Por que a Batalha de Stalingrado é considerada um momento de reviravolta na Segunda Guerra Mundial?

Com estes exercícios sobre a Batalha de Stalingrado, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a maior batalha da Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva

(Mackenzie) A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou:

a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão).

b) a neutralização do exército de Stalin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-soviético de não agressão e neutralidade.

c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich.

d) a vitória da Blitzkrieg – guerra-relâmpago, que consistia em ataques maciços com o uso de carros blindados, aviões e navios.

e) o desembarque aliado nas praias da Normandia – o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht.

A importante Batalha de Stalingrado foi um desdobramento de qual operação?

a) Operação Valquíria

b) Operação Barbarossa

c) Dia D

d) Operação Condor

e) Operação Moscou

A ordem número 227:

a) implicava a punição com morte para os soldados que inspirassem medo ou demonstrassem hesitação frente aos combates.

b) determinava a apreensão dos recursos de todas as fazendas próximas a Stalingrado para abastecer os exércitos.

c) impunha o toque de recolher na cidade de Stalingrado.

d) determinava a transferência de importantes fábricas de Stalingrado para o Cazaquistão.

e) decretava a rendição incondicional da cidade de Stalingrado aos exércitos alemães.

Hitler mobilizou um grande exército para a conquista da cidade de Stalingrado e, quando a derrota parecia iminente, proibiu o recuo das tropas, pois estava determinado a conquistar a cidade a qualquer custo. Qual era a importância estratégica de Stalingrado?

a) garantir o controle das usinas de minério e petróleo do Cáucaso.

b) possuía um importante estoque de armas instalado na cidade.

c) daria aos alemães um importante abrigo aos exércitos alemães contra o frio.

d) a mão de obra da cidade poderia ser escravizada.

e) a cidade possuía importantes estoques de alimentos.

respostas

Letra C

A Batalha de Stalingrado marcou a virada na Segunda Guerra para os aliados, pois o exército alemão, que havia avançado de maneira fulminante por toda a Europa, viu em Stalingrado uma grande derrota por causa da resistência do exército vermelho. Com a derrota em Stalingrado, uma parte considerável do exército alemão na União Soviética foi neutralizada. A partir daí, os exércitos soviéticos começaram a empurrar as tropas alemãs de volta para a Alemanha.

Voltar a questão

Letra B

O conflito em Stalingrado foi um desdobramento da Operação Barbarossa, que era o plano original de invasão da União Soviética arquitetado por Hitler. O objetivo da Operação Barbarossa era o de garantir o extermínio do bolchevismo, a escravização da população soviética e a tomada dos recursos naturais existentes na região.

Voltar a questão

Letra A

A ordem nº 227 impunha a punição a todos aqueles que desertassem ou demonstrassem derrotismo. Isso valia para os soldados e também para os generais que não impusessem a ordem à risca. Assim, os soldados que tentassem fugir do campo de batalha eram fuzilados de imediato, e os generais que não cumprissem a ordem eram encaminhados a julgamento nos tribunais militares.

Voltar a questão

Letra A

O domínio da cidade de Stalingrado garantiria o controle dos minérios e do petróleo que eram extraídos no Cáucaso.

Voltar a questão

Por que a Batalha de Stalingrado é considerada um momento de reviravolta na Segunda Guerra Mundial?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Por que a Batalha de Stalingrado é considerada um momento de reviravolta na Segunda Guerra Mundial?

Por que a Batalha de Stalingrado é considerada como o momento da virada na guerra?

Stalingrado foi o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial, apesar de os alemães já terem dado evidentes sinais de decadência antes disso, pois as perdas humanas e a redução da capacidade industrial alemã foram inversamente proporcionais ao crescimento das linhas do Exército Vermelho e do crescimento da capacidade ...

Qual a importância da Batalha de Stalingrado para a virada nos rumos da Segunda Guerra Mundial?

A Batalha de Stalingrado mudou os caminhos da Segunda Guerra Mundial e colocou os Alemães em uma posição defensiva. Após esse episódio, os soviéticos organizaram uma investida para Berlim afim de exterminar com Adolf Hitler.

Onde ocorreu a Batalha de Stalingrado?

Volgogrado República Socialista Federativa Soviética da Rússia Batalha de Stalingrado/Local

Como foi o confronto entre nazistas e soviéticos na Batalha de Volvogrado?

