Onde comprar cabo de aço

O que é um Cabo de Aço?

O cabo de aço pode ser entendido como um tipo de corda desenvolvida à partir de vários arames de aço entrelaçados, que juntos proporcionam alta flexibilidade e resistência. Ele é considerado um poderoso elemento de transmissão, capaz de suportar e elevar cargas de pesos variados.    

De onde surgiu o Cabo de Aço?

O cabo de aço surgiu por volta de 1834, à partir dos estudos do administrador de mineração alemão, Wilhelm August Julius Albert. A elaboração dos cabos de aço deu-se através da necessidade de substituir as correntes que eram utilizadas nas minas de carvão.

Os trabalhos realizados nas minas, exigiam um material que fosse suficientemente forte para suspender pesos significativos em profundidades maiores, já que os materiais que eram utilizados, haviam se tornado totalmente impraticáveis para tais atividades.

Assim, Wilhelm pensou em trançar vários arames de aço, com o intuito de adquirir um material que unisse dois elementos muito importantes: alta resistência e flexibilidade. 

Os cabos eram elaborados por fios de aço obtidos através de um processo de esticamento, conhecido como “trefilação”. O primeiro cabo de aço foi desenvolvido com apenas 3 pernas, sendo cada uma incorporada por 4 arames, cujos diâmetros eram de 3,5 mm e uma resistência à tração de aproximadamente 520 N.m. Na época, eles eram excelentes para suprir as necessidades trabalhistas.

Quando os cabos começaram a ser desenvolvidos, era muito comum a utilização de ferro forjado na fabricação dos arames. Hoje, através de múltiplos estudos, entende-se que o aço é o melhor material para ser utilizado, já que garante a qualidade, flexibilidade e resistência que as atividades exigem.

Onde comprar cabo de aço

Onde comprar cabo de aço

Mas afinal, para que serve um cabo de aço?

Os cabos de aço estão por toda parte! Na construção civil, nos edifícios, nos setores industriais e até nos esportes, como em alpinismo e tirolesa, por exemplo, em que os usuários utilizam lingas de cabos de aço para garantir a segurança da execução. 

Eles são essenciais para servir de suporte para grandes estruturas fixas e para a elevação, movimentação e amarração de cargas. São recomendáveis para uso em diversos tipos de máquinas, em elevadores, guindastes, escavadeiras, pontes rolantes, entre outros. 

Ele trabalha juntamente com outros acessórios, como anilhas/sapatilhos galvanizados, esticadores e grampos.  

Qual a composição de um cabo de aço?

A matéria prima de um cabo de aço é composta por um número de pernas, pela quantidade de arames introduzidos em cada uma delas (adquiridos através do processo de esticamento), pelo tipo de alma, entre outros aspectos. 

As pernas de um cabo, por exemplo, são desenvolvidas à partir de um conjunto de arames entrelaçados entre si. Elas podem ser fabricadas em uma, duas ou mais operações, de acordo com a sua composição. 

Quais são os tipos de alma dos cabos de aço?

A alma de um cabo de aço é entendida como um núcleo instalado em torno de onde as pernas são torcidas, recebendo o formato de “hélice”. O seu objetivo é garantir com que as pernas estejam sempre posicionadas da maneira correta para que o esforço aplicado no cabo de aço possa ser distribuído igualmente entre elas.

Existem dois tipos de almas que estão instaladas em um cabo de aço:

Alma de Fibra

A alma de fibra pode ser tanto de fibra natural (AF), de fibra artificial/sintética (AFA), quanto de aço (AA). Ela é a responsável por oferecer maior flexibilidade ao cabo de aço, porém possui menor resistência à tração. 

Alma de Aço

A alma de aço pode ser formada por uma perna de cabo (AA) ou por um cabo de aço independente (AACI). Ela proporciona maior resistência a amassamentos e ainda é capaz de aumentar a resistência de tração, diferentemente da alma de fibra.

Onde comprar cabo de aço

Onde comprar cabo de aço

Quando trabalhar com alma de fibra e alma de aço?

A alma de fibra é indicada para aplicações que exigem maior flexibilidade e para trabalhar em ambientes com temperatura abaixo de 82ºC. Além disso é uma ótima solução para quando o cabo de aço for enrolado ordenadamente no tambor. 

