O que permite às mudanças das estações do ano é o eixo de inclinação de rotação da Terra?

O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado?

Seria uma tragédia inominável para a indústria da moda e para todas as top models do mundo. Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera/verão. Além disso, a mesma roupa poderia ser vesti-da durante o ano inteiro.

Existem quatro estações definidas durante o ano porque o eixo da Terra ao girar em redor de si (rotação) é diferente do eixo do giro do planeta ao redor do Sol (translação). Assim, o hemisfério norte recebe mais sol durante metade do ano e o sul na outra metade (veja infográfico). E os pólos passam seis meses praticamente às escuras e os outros seis na maior claridade.

Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir. “Os pólos também passariam a ter um regime normal de dia e noite”, diz o geofísico Igor Pacca, da Universidade de São Paulo. Segundo os geofísicos, não há nenhuma indicação de que isso possa acontecer. Mas esse eixo, apesar de manter uma certa inclinação em relação ao eixo de translação, muda de lugar, mais ou menos como um pião que gira. Hoje, por exemplo, olhando-se a Terra de frente, ele está inclinado para a direita. Com isso, o hemisfério norte recebe mais calor entre abril e setembro e o sul entre outubro e março. Mas daqui há 13 000 anos, ele vai estar voltado para a esquerda e as estações terão se invertido.

Continua após a publicidade

  • Clima
  • Como funciona
  • Curiosidades

O que permite às mudanças das estações do ano é o eixo de inclinação de rotação da Terra?

Eixo inclinado da Terra cria as estações do ano

O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado? Seria uma tragédia inominável para a indústria da moda e para todas as top models do mundo. Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera/verão. Além disso, a mesma roupa poderia ser vesti-da durante o ano […]

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

380 palavras 2 páginas

• As Estações do ano e a inclinação da terra
Se o Eixo de rotação da Terra não fosse inclinado,não teríamos as estações de ano.Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. A ocorrência das estações do ano depende de duas propriedades do eixo da Terra: primeira ele está inclinado com relação á órbita que a Terra faz ao redor do Sol; segunda essa inclinação é sempre a mesma, ou seja, o eixo aponta sempre para a mesma posição.
Existem quatro estações definidas durante o ano porque o eixo da Terra ao girar em redor de si é diferente do eixo do giro do planeta ao redor do Sol. Assim, o hemisfério norte recebe mais sol durante metade do ano e o sul na outra metade. E os pólos passam seis meses praticamente às escuras e os outros seis na maior claridade.
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir.
Como a distância entre a Terra e o Sol varia durante o ano coincidindo que está mais longe no inverno e mais perto no verão, muita gente pensa que esse é o motivo das estações do ano. Mas, não é isso que acontece. É verdade que quando estamos no verão o Sol está mais perto e por isso recebemos mais energia do que no verão. Mas se olharmos proporcionalmente, a energia recebida por cada hemisfério em suas respectivas estações estão muito mais ligada à inclinada do eixo da Terra do que à distância Terra-Sol. http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html http://super.abril.com.br/tecnologia/eixo-inclinado-terra-cria-estacoes-ano-437003.shtml

Relacionados

  • Computação

    6551 palavras | 27 páginas

    Que a Terra gira à volta do sol, e não o contrário, é uma verdade que não foi aceite até ao século XVII. Só então se percebeu porque temos estações do ano. As estações do ano resultam da inclinação do eixo da Terra em relação à eclíptica (curva descrita pelo Sol no seu movimento aparente ao longo do ano). As diversas regiões da terra variam de inclinação em relação ao plano do Sol ao longo do ano e os raios do Sol incidem nas diversas partes com ângulos diferentes, dividindo-a em zonas….

  • Estações do Ano

    1052 palavras | 5 páginas

    Introdução 4 Estações do Ano 5 Verão: 5 Outono: 6 Inverno: 6 Estações do Ano: 7 Rotação 8 Translação 8 Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10 Introdução Nesse trabalho iremos falar sobre as estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno), daremos uma breve descrição de cada uma, mas nosso foco central será o que acontece com a terra para que aconteça as estações do ano, no final colocaremos algumas imagens para complementar. Estações do Ano Primavera: É….

  • Trabalho TFGE (Estações do ano e o movimento planetário)

    696 palavras | 3 páginas

    br/gravitacao/as-leis-de-kepler-1571-1630.html#ixzz3ZqhhkvER Questão 2 Embora as estações do ano estejam relacionadas com o movimento de translação, não quer dizer que seja verão numa região porque a Terra está mais próxima do Sol. Sabemos que numa mesma época do ano é verão num hemisfério e inverno no outro. Na verdade, temos que estar atentos para a inclinação da Terra. As estações do ano estão relacionadas com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita. Se observarmos bem, perceberemos que….

