A mulher pode engravidar mesmo sem a ejaculação

A Biblioteca Virtual em Saúde Adolec Brasil oferece respostas a várias perguntas de adolescentes sobre gravidez. Confira aqui algumas delas.

Tive experiência sexual com meu namorado, usamos camisinha e eu não estava no período fértil e era a primeira vez dos dois. Mas agora minha menstruação está atrasada um dia, gostaria de saber se estou grávida?

Você já sabe que a ausência da menstruação é um dos principais sinais de uma gravidez, não é? O que talvez você não saiba é que se você estiver muito nervosa, isto pode interferir no seu organismo alterando o seu ciclo menstrual, ou seja, pode ser que sua menstruação não tenha descido por este motivo. Outra coisa, é que é super comum a menstruação ser irregular nos dois ou três primeiros anos, não sei se é o seu caso. Se você e seu namorado usaram a camisinha de forma correta, dificilmente você estará grávida mas, para ter certeza mesmo, só procurando um/a ginecologista para um exame. Continue usando camisinha sempre e procure marcar sempre no calendário quando sua menstruação vem, para conhecer o seu ciclo menstrual. Isto é super importante.

Autor da resposta: ECOS - Comunicação em Sexualidade

Só há risco de gravidez com o contado direto do esperma na vagina? Nas "encoxadas" "roça roça" mesmo estando com roupa tambem pode acontecer?

O maior risco é quando existe penetração com ejaculação, porém pode haver gravidez mesmo sem penetração (coito interfemur) ou no coito interrompido (acabar fora). É possível engravidar somente nas preliminares, pois o primeiro conteúdo do líquido do pênis é o mais rico em espermatozóides, que são as células reprodutoras masculinas. Por isso devemos sempre estar atentos com o uso da camisinha, pois além de evitar a gravidez, evita também as transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/AIDS).

Autor da resposta: Departamento de Pediatria. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Ouvi dizer que durante a menstruação podemos ter relações sexuais, sem perigo de engravidar. Quais os dias mais seguros para ter relações sem nenhum risco de engravidar?

Existem duas maneiras de saber se uma garota está no período fértil. A primeira delas, a tabelinha, permite calcular esse período utilizando um calendário. Mas, para que esse método funcione, é preciso que a mulher tenha uma menstruação regular, isto é, que o tempo entre uma menstruação e outra seja sempre o mesmo. Os ciclos menstruais variam de mulher para mulher. A maioria é de 28 em 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias, o que também é normal. Para saber de quantos dias é o seu ciclo e se ele é regular, é preciso que durante no mínimo oito meses você anote em um calendário o primeiro dia da menstruação e o dia anterior ao da próxima menstruação. Se o número de dias entre uma menstruação e outra for sempre o mesmo, é sinal de que seu ciclo é regular e que, portanto é possível estabelecer o seu período fértil por esse método. Num ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre geralmente 14 dias depois do começo da menstruação. Como não dá para voltar o tempo para trás, é melhor dar uma margem de três a quatro dias antes e três a quatro dias depois da ovulação. Considera-se que, para não engravidar, os dias mais seguros são os dias da menstruação, três dias depois da menstruação e sete dias antes da menstruação seguinte.

Mas veja bem, sempre é bom lembrar que indisposições físicas e preocupações podem alterar a ovulação. Assim, existem vários casos de mulheres que engravidaram mesmo estando menstruadas. A segunda maneira de se saber qual é o seu período fértil é pela observação diária do muco cervical. O muco é uma secreção vaginal que, pela ação dos hormônios, sofre diferentes transformações ao longo do ciclo. Para conhecer essas mudanças é preciso colocar o dedo na vagina todos os dias, logo que acordar. Assim que a menstruação acaba, a vagina fica seca por uns dois ou três dias. Depois, o muco aparece, a vagina amanhece molhada, significando assim que o período fértil está começando. No início, o muco é grosso, mas a cada dia vai ficando mais ralo até ficar igual a uma clara de ovo cru. É sinal de que a ovulação vai acontecer. Depois da ovulação, a vagina volta a ficar seca até a chegada da menstruação. O período fértil é aquele em que a vagina amanhece molhada. Portanto, a possibilidade de uma gravidez nessa fase é grande. Apesar da tabelinha e do muco serem usados como métodos anticoncepcionais, a possibilidade de falharem é muito grande. Valem mais para o próprio conhecimento do corpo do que como método. E tem outra coisa, nenhum dos dois protege contra os riscos de uma doença sexualmente transmissível ou da Aids. Daí, o negócio é usar camisinha em todas as relações sexuais, mesmo naquelas que não acontecerem no período fértil, tá?

