Onde está escrito na Bíblia Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Numa tradução generalizada, a qual não condiz com o original porque os pescadores não usavam espadas e sim facões: “Pedro embainha a tua espada, pois quem lança mão da espada morrerá pela espada”, ou ainda: “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Como diz o ditado quem com ferro fere com ferro será ferido?

Quem com ferro fere, com ferro será ferido Ditado popular usado para o senso de justiça: significa que as pessoas que prejudicam às outras serão prejudicadas da mesma forma algum dia.

Quem com ferro fere passagem bíblica?

O gesto desabusado de Pedro foi repreendido, de imediato, por Jesus: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá” (Mateus 26, 52). É de opinião unânime que daí veio o provérbio universalmente repetido: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”. ... A hora é de guardar a espada.

Onde está escrito na Bíblia que quem não vem pelo amor vem pela dor?

Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1).

Onde está escrito na Bíblia Esforça-te que eu te ajudarei?

A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27).

Onde está escrito na Bíblia que não cai uma folha da árvore se não for da vontade de Deus?

Mesmo que o argumento seja o Contexto de Isaías capítulo que nos apresenta Deus soberano, que possui domínio sobre o universo e faz tudo aquilo que deseja realizar, não podemos asseverar que a frase “não cai uma folha se quer de uma árvore sem a permissão de Deus” faz parte dos textos bíblicos de forma ...

Onde está escrito na Bíblia que Deus está no controle de tudo?

Filipenses 4:6,7. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

É interessante perceber que alguns dos mais conhecidos provérbios (ou ditados, ditos populares, frases feitas etc.) usados corriqueiramente pelo povo, estão fundamentados na própria Bíblia.

Vejamos alguns exemplos:

POVO:
“imita a formiga, viverás sem fadiga.”
BÍBLIA:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Pv. 6:6).

POVO:
“quem com ferro fere, com ferro será ferido” , ou: “olho por olho, dente por dente”, ou ainda: “quem com ferro mata, com ferro morre”.
BÍBLIA:
“Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente: como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará” (Lv. 24:20).

POVO:
“os últimos serão os primeiros”.
BÍBLIA:
“Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros” (Mt. 19:30).

POVO:
“Adão precisa ter uma Eva, a quem acuse de seus próprios erros”.
BÍBLIA:
“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gn. 3:12).

POVO:
“cada um colhe aquilo que semeia”, ou: “quem planta, colhe”.
BÍBLIA:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl. 6:7).

POVO:
“o fruto proibido é o mais apetecido”.
BÍBLIA:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn. 3:6).

POVO:
“quem dá aos pobres empresta a Deus”.
BÍBLIA:
“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício” (Pv. 19:17).

POVO:
“a César, o que é de César”.
BÍBLIA:
“E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt. 22:20, 21).

POVO:
“atirar a primeira pedra” (condenar o outro sem olhar as suas próprias culpas).
BÍBLIA:
“E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (Jo. 8:7).

POVO:
“Lavar as mãos” (não assumir as responsabilidade).BÍBLIA:
“Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso” (Mt. 27:24).

POVO:
“arco da velha” ou “história do arco da velha” (história ou coisa espantosa, extraordinária, surpreendente, inverossímil, absurda etc.) O arco da velha refere-se ao arco-íris que aparece na antiga história bíblica de Noé e do dilúvio, e que faz parte da Velha Lei ou Velha Aliança (do Velho Testamento).

POVO:
“rua da amargura” , ou: “arrastar para a rua da amargura”, ou ainda: “levar a cruz ao calvário” (concluir com resignação uma tarefa árdua, conseguir vencer as procelas da vida).
BÍBLIA:
“E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota” (Jo. 19:17).

Fonte: Melodia

Publicidade

Share this:

  • Twitter
  • Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

This entry was posted on novembro 13, 2007 at 12:38 am and is filed under Dicas with tags Bíblia, Jesus, povo, provérbios. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can , or trackback from your own site.

Quem com ferro fere com ferro será ferido Bíblia?

Quem com ferro fere, com ferro será ferido Ditado popular usado para o senso de justiça: significa que as pessoas que prejudicam às outras serão prejudicadas da mesma forma algum dia. Exemplo: “Não vou me preocupar em dar o troca, a vida mesmo o fará.

Onde na Bíblia fala sobre ferro?

A primeira menção que se faz do ferro na Bíblia é em Gn 4.22, onde é citado Tubalcaim como forjador de instrumentos cortantes de bronze e ferro.

Quem com o ferro fere com o ferro?

Quem com ferro fere, com ferro será ferido!

Como o ferro afia o ferro versículo bíblico?

Provérbios 27:17 NVT Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro.