Quais são as principais fontes de energia renovável da matriz energética do Brasil?

A matriz energética brasileira é bastante diversificada e refere-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção energética do país.

O consumo de fontes de energia não renováveis (fontes que se esgotam com o tempo) é maior que o de fontes renóvaveis (fontes que se renovam na natureza em um curto espaço de tempo). Apesar disso, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo.

Leia também: As principais fontes de energia no Brasil

Matriz energética brasileira

Ao contrário da tendência mundial de uso de fontes não renováveis de energia, a matriz energética no Brasil é uma das mais renováveis do mundo industrializado.

Uso de fontes renováveis*

Uso de fontes não renováveis*

Mundo – 14,1%

Mundo – 85,9%

Brasil – 43,5%

Brasil – 56,5%

* Em nações industrializadas

Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar. O uso dessas fontes renováveis de energia tem sido uma alternativa ao uso do petróleo na matriz energética brasileira.

O uso das usinas hidrelétricas para obtenção de energia representa 75% da geração elétrica no Brasil, que conta com 140 usinas operando na geração de energia.

O etanol, derivado da cana-de-açúcar, alcançou, no ano de 2015, a marca de 37 bilhões de litros produzidos. O uso desse biocombustível como alternativa ao uso da gasolina (produzida por meio da queima de combustíveis fósseis) evitou que o país emitisse, nos últimos 30 anos, cerca de 800 milhões de toneladas de gás carbônico à atmosfera.

Segundo o Atlas Eólico Nacional, no que tange à produção de energia eólica em comparação aos países da América Latina e ao Caribe, o Brasil é o que possui maior capacidade de produção de energia por meio dos ventos.

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, o uso da biomassa representou, em 2015, 8% da produção de energia, sendo, portanto, uma fonte bastante relevante para a matriz energética brasileira.

Por apresentar um grande potencial de uso de fontes renováveis, o Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações no mundo todo. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no entanto, o país ainda enfrenta obstáculos de ordem econômica e operacional para a expansão do uso de fontes renováveis.

Leia mais: Fontes alternativas de energia

→ Gráfico da matriz energética brasileira

Quais são as principais fontes de energia renovável da matriz energética do Brasil?

A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira

A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo, o que é uma grande vantagem se considerarmos que a matriz energética mundial é completamente dependente do uso de combustíveis fósseis.

Apesar disso, o Brasil ainda depende de combustíveis fósseis para geração de energia, o que representa a maior desvantagem da matriz energética brasileira. Existem alguns obstáculos que impedem a expansão da geração de energia por meio de recursos renováveis. A energia eólica, por exemplo, só pode ser produzida em locais em que há bastante movimentação de ar. Já a energia solar é produzida somente no período diurno e em locais de grande insolação. Além disso, são necessários investimentos tecnológicos para que seja viabilizado o maior uso das fontes renováveis.

Outra desvantagem da matriz energética brasileira está relacionada à energia hidráulica. Responsável pela maior produção de energia no país, o uso dessa fonte energética causa grandes impactos socioambientais. A instalação de usinas hidrelétricas modifica o meio ambiente, altera o ciclo biológico dos rios, bem como a vida das famílias que moram próximas às áreas de instalação. Além disso, há alteração dos solos e impactos na biodiversidade aquática dos rios que são utilizados para geração de energia.

Matriz elétrica brasileira

Matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia para produção de energia elétrica, sendo, portanto, uma matriz energética. Boa parte da produção elétrica brasileira é proveniente da energia hidráulica, logo a matriz elétrica do Brasil é também bastante renovável.

→ Gráfico da matriz elétrica brasileira

Quais são as principais fontes de energia renovável da matriz energética do Brasil?

A matriz elétrica brasileira é representada, principalmente, pela produção de energia por meio das usinas hidrelétricas.

Matriz energética mundial

A matriz energética mundial é composta, principalmente, por fontes que não se renovam. No mundo todo, há um intenso uso de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, desencadeando o aumento de emissão de gases poluentes à atmosfera. Esses gases são decorrentes da queima desses combustíveis para produção de energia e têm provocado diversos problemas ao meio ambiente, como o efeito estufa, além de mudanças nas condições climáticas do planeta, como o aquecimento global.

As fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e geotérmica, representam apenas 1% da matriz energética do mundo. Somadas à energia hidráulica, que também é uma fonte renovável, representam 3% da matriz mundial.

→ Gráfico da matriz energética mundial

Quais são as principais fontes de energia renovável da matriz energética do Brasil?

Representação gráfica das fontes de energia utilizadas no mundo para produção de energia.

Quais são as fontes renováveis da matriz energética brasileira?

Segundo o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2021, da EPE, as fontes renováveis presentes da matriz energética brasileira são: biomassa de cana (19,1%), hidráulica (12,6%), lenha e carvão vegetal (8,9%) e outras renováveis (7,7%).

Qual a principal fonte de energia da matriz energética brasileira?

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Quais são as principais matrizes energéticas renováveis?

Sendo assim, entre as principais matrizes energéticas renováveis no Brasil, encontram-se a hidrelétrica, a eólica, a biomassa e a solar.

Quais são as principais fontes da matriz energética?

Atualmente, as principais fontes de energia na matriz energética do Brasil, em ordem descrescente, são:.
Petróleo e derivados;.
Biocombustíveis (derivados da cana-de-açúcar);.
hidrelétrica;.
Gás natural;.
Carvão mineral;.
Nuclear..