O que pode ser cabeça zonza?

O que são?

Trata-se de um termo utilizado para descrever diversos sintomas, em que se inclui fraqueza, desequilíbrio, cabeça atordoada, vertigens ou sensação de desmaio. No caso da vertigem, ocorre a particularidade do paciente sentir que ele ou o meio onde se encontra estarem a rodar ou a mover-se.

As tonturas são um dos motivos mais comuns de consulta médica, embora raramente traduzam uma doença grave.

Sintomas

As suas manifestações mais comuns são a falsa sensação de movimento ou de rotação (vertigem), perceção de desmaio, perda de equilíbrio ou instabilidade, cabeça pesada ou um estado de flutuação.

Estes sintomas podem ser causados por múltiplas condições médicas que interferem com os sinais provenientes do cérebro. As tonturas aumentam o risco de quedas e acidentes que podem ser fatais. Por outro lado, se a doença de base não for devidamente tratada e diagnosticada, podem correr outras complicações a longo prazo.

Causas

As sensações associadas às tonturas, a identificação dos fatores que as desencadeiam e a sua duração fornecem algumas pistas sobre as suas possíveis causas.

As vertigens resultam de uma alteração súbita ou temporária da atividade das estruturas situadas no ouvido interno ou a nível cerebral. Esses mecanismos detetam os movimentos e as alterações na posição da cabeça. Se o paciente estiver sentado ou a andar as vertigens tendem a agravar-se. Quando são acentuadas podem associar-se a náuseas, vómitos e desequilíbrio. As causas mais comuns são as inflamações do ouvido interno, a doença de Ménière, a enxaqueca, tumores do nervo acústico ou, mais raramente, um acidente vascular cerebral, hemorragia cerebral ou esclerose múltipla.

A sensação de tontura ou de fraqueza sem perda de consciência pode associar-se a náuseas e palidez e pode resultar de hipotensão arterial ou doença cardíaca (cardiopatia, arritmia, entre outras).

A perda de equilíbrio corresponde à instabilidade sentida durante a marcha e pode resultar de alterações do ouvido interno, perturbações da visão, lesões dos nervos dos membros inferiores, alterações articulares, musculares ou neurológicas, ou de medicamentos como antiepiléticos, sedativos e tranquilizantes.

Existem outras sensações mais difíceis de descrever e que se podem enquadrar na definição de tonturas. As suas origens são diversas e podem incluir alterações do ouvido interno, medicação, ansiedade, anemia, hipoglicemia, otites, desidratação ou excesso de calor.

A idade superior a 65 anos e a existência de antecedentes de tonturas são fatores de risco a considerar.

Diagnóstico

O seu diagnóstico inicia-se pela observação médica, existindo diversos meios auxiliares que podem ser úteis. A ressonância magnética pode ser importante, bem como uma avaliação neurológica, oftalmológica e otorrinolaringológica.

Tratamento

O tratamento depende da causa e dos sintomas associados. Pode passar pela realização de manobras que incidem sobre a posição da cabeça, pelo controlo de doenças do ouvido interno, pela abordagem da doença de Ménière, das enxaquecas ou da ansiedade. Considerando as suas várias origens, a terapêutica tem de ser individualizada e, com frequência, multidisciplinar.

Prevenção

Não é possível preveni-las. O importante é quando estas ocorrem, identificar precocemente a sua causa e tratá-las.

A tontura pode ser sintoma de muitas doenças e, geralmente, não está relacionada à labirintite.

Quando o assunto é tontura, todo mundo já tem na ponta da língua a recomendação: “ah, procure um médico que deve ser labirintite“. 

Mas veja que curioso: a tontura quase nunca é labirintite. Como assim? A labirintite é uma das 40 doenças que podem estar por trás desse sintoma, e a boa notícia é que ela é rara. Segundo o dr. Saulo Nardy Nader, médico neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a labirintite é uma infecção viral ou bacteriana do labirinto, normalmente uma complicação de meningite ou de infecção do ouvido, raríssima. 

