Onde pegar o cartão do auxílio Brasil?

O novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser entregue para uma parte dos beneficiários. Enquanto isso, a primeira das cinco parcelas de R$ 600 já começou a ser paga a quase 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Onde pegar o cartão do auxílio Brasil?
Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL podem retirar seus CARTÕES de SAQUE nestes pontos de coleta. (Imagem: FDR)

A prioridade no recebimento do cartão do Auxílio Brasil é para os beneficiários que foram incluídos no programa a partir de dezembro do ano passado. Antes de tudo, é importante saber que ninguém precisa solicitar os cartões, pois eles são distribuídos de forma automática. 

O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, os beneficiários poderão usá-lo na função débito e fazer saques em terminais da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em bancos 24 horas.

A vantagem é que o beneficiário não precisa se submeter a nenhum procedimento de solicitação, pois o envio é automático pelos Correios para os endereços cadastrados. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.

A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já o verso do cartão apresenta estes dados:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Desbloqueio o cartão do Auxílio Brasil?

Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem.

A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa. Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  • Clique em “criar senha do cartão”. 

Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.

MAIS LIDAS

Veja também

Como saber se o meu cartão do Auxílio Brasil chegou?

Dessa forma, para acompanhar o envio do cartão basta ligar na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou ir até uma agência da Caixa.

Como receber cartão do Auxílio Brasil?

Acesse o aplicativo Caixa Tem; Selecione a opção “Auxílio Brasil”; Clique em “criar senha do cartão”..
Identificação do Programa Auxílio Brasil;.
Número do cartão;.
NIS do Responsável Familiar (RF);.
Nome do RF;.
Validade do cartão;.
Número da conta..

Quando vou receber meu cartão do Auxílio Brasil?

No total, os Correios irão distribuir 6,6 milhões de novos cartões para as famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021. Para o primeiro mês de distribuição, a previsão é que sejam entregues mais de 3 milhões de novos cartões.