Já a alma de fibra artificial (AFA) é indicada para trabalhar em ambientes sujeitos a intempéries, pois não se deteriora, nem absorve a umidade.

A alma de aço é a solução perfeita para aplicações que exijam maior resistência a amassamentos e para trabalhos realizados em ambientes que possuam temperaturas superiores a 82ºC. Diferentemente da alma de fibra, ela é recomendada para quando o cabo não for enrolado ordenadamente no tambor.

Quais são os tipos de cabos de aço disponíveis?

 Os cabos de aço foram desenvolvidos com o intuito de suprir as necessidades dos mais diversificados segmentos do mercado:

Cabo de aço galvanizado

Os cabos de aço galvanizados são produzidos à partir de um processo de galvanização conduzido por um banho de imersão quente. Nesse processo, acontece o revestimento com uma fina camada de zinco para garantir maior resistência a oxidação. Eles são recomendados para locais que estejam sujeitos a atritos durante as atividades.

Suas principais aplicações são para os setores de indústria pesqueira, naval, marinha, tirantes estruturais e plataformas offshore (segmento que atende as necessidades de atividades costeiras).

Esse tipo de cabo não precisa, necessariamente, ser lubrificado.

Cabo de aço inoxidável

Os cabos de aço inoxidável, como o nome já diz, foram fabricados para atender as atividades realizadas em ambientes que possuam exposição direta às substâncias corrosivas, como ácido sulfúrico e soluções alcalinas, por exemplo, e que por esse motivo, trabalham com peças que exijam alta resistência à corrosão.

São muito utilizados em guinchos, no setor de aviação, no setor de náutica (para a movimentação das velas), em máquinas e em vários outros segmentos. 

Onde comprar cabo de aço

Onde comprar cabo de aço

Cabo de aço polido

Os cabos de aço polidos são perfeitos para as operações que envolvem atritos, como em guindastes, elevadores, guinchos e escavadeiras, por exemplo. Eles são constituídos por arames de aço convencionais e possuem uma camada externa de graxa para garantir a proteção da peça.

Não são recomendados para atividades que não possuam proteção contra intempéries, ou seja, proteção contra fenômenos da natureza, como chuvas, por exemplo.

Cabo de aço revestido

O cabo de aço revestido recebe esse nome, pois é feito com revestimento de PVC ou de nylon. Ele acompanha uma camada de proteção plástica para proteger a sua parte externa contra ambientes corrosivos.

Esse cabo é popularmente conhecido por ser bastante utilizado em equipamentos de ginástica nas academias, em indústria automobilística, esteiras e correias, em controles industriais, para usos marítimos e para diversos outros segmentos.

Os cabos que possuem revestimento em nylon proporcionam uma resistência a abrasão muito maior do que aqueles que contém o revestimento em PVC.

Aqui na A Mega Loja você encontra os melhores cabos de aço do mercado!

Qual melhor cabo de aço?

Cabos de aço inoxidável Isso ocorre porque, entre os tipos de cabo de aço, o inoxidável é um dos que apresenta maior resistência a corrosão, de modo que as substâncias químicas citadas tendem a ser menos prejudiciais para ele. Por esse motivo, ele é o dispositivo mais indicado para esse tipo de indústria.

Como escolher um cabo de aço?

Dentre os cabos de aço mais indicados para Linha de vida, a NR 18 estabelece que cabos de aços devem ter carga de ruptura equivalente a, no mínimo, 5 (cinco) vezes a carga máxima de trabalho a que estiverem sujeitos e resistência à tração de seus fios de, no mínimo, 160 kgf/mm².

Qual cabo de aço usar?

Qual cabo de aço usar em linhas de vida? Os cabos de aço mais utilizados em linhas de vida na construção civil são os cabos de aço galvanizado, 8 mm, na especificação: 6 x 19 AA (alma de aço). Em projetos específicos, também é utilizado o cabo de aço inoxidável e a composição 6 x 25 AA (alma de aço).

Quantos kilos suporta um cabo de aço?

Produtos similares a Cabo de Aço com Revestimento 1/16" até 153kgf Metro.