os voos, porém muito mais perceptível durante a noite.

Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem

Assim como tudo na aviação, isso com certeza também tem uma explicação. Primeiramente, vamos às luzes. Talvez você nunca tenha parado pra pensar a grande questão por trás disso, mas é simples: o olho humano. Sabendo que está a noite e tudo escuro do lado de fora, o correto é adaptar os nossos olhos para essa escuridão caso aconteça algum pouso de emergência ou uma evacuação. As pupilas dos nossos olhos sofrem o processo de dilatação quando está enxergando no escuro, e contração quando está no claro. Visto isso, a ideia por trás de apagar as luzes (claro que as vezes nem sempre são todas totalmente apagadas, mas o suficiente) é adaptar a visão humana para caso aconteça algum imprevisto e nós possamos enxergar de maneira melhor, adaptado para essa situação. Vejamos: caso aconteça de a aeronave precisar pousar no meio de um campo aberto, à noite, sem nada ao redor, a primeira coisa que deve acontecer é a evacuação. Assim que os passageiros saírem da aeronave, estará tudo escuro, e como os olhos já estavam adaptados à essa luminosidade, fica muito mais fácil de enxergar, de forma mais rápida. Lembrando que os aviões possuem do lado de dentro os sinalizadores de saída de emergência e outros tipos de faixas luminosas, para que as pessoas possam saber por onde sair. Na imagem abaixo é possível identificar algumas dessas sinalizações. Incrível como tudo é muito bem pensado, não?

Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem

Já as persianas das janelas, também são seriam diferentes. Isso acontece para uma forma de prevenção, assim como as luzes. É de extrema importância que todos possam enxergar do lado de fora caso aconteça algum imprevisto, tanto os tripulantes, quanto os passageiros. Por exemplo, caso alguma asa esteja pegando fogo, deverá ser relatado o problema o quanto antes para que as medidas plausíveis sejam tomadas. Nesse sentido, é sempre para uma forma de verificar se está tudo nos conformes tanto para a decolagem, quanto para o pouso.

Por quê as luzes do avião são apagadas na decolagem

É sempre interessante buscar saber sobre as coisas, e dessa vez não foi diferente. Espero que tenham gostado!

Como os pilotos falam antes da decolagem?

3 – Speech que ocorre Antes da Decolagem do Avião Este é o voo .. com destino a … (fazendo escala em …). Pedimos a sua atenção para demonstração do nosso equipamento de emergência. Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares.

O que faz o avião levantar o bico na decolagem?

Para decolar, o avião precisa das turbinas. Elas sugam o ar com a ajuda de uma grande hélice. Hélices menores comprimem e aceleram esse ar, que sai pela turbina. Isso cria uma força contrária à resistência do ar e impulsiona o avião.

Qual a sensação na decolagem de avião?

A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente. Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias.

Quando um avião aterriza de noite se apagam todas as suas luzes interiores?

Por que as luzes internas do avião apagam quando ele pousa durante a noite? A aeronave está prestes a pousar, à noite, e o chefe de cabine comunica à tripulação que as luzes da cabine serão apagadas. Isso nada mais é do que um dos procedimentos de segurança que são realizados durante todo o voo.