O que pode ser feito para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa?

Longe de ser apenas uma preocupação teórica, a crise climática afeta profundamente o cotidiano da população mundial. Então, sabendo que isso está acontecendo e é potencializado pelos seres humanos, que tal adotar comportamentos que podem ajudar a frear o aquecimento global?

Essenciais para preservar os recursos naturais do planeta e garantir nossa qualidade de vida, essas mudanças são urgentes. E há estratégias eficazes para ajudar a mitigar as emissões de carbono – afinal, o dióxido de carbono, quando acumulado na atmosfera, acelera o efeito estufa que, apesar de ser necessário para manter a temperatura do planeta, está na origem das mudanças climáticas.

Saiba mais

O que pode ser feito para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa?

O que pode ser feito para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa?

Mesmo pequenas alterações no dia a dia, que envolvem transporte, alimentação e vestuário, entre outros, podem ter um impacto importante na redução das emissões de carbono quando aplicadas individualmente. Imagine, então, a força de dezenas, centenas, milhares, milhões de pessoas, juntas, na busca por um planeta mais saudável!

Para especialistas, o caminho mais indicado é a redução do uso dos combustíveis fósseis e a drástica diminuição do desmatamento. Sanar os problemas resultantes do aquecimento global passa, necessariamente, por reduzir a emissão de gases do efeito estufa --"tanto reduzindo o desmatamento da Amazônia quanto reduzindo a queima de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento", explica Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) que trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais.

E cada um pode (e deve) contribuir para esse movimento. Pode ser através da alimentação, dando preferência por alimentos orgânicos e diminuindo o consumo de carne. Pode ser optando por meios de transporte coletivo, escolhendo veículos que emitem menos CO2 ou indo de bicicleta ou a pé até o destino.

Saiba mais

O que pode ser feito para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa?

"Estamos em uma época em que a ciência tem sido muitas vezes negada, inclusive em relação ao clima", diz o engenheiro Gustavo Assi, diretor de Inovação e Difusão do Conhecimento do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). "Nós podemos aumentar a percepção pública dos tópicos dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Podemos elevar nossa voz como sociedade."

Como reduzir a emissão de carbono

A seguir, listamos algumas dicas para você incorporar atividades mais ecológicas na sua rotina!

Vá de carona para o trabalho
Os combustíveis fósseis são um dos fatores que mais contribuem para danos na camada de ozônio. Então que tal ajudar a diminuir seu uso oferecendo uma carona, ou indo no mesmo veículo que um colega? Menos veículos poluentes nas ruas, menos trânsito, menos emissão de carbono: todo mundo sai ganhando!

Considere também ir de bike
Se possível, diminua a frequência de uso de transportes movidos a combustíveis fósseis. É um esforço a mais, mas já pensou em fazer um trajeto, pelo menos aos finais de semana, usando a bicicleta como alternativa?

Use sacolas reutilizáveis
Que tal diminuir o consumo de plásticos e optar por objetos reutilizáveis? Aposte mais em sacolas retornáveis e de material ecológico. Hoje já existem inúmeras lojas que vendem opções personalizadas para todos os gostos.

Prefira itens cultivados localmente
Comprar alimentos cultivados em lugares mais distantes pode aumentar sua pegada de carbono. Adquiri-los de fazendas locais e nas feiras é uma boa pedida. Para o caso de temperos e especiarias, outra ideia é fazer sua própria horta orgânica. Falta de espaço não serve como desculpa. Esse tipo de cultivo pode ser feito em vasinhos, na janela de casa.

Diminua o consumo de carne
Colocar em prática uma alimentação com menos proteína animal e mais alimentos orgânicos também faz a diferença, não apenas para o planeta, mas também para a sua saúde. Achou uma boa? Comece diminuindo o consumo de carne ao menos uma vez por semana!

Recicle, recicle, recicle
Pode soar repetitivo, mas nunca é demais lembrar: reciclar ajuda a reduzir a incineração de lixo e a lotação de aterros sanitários. Fique de olho nas embalagens para saber se são recicláveis, doe eletrônicos e dê a destinação certa para pilhas e baterias.

Como diminuir a emissão de gases do efeito estufa?

Para comemorar, aqui estão cinco hábitos que você pode adotar no dia a dia para diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo..
Produzir menos lixo. Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. ... .
Ir de transporte público. ... .
Consumir produtos locais. ... .
Moderar no ar-condicionado..

O que podemos fazer para controlar o efeito estufa?

Recicle o lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens. Reutilizando ou reciclando o lixo evita-se a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e reduzir a quantidade de metano.

Que sugestão você daria para reduzir a emissão de poluentes entre os quais os gases estufa destacando a geração de eletricidade Quais seriam os benefícios disso?

Uma possível solução para reduzir as emissões de CO2 seria armazená-lo em salmoura subterrânea, gerando também energia geotérmica e metano como combustíveis.