Autor da resposta: Ecos - Comunicação em Sexualidade

Uma dúvida frequente entre as mulheres que começam as tentativas de engravidar — e também entre as que desejam evitar a gravidez — é se é possível engravidar fora do período fértil.

Para responder a essa pergunta, é importante esclarecer alguns pontos, entre eles que há a necessidade da ovulação para que a fecundação e a gravidez aconteçam.

Quando um óvulo é liberado e a mulher engravida, isso significa que ela estava em seu período fértil.

No entanto, esse período pode variar de uma mulher para outra e de um ciclo para outro.

Além disso, caso não esteja conseguindo engravidar, é importante procurar auxílio médico para uma avaliação completa da sua saúde reprodutiva.

Continue a leitura e confira agora mesmo se é possível engravidar fora do período fértil!

O que é o período fértil?

O período fértil compreende a fase do ciclo menstrual em que ocorre a liberação do óvulo – ovulação – e, por isso, em que pode ocorrer a gravidez.

Em mulheres com ciclos menstruais regulares, a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação. Assim, mulheres com ciclos de 28 dias, a ovulação costuma acontecer no 14º dia. Mulheres com ciclos de 32 dias ovulam em torno do 18º dia.

Mulheres que têm ciclos irregulares podem não ovular todo mês ou, para aquelas que ovulam, fica difícil determinar o dia mais adequado da ovulação.

É possível engravidar fora do período fértil?

Para que a gravidez aconteça, o espermatozoide deve fecundar o óvulo.

Algumas situações de gravidez levam as pessoas a acreditar que é possível engravidar fora do período ovulatório, mas isso não é possível.

Alguns fatores, no entanto, podem levar o casal a pensar que a gravidez ocorreu fora desse período.

Tempo de vida dos espermatozoides

Os espermatozoides sobrevivem, em condições normais, de 3 a 5 dias no sistema reprodutor feminino.

Assim, se um casal tiver relações sexuais 5 dias antes da ovulação, uma gravidez pode acontecer normalmente, dando a impressão de que a mulher ficou grávida fora do período fértil.

Uso irregular do anticoncepcional

O anticoncepcional é um método que deve ser utilizado adequadamente para exercer seu efeito contraceptivo.

Assim, mulheres que fazem o uso da pílula de forma irregular, em horários alternados ou esquecem de uma ou mais dose do medicamento terão variações hormonais durante o ciclo, o que pode provocar a ovulação e uma gravidez.

Interferência de medicamentos

O uso de alguns medicamentos de forma simultânea ao anticoncepcional pode interferir na eficácia desse método preventivo, o que leva à ovulação.

Por esse motivo, sempre que iniciar um tratamento farmacológico, consulte seu médico sobre os efeitos desse medicamento na contracepção hormonal.

Duas ovulações no mesmo ciclo

Em uma condição extremamente rara, existem mulheres que podem ovular mais de uma vez durante o ciclo.

Nessas condições, a possibilidade de engravidar fora do período fértil calculado existe, mas ainda assim é importante destacar que a mulher tem um óvulo disponível para ser fecundado.

Tabelinha

Muitas mulheres fazem o controle do seu período fértil com a tabelinha.

Para as que não querem engravidar, esse método contraceptivo não é aconselhado, porque as alterações naturais que podem acontecer durante o ciclo podem ocasionar a gravidez.

Para as mulheres que desejam uma gravidez, no entanto, a tabelinha pode ser uma ferramenta muito útil para avaliar quando será a data da próxima ovulação.

Além disso, existem alguns sinais que podem ser observados quando a mulher está ovulando. Entre eles:

  • o muco vaginal fica com um aspecto mais fino, semelhante à clara de ovo;
  • a temperatura do corpo apresenta uma variação sutil;
  • pode haver dores em um dos lados do abdômen;
  • a libido da mulher se intensifica.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos selecionados e de qualidade como esse!

Compartilhe:

Qual a chance de engravidar com o líquido que sai antes?

Teoricamente não é possível engravidar com líquido seminal, pois esse líquido por si só não contém espermatozoides, que normalmente só são liberados dos testículos no momento do orgasmo.

Pode engravidar apenas esfregando?

Ao mesmo tempo, nem toda transa engravida, mas nem sempre é preciso ter uma relação sexual com penetração para a gravidez acontecer. Complicamos? Ela pode ocorrer sem penetração quando, por exemplo, a menina masturba seu namorado, ou o casal troca carícias intensas, esfregando o pênis perto da abertura da vagina.

É possível engravidar com poucas penetrações?

Sim. Se o tempo de penetração foi muito curto, a chance de gravidez é muito baixa, porém qualquer relação sexual desprotegida, mesmo muito rápida e sem ejaculação, pode levar à gravidez.