O que significa sentir tontura e suor frio?

O que significa sentir tontura e suor frio?

  • Quem somos
  • Para você
  • Para empresas
  • Profissionais da saúde

    1. Home › Blog › Press Releases › Tontura pode ser sinal de doença grave e é preciso sempre procurar um médico

    Tontura pode ser sinal de doença grave e é preciso sempre procurar um médico

    Hospital Sírio-Libanês

    1 min de leitura

    Compartilhar

    Compartilhar

    Pressão alta, colesterol alto e diabetes são alguns dos problemas que podem provocar tonturas

    Quem tem tontura com frequência deve, sem dúvida, procurar um médico para esclarecer a causa. Essa recomendação existe porque as tonturas podem ser consequência de vários tipos de doenças, e precisam ser investigadas para que o tratamento seja efetivo.

    De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

    "O equilíbrio é regulado pelo labirinto [dentro do ouvido] e manda o estímulo para o cérebro. Portanto, doenças que levam aos distúrbios do labirinto ou do cérebro podem causar tonturas", esclarece.

    O otorrinolaringologista explica que quem tem enxaqueca também pode, eventualmente, sofrer com tonturas, pois ela pode influenciar diretamente no funcionamento do labirinto. As variações hormonais na mulher também podem influenciar. "Não são causas frequentes, mas há relatos de alterações hormonais femininas que levam a labirintopatias", diz o médico.

    E os enjoos, que costumam aparecer quando há tontura? Nakandakari explica que os problemas no labirinto podem causar uma alteração no sistema que regula as náuseas, por isso pode provocar esse incômodo ne estômago.

    Diferentemente da pressão alta, a tontura causada pela pressão baixa (hipotensão arterial), no entanto, não está relacionada a problemas no labirinto, e sim com a alteração da circulação sanguínea, quando a pessoa se levanta rapidamente e sente tontura como se fosse desmaiar, diz Nakandakari.

    Procure um médico

    O otorrinolaringologista explica que, sempre que a pessoa sentir algum sintoma relacionado à labirintite, é preciso procurar um médico, já que pode ser um sinal de para outras doenças mais sérias.

    "Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

    Fonte: Coração & Vida

    Nosso Atendimento

    O serviço de Especialidades Médicas Sírio-Libanês reúne equipes médicas e equipes multidisciplinares especializadas, trabalhando de forma integrada para oferecer o que há de melhor em diagnósticos e tratamentos, promoção de saúde, qualidade de vida e planos de cuidados centrados no paciente.

    Contato

    São Paulo (11) 3394-5007

    Brasília (61) 3044-8888
    Agende sua consulta (61) 99955-4558

    Otorrinolaringologia

    Por que sentimos tontura?

    O que significa sentir tontura e suor frio?

    A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida. Além disso raramente pode ser relacionada à problemas visuais, neurológicos ou psicológicos. Ou seja, seus sintomas mais comuns são instabilidade, atordoamento, visão borrada, zumbido no ouvido, náuseas, vômitos e sensação de flutuação. Saiba o que é vertigem.

    A tontura também pode ser caracterizada por:

    Diabetes.

    Assim então em alguns casos, pessoas com diabetes tipo 1 e, raramente, de tipo 2, possuem casos de Hipoglicemia (elevada queda de glicose no sangue), e a tontura é um dos seus sintomas, além do suor frio, sensação de desmaio e náuseas.

    Doença de Ménière.

    Posteriormente essa doença crônica é  causada pelo aumento da pressão da endolinfa; um líquido que fica no labirinto (ouvido). Com este aumento, as células do ouvido responsáveis pelo equilíbrio são afetadas, podendo desencadear em Labirintite, que por sua vez causa tontura, falta de equilíbrio, zumbido, entre outros sintomas menos pertinentes.

    Pressão baixa.

    Também chamada de hipotensão. Contudo acontece quando não há quantidade significativa de sangue fluindo no cérebro. Tontura, alterações de visão, sensação de desmaio são alguns de seus sintomas.

    Anemia.

    Acima de tudo ela acontece quando há falta de oxigênio ou nutrientes no corpo. Contudo o mais comum de se faltar é o ferro, o que pode desencadear em fraqueza, palidez e na tontura.

    Problemas no coração.

    Arritmia cardíaca, doenças das válvulas cardíacas e coração grande são doenças que podem causar tontura. Além disso outra doença  é a Síndrome de Vasovagal, que é quando o paciente apresenta queda repentina e brusca da pressão arterial ou da frequência cardíaca; geralmente em situações de alto estresse, quando se fica muito tempo sem praticar exercícios ou, também, quando se faz exercícios além do recomendável.

    Labirintite.

    Acima de tudo a Labirintite é uma doença que afeta a saúde do labirinto (ouvido), sendo suas estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Posteriormente ela causa tontura, vertigem e sensação de desmaio.

     O que é vertigem?

    Contudo é quando se perde o equilíbrio corporal, parecendo que tudo à sua volta está rodando. Além disso náuseas, vômitos e palidez podem surgir acompanhadas desta condição. Todavia em sua maioria, a vertigem é causada por doenças referentes ao ouvido (síndromes vestibulares periféricas).

    Desequilíbrio, o que pode causar?

    Agende uma Consulta

    O que significa sentir tontura e suor frio?

    Um dos sintomas mais comuns que desencadeiam a tontura é a falta de equilíbrio corporal. Ou seja, a pessoa perde a sensação de equilíbrio e começa a cambalear e sentir a tontura constantemente.Todavia geralmente acontece em idosos. Posteriormente existem situações que podem causar este sintoma.

    São elas:

    • Doenças neurológicas. Parkinson, AVC, Alzheimer e tumor cerebral;
    • Pancada na cabeça;
    • Perda da sensibilidade. Acontece nos pés e nas pernas, geralmente por causa da diabetes;
    • Uso de álcool ou drogas;
    • Uso de remédios. Posteriormente  você encontrará uma lista completa de remédios que podem causar tontura*. 

    Estou sentindo tontura, o que posso fazer?

    O que significa sentir tontura e suor frio?

    Calma. Respire fundo e siga os seguintes passos :

    • Em primeiro lugar, não fique perto da janela ou do prédio, pode ser uma vertigem.
    • Posteriormente, deite no chão e feche os olhos;
    • Logo em seguida, continue respirando fundo e foque nisso;
    • Finalmente ,após melhorar, levante com bastante calma.

    Melhorou? Caso não:

    – Deite-se de novo e peça auxílio para alguém.

    Contudo tabaco, nicotina e outras substâncias presentes no cigarro são tóxicas ao labirinto (ouvido), ou seja, podem provocar ou piorar a tontura.

     

    Os sintomas continuam, e agora?

    Agende uma Consulta

    Acima de tudo essa é uma situação realmente desagradável. Porém procure se acalmar o máximo possível. Contudo existem tratamentos e medicamentos para resolver esse problema.

    Primeiro, faça o seguinte:

    • Consulte um médico para verificar os motivos da tontura e vertigem;
    • É importante ficar em repouso até a averiguação;
    • Talvez você tenha que tomar algum medicamento (como fitoterápicos) e fazer alguns tratamentos (Exercícios de reabilitação labiríntica.);

    Quais medicações podem causar tontura?

    Primeiramente, não se automedique! Acima de tudo é necessário auxilio médico.

    Todavia existem uma série de remédios que podem influenciar na tontura e, posteriormente, no desequilíbrio corporal.

             São eles:

    • Relaxantes musculares; Baclofeno e Ciclobenzaprina.
    • Anti-Inflamatórios; Cetoprofeno, Diclofenato, Nimesulida e Piroxicam.
    • Remédios para controle de pressão ou de batimentos cardíacos; Verapamil, Propranol. Metildopa, Hidroclorotiazida, Anlodipino, Nifedipino, Captopril, Enalapril e Loratadina.
    • Antibióticos, antifúngicos e antivirais; Metronidazol, Cefuroxima, Cefalotina, Cefalexina, Ciprofloxacino, Estreptomicina, Gentamicina, Amicacina, Claritromicina, Cetoconazol e Aciclovir.
    • Antialérgicos; Loratadina, Prometazina e Dexclorferinamina.
    • Sedativos e ansiolíticos; Diazepam, Clonazepam e Lorazepam.
    • Medicamentos para diabetes; Insulina, Gibenclamida e Glimepirida (causam queda de glicemia no sangue).
    • Remédios para asma; Salbutamol e Aminofilina.
    • Antiespasmódicos; Hioscina e Escopolamina (são usados para tratar cólica).
    • Remédios para combater vermes e parasitas; Quinino, Albendazol e Mebendazol.
    • Anticonvulsivantes e Antipsicóticos; Haloperidol, Quetiapina, Risperidona, Carbamazepina, Fenitoína e Gabapentina.
    • Remédios para Parkinson ou alterações de movimento; Seleginina, Levodopa, Carbidopa, Biperideno.
    • Remédios para colesterol e triglicerídeos; Lovastatina, Genfibrozila, Atorvastatina e Sinvastatina.
    • Quimioterápicos ou imunossupressores; Flutamida, Metotrexato e Tamoxifeno.
    • Remédios para próstata ou retenção urinária; Doxazosina e Terazosina. 

    O que posso tomar ou comer em casa para aliviar a tontura?

    O que significa sentir tontura e suor frio?

    Você pode tomar alguns remédios caseiros para aliviar essa sensação. Contudo lembre-se de não exagerar ao comer ou beber e acima de tudo fique atento(a) com as suas possíveis restrições alimentícias.

    São eles:

    • Água. Pode ser desidratação. Isso porque, embora pareça óbvio, o nosso corpo precisa sempre estar hidratado para que os nutrientes cheguem onde devem chegar e tudo funcione bem.  O ouvido interno, por exemplo, acima de tudo é um órgão que está totalmente ligado ao nosso equilíbrio. Porém para ele se sintonizar corretamente com o cérebro, precisa de líquido para enviar os fluidos ao sistema nervoso;
    • Banana. Acima de tudo possuir potássio auxilia na distribuição de água no organismo;
    • Mel. Acima de tudo se o problema for decorrente do cansaço, o mel ajuda dando mais energia para o seu corpo. Assim então por possuir açúcares naturais alivia a sensação de tontura;
    • Limão. A vitamina C encontrada no limão auxilia na absorção de ferro. Contudo dessa forma essa vitamina evita problemas como a anemia (causadora de males como a tontura);

     Além disso medos e crises nervosas podem acarretar na tontura. Mas fique calma(o), esse problema tem solução.

    Agende uma Consulta

    (O que é vertigem)-Quem faz o diagnóstico?

    Primeiro de tudo o diagnóstico é feito por um  Otoneurologista, ou seja, qualquer médico não especializado nesta área não está apto teoricamente, para diagnosticar nesse caso. Posteriormente a otoneurologia é uma ramificação da otorrinolaringologia (que trata ouvido, nariz e garganta) especializada no tratamento e diagnóstico do desiquilíbrio corporal e de transtornos de audição; relacionando-os ao sistema nervoso.

    Tontura-Como a tontura é diagnosticada?

    Contudo isso vai  depender do histórico médico e psicológico da pessoa. Posteriormente o otoneourologista faz alguns procedimentos para avaliar o equilíbrio corporal e a audição.

    Seguem alguns exames pedidos pelo médico:

    • Posturografia: a chamada PDC (posturografia dinâmica computorizada), acima de tudo avalia o equilíbrio junto às percepções visuais, somatossensoriais (condição que nos faz sentir a temperatura, tato, posição do corpo e dor) e vestibulares (audição junta ao equilíbrio corporal). Ou seja ,  o desiquilíbrio acontece quando há a modificação destes fatores.

    Em primeiro lugar no exame, o paciente é colocado em pé sobre uma plataforma e são efetuados os seguintes testes:

    • Posição fixa com os olhos abertos;
    • Posição fixa com os olhos fechados;
    • Fixa, com os olhos abertos, com movimento à sua volta;
    • Em movimento com os olhos abertos e olhos fechados;
    • Plataforma em movimento, com movimentos à volta e olhos abertos.