“De maneira geral, a gente pegou uma doença que menos acontece e usou o nome dela para todas as outras doenças, olha só que curioso.” 

Listamos 4 doenças mais comuns cujo principal sintoma é a tontura. Acompanhe: 

  • Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

Dentro do labirinto, temos uma espécie de microcristais que, no caso da VPPB,  “escapam” e se alojam onde não deveriam. Assim, ao olhar para cima, virar na cama ou agachar para pegar um lápis no chão, a pessoa sente que tudo gira.

“A VPPB é a doença provocadora de vertigem mais comum. E aí vem a grande mágica por trás: eu não preciso de remédio para tratá-la. O médico consegue fazer manobras com a cabeça da pessoa, em uma velocidade e ângulo específicos, que varrem de volta os cristaizinhos para o lugar e a doença está resolvida”, explica Saulo. 

O neurologista completa: “Já imaginou quanta gente tem por aí com diagnóstico de labirintite, tomando medicamentos sem resultado porque,  na verdade, são os cristais que estão soltos e precisam ser colocados no lugar?”. 

Por isso, a recomendação é procurar um médico neurologista e nunca se automedicar. 

  • Tontura postural perceptual persistente (TPPP)

Também conhecida como tontura perceptual ou vertigem fóbica. É a segunda causa mais comum de tontura em adultos jovens. A pessoa tem dificuldade de explicar os sintomas, e em geral afirma que sente a cabeça “vazia”, pesada, estranha; sente instabilidade, sensação de desequilíbrio, de insegurança, de que vai cair, embora não caia de fato. Os sintomas se intensificam em ambientes com muita informação visual, com excesso de cores, luzes ou movimento, como, por exemplo, shoppings, mercados, igrejas ou estacionamentos, que são locais amplos e com muitos estímulos visuais. 

“Há ainda uma nítida correlação com o emocional. A ansiedade piora muito a tontura e vice-versa. Então, a tontura perceptual é também uma das causas mais comuns que precisam de cuidados.”

Veja também: Entrementes #27 | Ansiedade na quarentena

  • Neurite vestibular – Inflamação do nervo do labirinto

O paciente tem uma inflamação do nervo do labirinto e uma crise de vertigem muito intensa, além de náuseas, dificuldade de equilíbrio e concentração. Quando esse nervo fica inflamado, a informação que seria interpretada normalmente pelo cérebro chega deturpada, causando sintomas que podem aparecer subitamente. Em geral, o paciente vai para o hospital e os sintomas persistem por alguns dias. 

De acordo com Saulo, muitos médicos confundem a enfermidade com AVC, pelo início abrupto dos sintomas. “A missão do médico no pronto-socorro é diferenciar a tontura neurite vestibular de um AVC, que seria muito mais perigoso.” 

  • Doença de Ménière

A doença de Ménière é caracterizada pelo aumento da pressão do líquido que fica dentro do ouvido. “Vamos imaginar que o seu labirinto sofra de pressão alta”, compara Saulo. Quando isso acontece, ocorrem crises de vertigem, zumbido e perda de audição. Normalmente, as crises de vertigem têm mais de 20  minutos de duração, ou seja, são prolongadas e com a presença de fenômeno auditivo. Assim, durante a tontura, o ouvido entope e se ouve um apito ou chiado forte, comprometendo a audição. 

Veja também: O tormento do zumbido

O que fazer quando a cabeça fica zonza?

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:.
Tomar um ar. ... .
Beber água. ... .
Ficar sentado. ... .
Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ... .
Comer alguma coisa salgada. ... .
Comer um doce. ... .
Redução no nível de glicose. ... .
Queda de pressão..

O que pode ser uma sensação estranha na cabeça?

A sensação de cabeça pesada é uma sensação de desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Quando a tontura é preocupante?

Procure um médico "Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Quais os 5 tipos de tontura?

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.