Pode colocar o nome de Jesus?

Preparar-se espiritualmente

O que você acha que significa tomar sobre si o nome de Cristo? O que você faz para guardar esse convênio?

Quais são os desafios e as bênçãos advindas da decisão das moças de tomar sobre si o nome de Cristo? Como você pode ajudar as moças a colocar Deus em primeiro lugar na vida delas?

Quais escrituras e recursos ajudarão as moças a compreender o convênio que fizeram de tomar sobre si o nome de Cristo?

Mosias 5 (Por que é importante tomar sobre nós o nome de Cristo?)

3 Néfi 27:27 (Devemos nos esforçar para ser como Jesus Cristo)

D&C 20:37, 77 (Tomar o nome de Cristo sobre nós faz parte de nosso convênio batismal e da ordenança do sacramento)

Robert D. Hales, “Ser um Cristão Mais Cristão”, A Liahona, novembro de 2012, p. 90

Mervyn B. Arnold, “O Que Você Fez com Meu Nome?”, A Liahona, novembro de 2010, p. 105

Vídeo: “Ouse Ficar Sozinho”

Ensinar à maneira do Salvador

O Salvador conhecia aqueles a quem ensinou, e sabia o que poderiam se tornar. Quando tiveram dificuldades, Ele não desistiu deles, mas continuou a amá-los e a ministrar-lhes. Como você pode demonstrar seu amor e apoio às moças que você ensina?

Compartilhar experiências

No início de cada aula, convide as moças a compartilhar, ensinar e testificar sobre as experiências que tiveram ao aplicar o que aprenderam na lição da semana anterior. Isso vai incentivar a conversão pessoal e ajudar as moças a ver a importância do evangelho em sua vida diária.

Apresentar a doutrina

Escolha dentre as ideias a seguir, ou crie sua própria, para apresentar a lição desta semana:

  • Convide uma moça a ler a oração do pão do sacramento em D&C 20:77. O que elas acham que significa “tomar sobre [nós] o nome de [Jesus Cristo]”?

  • Pergunte às moças se elas sabem por que seus pais escolheram o nome que elas têm. Como o nome delas influencia quem elas são e o modo como vivem? Pergunte a elas o que significa para elas tomar sobre si o nome de Jesus Cristo (ver D&C 20:77). De que modo o fato de tomarem Seu nome sobre si influencia quem elas são e seu modo de vida?

Aprender juntas

Cada uma das atividades a seguir vai ajudar as moças a entender o que significa tomar sobre si o nome de Jesus Cristo. Seguindo a orientação do Espírito, selecione uma ou mais das atividades que melhor funcionem em sua classe:

  • Mostre o vídeo “Ouse Ficar Sozinho”. Qual é a mensagem principal do Presidente Monson para as moças nesse vídeo? Como os jovens retratados no vídeo mostraram que tomaram sobre si o nome do Salvador? Convide as moças a compartilhar suas próprias experiências semelhantes.

  • Compartilhe a seguinte declaração do Presidente Henry B. Eyring: “Prometemos tomar o nome Dele sobre nós. Isso quer dizer que devemos considerar-nos Dele. Nós O poremos em primeiro lugar em nossa vida. Vamos querer o mesmo que Ele quer em vez de o que queremos ou o que o mundo nos ensina a querer” (“Para Que Sejamos Um”, A Liahona, julho de 1998, p. 73). Divida a classe em três grupos e peça a cada grupo que converse sobre uma das seguintes perguntas: O que significa nos ver como povo de Cristo? Como colocamos o Salvador em primeiro lugar em nossa vida? O que significa querer o que o Salvador quer? Peça a uma pessoa de cada grupo que compartilhe com o restante da classe o que seu grupo discutiu.

  • Convide as moças a ler Mosias 5, procurando respostas para perguntas como: “O que significa tomar sobre nós o nome de Cristo?” e “Por que é importante tomarmos sobre nós o nome de Cristo?” Peça que compartilhem o que encontraram e façam uma lista de coisas específicas que podem fazer para mostrar que tomaram sobre si o nome do Salvador.

  • Peça a algumas moças que leiam Helamã 5:6–8 e a outras que leiam os três primeiros parágrafos do discurso do Élder Mervyn B. Arnold “O Que Você Fez com Meu Nome?”. Peça que resumam o que leram umas para as outras. Como o nome de Néfi, Leí e George Albert Smith inspirou aquelas pessoas a viver em retidão. Como nosso convênio de tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo nos inspira? Leia em classe os dois últimos parágrafos do discurso e convide as moças a discutir como aplicarão o desafio do Élder Arnold.

  • Compartilhe a seguinte declaração do Élder Robert D. Hales: “A palavra cristão denota que tomamos sobre nós o nome de Cristo”. Divida o discurso do Élder Hales “Ser um Cristão Mais Cristão” entre as moças. Peça a cada moça que leia sua seção, procurando respostas para a pergunta: “O que significa ser cristão?” Peça que ela compartilhe o que encontrar e dê exemplos de pessoas que conhece e considera serem verdadeiros cristãos.

Peça às moças que relatem o que aprenderam hoje. Elas compreendem o que significa tomar sobre si o nome de Jesus Cristo? Quais são os sentimentos ou as impressões que elas têm? Elas têm mais alguma pergunta? Seria útil passar mais tempo discutindo essa doutrina?

Viver o que aprendemos

Convide as moças a pensar em maneiras pelas quais elas podem demonstrar, por meio de suas ações, que tomaram sobre si o nome de Jesus Cristo. Em uma aula futura, convide-as a contar suas experiências pessoais.

Compartilhe com as moças o que elas vão estudar na semana seguinte. O que podem fazer para se preparar para aprender? Por exemplo, elas podem ler um discurso, assistir a um vídeo ou estudar uma escritura relacionada à aula da semana seguinte.

Atividades Relacionadas

Imagem

Planeje uma atividade para a Mutual que vai ajudar as moças a pôr em prática o que aprenderam nesta lição.

É proibido colocar o nome de Jesus no filho?

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

Qual é o nome correto de Jesus Cristo?

O que é Yeshua: Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Como usar a autoridade do nome de Jesus?

Usemos o poder e a autoridade que Jesus nos deu (Lc 9,1-6) Jesus confere aos Seus Doze poder e autoridade. O Mestre nos confere poder e autoridade sobre os espíritos malignos, para nos dizer que nenhuma força que vem do mal pode nem deve ser maior do que aquilo que é o Reino de Deus.

Por que falar em nome de Jesus?

Quando usamos estas palavras sagradas: “Em nome de Jesus Cristo”, elas representam muito mais do que um modo de terminar a oração, o testemunho ou o discurso. Estamos pisando em solo sagrado. Estamos usando o nome mais sublime, o mais sagrado e o mais maravilhoso: o próprio nome do Filho de Deus.