Os círculos que cortam a terra verticalmente de um ponto ao outro são denominados

Os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais.

Essas linhas cumprem a função de facilitar a localização no globo terrestre (geolocalização).

Os círculos que cortam a terra verticalmente de um ponto ao outro são denominados
Globo com os Paralelos e Meridianos

Por meio da sobreposição dessas linhas horizontais (latitude) e verticais (longitude), podemos localizar qualquer coordenada geográfica no Planeta Terra.

Para saber mais sobre o tema: Coordenadas Geográficas

O que são paralelos?

Os paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.

O paralelo mais importante é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero. Ele divide o planeta em dois hemisférios:

  • norte (ou setentrional) representado pela letra N;
  • sul (ou austral) representado pela letra S.

Acima da linha do Equador, são determinadas as latitudes norte (que variam de 0° a 90º). Abaixo, as latitudes sul (que variam de -90º a 0°).

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S)

Para saber mais, acesse o link: Linha do Equador

O que são meridianos?

Os meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude.

Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich. Seu nome faz referência ao pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra, localizado precisamente nessa linha.

O Meridiano de Greenwich possui longitude de 0° e divide o globo em dois hemisférios:

  • ocidental (oeste)
  • oriental (leste)

À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º). A oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

O meridiano oposto a Greenwich, é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome uma vez que ele determina a mudança de data. Ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

Latitude e Longitude

A latitude e a longitude representam dois conceitos de suma importância para os estudos cartográficos, os quais são utilizados desde a antiguidade.

Ambos são medidos em graus, a latitude é medida de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S). Já a longitude, 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O).

Os círculos que cortam a terra verticalmente de um ponto ao outro são denominados
Latitude e Longitude no globo terrestre

Desse modo, a latitude pode tomar como referência os paralelos, enquanto a longitude pode ser marcada pelos meridianos.

Se quiser saber mais, leia o artigo: Latitude e Longitude

Para entender melhor, leia:

  • Rosa dos ventos
  • Fuso Horário

Índice

Introdução

Para que nossa localização seja dada no globo terrestre, utilizamos linhas imaginárias chamadas paralelos e meridianos. A partir de nossas referências espaciais, é possível se localizar em qualquer lugar na superfície terrestre.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

O que são paralelos?

Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S).

Além de auxiliar na localização, o Trópico de Câncer é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra durante os solstícios no Hemisfério Norte. O Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao Hemisfério Sul.

Além desses paralelos, também merecem destaque os círculos polares. Ao Norte, o Círculo Polar Ártico assinala o limite da iluminação solar sobre a região polar durante os solstícios no Hemisfério Norte. O mesmo acontece com o Círculo Polar Antártico em relação ao Hemisfério Sul.

O que são meridianos?

Meridianos são semicírculos que vão de um polo ao outro (um extremo ao outro da Terra).

Desde a Convenção Internacional do Meridiano, realizada em Washington no ano de 1884, foi consolidado que a referência mundial seria o Meridiano de Greenwich (possui esse nome por passar por Greenwich, subúrbio de Londres, Reino Unido), que divide o globo terrestre em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental).

O meridiano oposto a Greenwich é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome pois determina a mudança de data, ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

O que são coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas determinadas pelos paralelos e meridianos, que se cruzam e formam um sistema que permite a localização de pontos na superfície terrestre. Nesses cruzamentos, os paralelos indicam a latitude, e os meridianos indicam a longitude.

Mapa com representação das linhas imaginárias dos paralelos e meridianos

Exercício de fixação

ENEM

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa - choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49' N, Longitude 23°49' W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

(KLINK, A. PARATI: ENTRE DOIS POLOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1998(ADAPTADO))

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

A a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

B o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os pólos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

C a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

D a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

E a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Como são chamados os círculos que cortam a Terra verticalmente de um polo ao outro?

Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os! A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.

Quais são os círculos que cortam a Terra verticalmente?

Para a determinação da posição de qualquer coisa sobre a superfície da Terra, ela foi dividida por círculos no sentido vertical e no sentido horizontal. Estes círculos são chamados meridianos e paralelos. Meridianos são grandes círculos que passam pelos polos terrestres.

O que são meridianos e paralelos?

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

Qual o nome da linha que divide a Terra?

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.