  • Estações do Ano

    669 palavras | 3 páginas

    Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. HISTÓRIA Inicialmente o ano era dividido em duas partes: O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada….

  • Nenhum Trabalho

    1849 palavras | 8 páginas

    As estações do ano Objetivo Compreender o sistema solar e fenômenos cíclicos ligados a ele, como as estações do ano na Terra. Conteúdos - Sistema Terra, Lua e Sol. - Movimento de translação da Terra. - Inclinação do eixo de rotação da Terra. - Estações do ano. Ano 8º. Tempo estimado 6 aulas. Material necessário - Um globo terrestre. - Um abajur (apenas com a lâmpada, sem cúpula). - Um pião. Desenvolvimento 1ª etapa Problematize o tema com os estudantes….

  • Movimentos da terra e estações do ano

    716 palavras | 3 páginas

    Movimento Anual do Sol e as Estações do Ano Devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, o Sol aparentemente se move entre as estrelas, ao longo do ano, descrevendo uma trajetória na esfera celeste chamada Eclíptica. A Eclíptica é um círculo máximo que tem um inclinação de 23°27′ em relação ao Equador Celeste. É esta inclinação que causa as Estações do ano. Uma observação simples que permite "ver" o movimento do Sol durante o ano é através do gnômon. Um gnômon nada mais é do que….

  • Sistema solar

    3063 palavras | 13 páginas

    conteúdo utilizando slide onde será exposto aos alunos como acontece o movimento de Rotação e Translação da Terra e como esse movimento influencia as estações do ano. Recursos: Data show, giz, lousa, caderno e outros. Avaliação: Será realizada através da participação dos alunos em sala de aula. Neuza Rute Coutinho O movimento de rotação da Terra é o movimento giratório queo planeta Terra realiza em volta de um eixo imaginário, no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou anti-horário ou ainda….

  • ARTIGO

    423 palavras | 2 páginas

    As estações do ano ocorre através da inclinação da terra, em relação ao sol. Esse movimento dura um ano, e é chamado translação, se não houvesse essa inclinação, não existiria estações do ano na terra, cada dia teria 12 horas de luz, e 12 horas de escuridão. Durante o verão, os dias são maiores que as noites, ao longo de 3 meses, durante essa estação, o sol vai se voltando lentamente a direção norte, diminuindo a inclinação. No outono os dias e as noites tem a mesma duração de 12 horas cada, isso….

  • Trabalho De matematica

    659 palavras | 3 páginas

    Martinho, nº 17 Ricardo Almeida, nº 22 INTRODUÇÃO: Para haver dia e noite e estações do ano é necessário movimento, neste caso, movimento do planeta Terra em torno do sol e sobre si mesmo. Porém, antes da Idade Média estes fenómenos eram explicados a partir de um modelo, o modelo geocêntrico que considerava que a Terra se encontrava parada e que o Sol e os outros planetas movimentam-se em torno desta, ou seja, a Terra encontrava-se no centro do Universo. Depois da Idade Média foi criado um novo….

  • ciclo de milankovicht

    628 palavras | 3 páginas

    principal da história da Terra (na medida em que se tornou conhecida nos últimos anos) e não apenas durante a Época Glacial dos últimos dois milhões de anos. Foram os causadores das oscilações no nível do mar, alterações rítmicas de fosseis dos estratos sedimentares do Mesozoico e Cenozoico e mudanças climáticas vegetacionais nos continentes. As variações na órbita da terra chamadas ciclos de Milankovitch pode ser o principal fator que afeta o clima global. A forma da órbita da terra varia de circular para….

Outros Trabalhos Populares

O que permite às mudanças das estações do ano e o eixo de inclinação de rotação da Terra?

Movimento de translação ocorre quando a Terra completa uma volta em torno do Sol, sendo responsável pelas estações do ano. Esse movimento é ligado à rotação do planeta. O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.

Como o eixo de inclinação da Terra influencia as estações do ano?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.

O que causa a inclinação do eixo da Terra?

Inclinação variável Como se sabe, o eixo de rotação da Terra não é ortogonal ao plano no qual ela se movimenta ao redor do Sol. Ele apresenta uma pequena inclinação, que foi provavelmente causada por um impacto que a Terra sofreu de outro corpo celeste no passado remoto.

Porque a inclinação do eixo de rotação e fundamental para a existência das estações do ano responda em seu caderno?

Isso é possível devido ao eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol. Durante o verão, um dos hemisférios recebe maior incidência solar, porque a Terra fica mais inclinada ao norte ou ao sul. Concomitantemente, o outro hemisfério recebe menos raios solares, caracterizando o inverno.