Por que a Alemanha e o berço da institucionalização da Geografia moderna

Texto Adaptado da Obra: A institucionalização da Geografia

Obra Completa: a-institucionalizac3a7c3a3o-da-geografia

Na Alemanha, emergem questões da prática social e da sua particularidade histórica que irão estimular a sistematização e institucionalização da Geografia no seio da sociedade germânica.

O repertório geográfico e os interesses sociais e políticos engendrados na sociedade alemã formam um par indissociável para a discussão dos problemas colocados para os alemães e seu contexto histórico frente às mudanças e transformações por que passavam as diferentes sociedades européias.

Demandado pelo processo de modernização, é a constituição do Estado. Enquanto outros países constituem seu Estado Nacional, a Alemanha encontra dificuldade para sua unificação frente à extrema diversidade entre as várias unidades germânicas, a ausência de relações mais duradouras entre elas e a falta de um centro organizador do espaço que faça convergir as relações econômicas e amenizem as disputas de fronteiras.

A Alemanha é, nesse período, um país em situação de atraso em relação às demais nações européias e tal situação parece ser um aspecto fundamental para fazer da discussão geográfica um tema da maior importância para a sociedade alemã.

Essas singularidades germânicas vão: marcar profundamente todos os planos da história da Alemanha, das relações econômicas, passando pela organização política, até as formas de pensamento. É nele inclusive que residem as determinações históricas específicas explicativas do afloramento pioneiro do processo de sistematização do pensamento geográfico nesse país (MORAES, 2002, p.26).
Como você deve estar percebendo, a maior parte dos temas colocados pelo processo de sistematização da Geografia constitui dificuldades vividas pela sociedade alemã ainda não unificada. A Geografia nasce nesse contexto específico da Alemanha para dar respostas a duas questões fundamentais: resolver uma questão territorial premente para a constituição de um Estado Nacional e a conquista de um lugar de destaque para a Alemanha no cenário apresentado pela realidade européia do século XIX.
Os acontecimentos históricos e as necessidades práticas da sociedade alemã são pontos importantes para a compreensão do surgimento da Geografia moderna, mas não são suficientes. O nascimento de uma ciência ou de uma idéia depende de fatores históricos, mas também de homens concretos.

Por que a Geografia surgiu na Alemanha?

O momento histórico vivido na Europa proporcionou uma situação favorável para o estudo científico geográfico, formando então, na Alemanha, a Escola Geográfica Alemã, denominada também de Escola Determinista. Os “geógrafos” da referida escola eram: Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.

Como era a Geografia na Alemanha?

Sua localização é estratégica na Europa central e ao longo da entrada para o mar Báltico. ... .

Quais são os principais objetos de estudo da Geografia?

A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas. Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.

O que é o objeto de estudo da Geografia?

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.