Onde ver o numero do pis na carteira de trabalho

O PIS/NIS é um número de cadastro feito pela caixa que identifica trabalhadores, beneficiários de programas sociais, entre outros, e que serve para o recolhimento de benefícios vinculados à sua carteira de trabalho. A seguir, saiba mais detalhes sobre esse número e qual a diferença entre as nomenclaturas.

  • Como saber o número do PIS/NIS pela internet
  • Quem tem direito ao FGTS?
Onde ver o numero do pis na carteira de trabalho
Definição de PIS/NIS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

De acordo com a Caixa, o NIS/PIS é o Número de Identificação Social — é um número de cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal e em que devem ser cadastrados:

  • o trabalhador: vinculado à empresa, cooperativa ou empregador pessoa física;
  • os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo Gestor do Programa);
  • o diretor não-empregado quando optante pelo FGTS;
  • os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Para os trabalhadores, este número será utilizado para identificá-lo no recolhimento e recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e no ato da aposentadoria.

Para os demais cadastrados, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação nas Políticas Públicas ou emissão da CTPS.

Pode acontecer de uma pessoa ter um NIS sem ainda ser um trabalhador (por isso o mesmo número), e esse número deve ser informado à empresa no momento da contratação, evitando assim um eventual cadastramento em duplicidade no sistema.

Onde ver o numero do pis na carteira de trabalho
Carteira de Trabalho Digital (Imagem: Agência Brasil)

Qual a diferença entre PIS e NIS?

Pode parecer um pouco confuso, mas note que PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (Número de Identificação Social, também chamado de NIT) são exatamente o mesmo número. Mas eles podem ser gerados em duas bases de dados diferentes.

O PIS é gerado logo que você assina a carteira de trabalho no seu primeiro emprego. O NIS nasce por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo como o Bolsa Família.

Sendo assim, uma inscrição no NIS é atribuída para identificação de cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se um PIS. Um PIS é um NIS com dado de vínculo empregatício.​

Com informações: CAIXA e Valor

INSSNISPIS

Postagem Criada em: 17/08/2021 às 15h51

  • Como cadastrar o número do PIS carteira de trabalho digital?
  • Onde encontrar o número do PIS na carteira de trabalho antiga?
  • Como saber o número do PIS na carteira de trabalho digital?
    • Quer saber mais?

Número do PIS: como cadastrar o PIS na carteira de trabalho, onde encontrar o número da carteira física e como encontrar na versão digital

O PIS é o número de identificação social e também pode ser encontrado como NIS ou PIS/PASEP, a numeração é utilizada como forma de identificar um cidadão e gerar os benefícios trabalhistas que possui direito, como o seguro-desemprego e o abono salarial. É comum que os cidadãos possuam essa número em mãos por meio da carteira de trabalho.

Contudo, com a substituição da carteira de trabalho física para a versão digital muitas dúvidas foram encontradas entre a população que ainda se acostuma com a mudança. Por isso, abaixo estão as principais questões relacionadas ao número do PIS e a carteira de trabalho digital.

Como saber se vou receber a 5ª parcela do auxílio emergencial 2021?

Como cadastrar o número do PIS carteira de trabalho digital?

O número do PIS é gerado logo após a assinatura da carteira de trabalho, no primeiro emprego CLT do cidadão. Dessa forma, o cadastro do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal para que seja possível reconhecer o trabalhador e gerar os benefícios que possuem direito como o recolhimento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria.

Sendo assim, o PIS é cadastrado de forma automática pela Caixa Econômica, não sendo necessária a presença do cidadão em nenhum posto de atendimento ou solicitação. O número será apresentado na carteira de trabalho digital ou física, quando era utilizada, assim como o número do NIS que indica o recebimento de benefícios sociais.

Onde ver o numero do pis na carteira de trabalho

Onde encontrar o número do PIS na carteira de trabalho antiga?

A carteira de trabalho física foi substituída pela sua versão digital, que pode ser acessada pela internet ou aplicativo utilizando um celular. O número do PIS pode ser encontrado em sua versão antiga, assim ele se encontra na parte superior da primeira página, a que possuem a foto do cidadão e é identificado como PIS/PASEP.

Contudo, algumas versões mais antigas podem contar com o número exposto em um cartão em anexo a carteira de trabalho. Ou seja, um cartão que informa apenas o número do PIS/PASEP que se encontra separado da carteira física. Em casos de perda do anexo, o cidadão pode encontrar o número desejado pela internet utilizando alguns meios que serão citados a seguir.

Acesse, compare e peça já o seu empréstimo pessoal!

Como saber o número do PIS na carteira de trabalho digital?

Para consultar o número do PIS na carteira de trabalho digital basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital em seu celular;
  2. Na tela inicial clique em “Entrar”;
  3. Digite o seu número de CPF no campo indicado e clique em “Avançar”, se não possuir uma conta do Gov.br clique em “Crie sua conta”;
  4. Digite a senha utilizada no Gov.br e clique em “Entrar”;
  5. Após entrar no aplicativo acesse a opção “Contratos” e os contratos registrados carteira serão exibidos;
  6. Na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será exibido em conjunto com outros dados;

O número do PIS é uma informação presente na versão digital da carteira de trabalho e além dela existem outras opções de consulta do dado, como:

  • Carteira de trabalho física;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão cidadão;
  • Cadastro Único;

Além disso, é possível consultar o número do PIS utilizando o CPF ao entrar no site do INSS. As opções estão disponíveis para consulta do número do PIS já que o mesmo número pode ser encontrado com a nomenclatura NIS. Isso significa que o cidadão que já possuem o NIS não precisará de um novo número pois os dois números são gerados e utilizados pela Caixa Econômica, apenas indicam diferentes situações.

Calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio é divulgado

E então, restou mais alguma dúvida sobre como encontrar o número do PIS na carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Quer saber mais?

Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em seu e-mail.

Onde ver o numero do pis na carteira de trabalho

Próximo artigo

Vai ter saque emergencial do FGTS em 2021?

O que é e como funciona o FGTS emergencial?Qual é o calendário […]

Ler artigo completo

Onde fica o número do PIS na minha carteira de trabalho?

No modelo atual da Carteira de Trabalho, é bem fácil encontrar o número do PIS. Ele está localizado logo na primeira página do documento, na parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”.

Como saber o número do PIS?

Você pode encontrar o número na Carteira de Trabalho, nos extratos de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no seu Cartão Cidadão ou ser obtido em qualquer agência da Caixa. Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados.