O que são energia não renováveis dê exemplos?

A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.

A energia não renovável também é considerada um tipo de energia suja, pois causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, como a destruição de ecossistemas, aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre vários outros problemas. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre as energias consideradas não renováveis.

Petróleo


A gasolina utilizada em automóveis se origina do petróleo

O petróleo é um óleo mineral de cor escura que foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos, como plantas e animais decompostos no subsolo. Esse combustível é muito utilizado na forma de gasolina, diesel, querosene, dentre outros, que produzem muita poluição, aumentando o efeito estufa. Como sabemos, o petróleo não é uma fonte renovável e se seu uso continuar acelerado, ele acabará nos próximos 30 ou 40 anos.

Gás natural


O gás natural é um combustível fóssil que polui menos o meio ambiente

O gás natural, assim como o petróleo, também se encontra no subsolo, e foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de material orgânico. É um gás que polui menos do que o petróleo e o carvão mineral, mas a sua queima também contribui para o efeito estufa. O gás natural pode ser utilizado em indústrias, residências, automóveis e comércio; e caso se mantenha esse ritmo de consumo, as reservas de gás natural poderão se esgotar em 100 anos.

Carvão mineral


O carvão mineral começou a ser usado como fonte de energia na Revolução Industrial

O carvão mineral é uma rocha orgânica encontrada no subsolo terrestre e retirada de lá através da mineração. Esse combustível começou a ser utilizado na Revolução Industrial para movimentar máquinas e locomotivas, sendo que nos dias atuais ele é utilizado na geração de eletricidade nas usinas termelétricas. É uma forma de energia que também polui o meio ambiente, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.

Energia nuclear


O símbolo em amarelo na figura representa radioatividade

Na energia nuclear, também chamada de energia atômica, ocorre a desintegração do núcleo do elemento químico urânio (que possui bastante energia) para gerar a eletricidade. O grande problema desse tipo de energia é que há a produção de um lixo altamente radioativo, que deve ser tratado, transportado e isolado seguindo à risca várias normas de segurança. O contato desse material radioativo com o meio ambiente pode ter consequências desastrosas, podendo causar inúmeras doenças ao ser humano, como o câncer. Além disso, esse lixo radioativo leva de 50 a 250 anos para perder toda a sua radiação. No Brasil, existem duas usinas nucleares que se localizam no estado do Rio de Janeiro (Angra I e Angra II).

As fontes de energia não renováveis encontram-se na natureza em quantidades limitadas e extinguem-se com a sua utilização. São exemplos de fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, dado que é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.

Um dos mais graves problemas ambientais resultante do uso massivo de fontes de energia não renováveis é o chamado aumento do efeito de estufa. As instalações que utilizam combustíveis fósseis não produzem apenas energia, mas também grandes quantidades de vapor de água e de dióxido de carbono (CO2), gás que é um dos principais responsáveis pelo efeito de estufa do planeta. Por outro lado, são ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC), que provocam uma série de modificações ambientais graves e cuja concentração na atmosfera causa a poluição das cidades, a formação de chuvas ácidas, de névoa (denominada smog fotoquímico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentrações elevadas de ozono troposférico.

 

I. Petróleo

II. Carvão

III. Gás Natural

IV. Energia Nuclear

Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil.

Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão. De igual forma, a energia nuclear (urânio) também é um tipo de energia não renovável. O urânio produz uma energia mais eficaz e mais barata que os combustíveis fósseis, no entanto, o seu manuseio é mais complicado, e os dejetos resultantes da sua utilização representam uma maior ameaça para o ser humano.

No panorama atual das fontes de energia, as energias não-renováveis são as mais utilizadas. Uma outra característica deste tipo de energia é o seu potencial para poluição do meio ambiente, pois a sua utilização resulta na libertação de dióxido de carbono, e outros gases tóxicos como o óxido de azoto, de enxofre e hidrocarbonetos. Esses gases são responsáveis pela ocorrência de chuvas ácidas que poluem solos e água. O dióxido de carbono lançado na atmosfera, uma consequência da utilização dos recursos não-renováveis, é um dos principais causadores do efeito de estufa, um dos graves problemas ambientais dos dias de hoje.

Vantagens e desvantagens

Energias não-renováveis apresentam vantagens e desvantagens, sendo que existem mais desvantagens do que vantagens.

O que é energia não renovável dê exemplos?

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

O que são energias renováveis e não renováveis Cite dois exemplos?

As fontes de energia primárias renováveis são: a energia solar, a energia eólica, a energia hídrica, a biomassa, a energia geotérmica, a energia maremotriz e a energia ondomotriz. Já as fontes de energia primárias não renováveis são: o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e a energia nuclear.

O que são renováveis e não renováveis?

A diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é que as fontes renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

O que significa não renováveis?

As energias não renováveis são aquelas que dependem de processos em escala de tempo geológica para se tornarem disponíveis. Isso significa que, caso sejam esgotadas, demorarão muito tempo para se formarem novamente. Petróleo, carvão mineral e gás natural são os principais exemplos de fontes de energia não renováveis.