    Contudo são 20 segundos de duração para cada um dos testes.Posteriormente o  resultado é comparado com as porcentagens normais de faixa etária e altura.

    *Além disso, deve-se suspender a medicação para vertigem 3 dias antes dos exames. Converse com seu médico.

    Eletronistagmografia:

    Similarmente  também conhecido como ENG, esse procedimento é feito para avaliar indiretamente a função vestibular, referente ao equilíbrio corporal, através dos movimentos oculares. Ou seja, tonturas, vertigem e transtornos de equilíbrio também são examinados.

    Isto é, neste  exame são utilizados eletrodos abaixo dos olhos do paciente para se avaliar a movimentação ocular. Contudo ele é dividido em 3 partes:

    Avaliação oculomotora:

    Ou seja, é feita a medição da qualidade, latência (ação e resposta da ação) e velocidade do movimento ocular;

    Posicionamento ocular;Estimulação calórica do sistema vestibular

    Assim então este procedimento é feito para avaliar a qualidade do reflexo.

    Acima de tudo  o exame tem como objetivos verificar a integridade do sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio), confirmar se há lesão no labirinto (ouvido), se existem alterações periféricas e centrais do sistema ocular, ou seja,  identificar assim  se existem agentes etiológicos (vírus, bactérias e protozoários) causando conflitos no organismo e, por fim, determinar qual o tratamento adequado.

    Todavia alguns alimentos podem estimular o labirinto (ouvido) e facilitar a tontura; por exemplo a cafeína do café e refrigerantes e a proteína presente em chás de ervas.

    Tontura-Como é feito o tratamento da tontura e vertigem?

    Agende uma Consulta

    Depende de cada caso. Acima de tudo o médico irá analisar se é necessária a remoção da causa, ou se apenas deve ser feito o seu controle.

    Todavia podem ser feitos alguns exercícios para reabilitar o equilíbrio corporal, utilizando movimentos de cabeça, pescoço e olhos e combinando-os à marcha (andar). Ou seja, tudo depende da situação do paciente, podendo começar o tratamento deitado, depois sentado, em pé e, por último, andando. Veja alguns exemplos:

    • Focalizar o dedo, afastá-lo e aproximá-lo;
    • Movimentar os olhos para cima e para baixo;
    • Atravessar o local com os olhos abertos e com os olhos fechados;
    • Jogar uma bola de uma mão para a outra, acima do nível dos olhos;

    Tontura pode ser pressão baixa. Deite-se no chão e apoie suas pernas em uma altura elevada, acima da cabeça.

    Clínica Sepam: exames, tratamentos e cirurgias

    Marque uma consulta em nossa clínica. São mais de 20 anos tratando ouvido, nariz e garganta.. Aqui você faz consultas , exames e tratamentos,em um só lugar.

    Saiba mais Sobre:

    –Causa da Tontura

    –Labirintite 

    –Labirintite Emocional

    –Reabilitação Labiríntica

    -amigdalas

    Dra Cristiane Vainchelboim
    CRM 77801

    O que causa tontura e suar frio?

    Pressão arterial baixa Quando ocorre hipotensão arterial, mais conhecida por pressão baixa, pode haver uma diminuição de oxigênio que chega no cérebro e em alguns órgãos, podendo não só provocar suores frios, mas também tonturas, palpitações, fraqueza, visão turva, mal estar, palidez ou desmaio.

    O que pode ser tontura com suor excessivo?

    Você pode estar com Labirintite! A labirintite é a inflamação da estrutura do interior do ouvido, chamada de labirinto. O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo.

    O que pode ser tontura enjoo e calafrio?

    De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

    O que é bom para tontura e fraqueza?

    Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:.
    Tomar um ar. ... .
    Beber água. ... .
    Ficar sentado. ... .
    Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ... .
    Comer alguma coisa salgada. ... .
    Comer um doce. ... .
    Redução no nível de glicose. ... .
    Queda de pressão..