O confronto entre os alemães e os soviéticos na cidade de Stalingrado foi uma das vertentes da ofensiva nazista contra a União Soviética. ... O ditador Adolf Hitler e os principais líderes nazistas achavam que conseguiriam destruir com facilidade, a resistência da União Soviética, por meio da Operação Barbarossa.

Por que era importante conquistar Stalingrado?

Essa conquista visava a promover a destruição do bolchevismo e iniciar a escravização dos eslavos para que o trabalho deles sustentassem a economia alemã. As operações militares realizadas pela Alemanha na União Soviética tinham três grandes alvos: Leningrado, Moscou e Stalingrado.

Quando ocorreu a Batalha de Stalingrado?

23 de agosto de 1942 Batalha de Stalingrado/Datas de início

Qual foi a maior Batalha da história?

Batalha de Stalingrado A mais lembrada pelos especialistas é a Batalha de Stalingrado, travada entre 19 nessa cidade russa – hoje rebatizada como Volgogrado.

Como foi a atuação das frentes oriental e ocidental de ataque ao nazismo?

Essa operação consistiu em um ataque coordenado à URSS cujo objetivo era a conquista de suas principais cidades, como Stalingrado e Moscou. O ataque nazista aos soviéticos obrigou os generais de Hitler a dividirem o exército em dois fronts, o Ocidental e o Oriental.

Quem ganhou a batalha de Kursk?

Decisiva vitória soviética. Fim das ofensivas alemãs na Frente Oriental. A Batalha de Kursk foi um grande combate que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial entre as forças da Alemanha Nazista e da União Soviética na Frente Oriental.

O que ocorreu em Stalingrado?

A Batalha de Stalingrado ou Batalha de Estalinegrado foi um grande combate travado entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo contra as tropas da União Soviética pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de ...

Qual foi o nome da Batalha de Stalingrado?

  • No total, a batalha envolveu 2,1 milhão de pessoas. A cidade de Stalingrado mudou de nome quando Nikita Kruschev resolveu expurgar o nome de Stálin do território soviético e desde então se chama Volgogrado.

Por que os soviéticos venceram a Batalha de Stalingrado?

  • As razões que levaram os soviéticos à vencer a Batalha de Stalingrado nas fases defensiva e ofensiva, segundo o jornalista Alexander Werth, que cobriu a batalha, foram seis razões: As condições geoclimáticas durante os combates Stalingrado. Armamento antitanque que quebravam a tática da Blizkrieg alemã;

Como a Batalha de Stalingrado mudou o caminho da Segunda Guerra Mundial?

  • A Batalha de Stalingrado mudou os caminhos da Segunda Guerra Mundial e colocou os Alemães em uma posição defensiva. Após esse episódio, os soviéticos organizaram uma investida para Berlim afim de exterminar com Adolf Hitler.

Quais foram os prisioneiros alemães da Batalha de Stalingrado?

  • Estes grupos lutaram até março de 1943, escondidos, enquanto os soviéticos iam limpando a cidade dois mil foram mortos, e o restante foram levados presos. Dos 91 mil prisioneiros alemães da Batalha de Stalingrado, somente 5 mil prisioneiros retornaram a suas casas após a guerra.

Porque a Batalha de Stalingrado é considerada o momento de reviravolta na Segunda Guerra Mundial?

Essa batalha foi travada entre tropas alemãs (Wehrmacht) e tropas soviéticas (Exército Vermelho) pelo controle da cidade de Stalingrado entre julho de 1942 e fevereiro de 1943. Nessa batalha, mais de um milhão de pessoas morreram no embate que foi considerado chave para o desfecho da guerra.

Qual é a importância histórica da Batalha de Stalingrado na Segunda Guerra Mundial?

Quem venceu e importância histórica Esta batalha é considerada um ponto de inflexão no contexto da Segunda Guerra Mundial, pois foi a partir dela que os soviéticos passaram a “empurrar” os alemães e seus aliados até Berlim, onde impuseram a derrota final à Alemanha, junto com o os Aliados, em 1945.

Qual foi a Batalha mais importante da Segunda Guerra Mundial?

A batalha de Kursk ficou conhecida como a maior batalha de blindados da história da humanidade. Ocorrida nas proximidades da cidade russa de Kursk, em julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi uma decisiva vitória dos soviéticos.

Qual foi a Batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

As batalhas mais sangrentas da História muitas vezes coincidem com os maiores erros militares, o que levou a impasses terríveis. Entre elas estão a Batalha de Stalingrado e o decisivo confronto da Segunda Guerra Mundial entre a Alemanha e a União Soviética.