O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?

A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago.

Anatomia da Faringe

O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?
Representação das regiões nasofaríngea, orofaríngea e laringofaríngea e outras estruturas

A faringe é um tubo, cujas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. Ela está localizada na altura da garganta, à frente de vértebras cervicais, fixada na base do crânio. Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.

Nasofaringe

A parte superior da faringe se comunica com as cavidades do nariz, através das coanas, e com as orelhas médias, pela tuba auditiva de cada lado.

Orofaringe

A região orofaríngea é intermediária entre as outras regiões. Comunica-se com a abertura da boca através de uma região denominada istmo das fauces.

Laringofaringe

Mais inferior é a região laringofaríngea, que se comunica com a entrada da laringe (no sistema respiratório) e mais abaixo com a abertura do esôfago (no sistema digestório).

Função

A faringe tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. Durante o percurso, o ar e o alimento nunca se encontram, devido a mecanismos que bloqueiam a entrada de cada um nas vias erradas.

O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?
Esquema mostra como ocorre a deglutição sem mistura de ar e alimento

Para impedir que o alimento vá para as vias respiratórias, durante a deglutição, a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe. Juntamente com isso, o palato mole bloqueia a parte superior da faringe evitando também a entrada do alimento.

Durante o processo de digestão o alimento segue para a faringe depois de ser mastigado e engolido. O bolo alimentar formado percorre toda a faringe através de contrações voluntárias e é levado em seguida para o esôfago.

A faringe recebe o ar vindo das cavidades nasais por meio das cóanas e passa pela laringe, até atingir a traqueia.

Leia também:

  • Sistema Respiratório
  • Sistema Digestório
  • Órgãos do Corpo Humano

O que é Faringite?

Faringite é a inflamação da faringe, que é causada por microrganismos (vírus e bactérias) que entram pelas vias aéreas. O inverno é o período que mais facilita as infecções, pelo clima seco e ambientes com maior aglomeração de pessoas.

O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?
A amigdalite, inflamação das amígdalas ou tonsilas, tem os mesmos sintomas da faringite

Os sintomas são dor de garganta, rouquidão, garganta seca e dificuldade para engolir. No entanto, esses sintomas podem se confundir com outras inflamações da garganta, como a amigdalite e a laringite, que afetam esses órgãos próximos da faringe.

Quando a causa da inflamação é bacteriana (mais comum), o agente causador da doença é a bactéria Streptococcus pyogenes e o tratamento é feito com antibióticos. Se for faringite viral ela é causada por um vírus que pode ser o da gripe comum

Além da faringite bacteriana e viral, a faringe inflamada pode ser causada por alergias, imunidade baixa, infecções respiratórias crônicas (asma e enfisema pulmonar), exposição à poluição e componentes químicos como a fumaça de cigarro.

Confira questões com resolução comentada em exercícios sobre o sistema respiratório.

Recursos do assunto

O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe. A entrada da laringe é coberta por uma pequena aba de tecido (epiglote) que se fecha automaticamente durante a deglutição, impedindo a entrada de alimentos ou líquidos nas vias aéreas.

A traqueia é a maior via aérea. Os ramos da traqueia se bifurcam em duas vias aéreas menores: os brônquios direito e esquerdo, que levam aos dois pulmões.

Cada pulmão é dividido em seções (lobos): três no pulmão direito e dois no pulmão esquerdo. O pulmão esquerdo é um pouco menor que o pulmão direito, uma vez que ele divide o espaço ao lado esquerdo do tórax com o coração.

Interior dos pulmões e vias aéreas

Os próprios brônquios se ramificam várias vezes em vias aéreas menores, terminando nas vias aéreas mais estreitas (os bronquíolos), que têm apenas meio milímetro de diâmetro. As vias aéreas se assemelham a uma árvore invertida, fazendo com que esta parte do sistema respiratório seja também chamada de árvore brônquica. As grandes vias aéreas se mantêm abertas por um tecido conjuntivo fibroso semiflexível, chamado de cartilagem. As vias aéreas menores são sustentadas pelo tecido do pulmão, que as envolve e ao qual estão ligadas. As paredes das vias aéreas menores têm uma camada circular e fina de músculos lisos. Os músculos das vias aéreas podem relaxar ou contrair, mudando assim o tamanho das vias aéreas.

Na extremidade de cada bronquíolo há milhares de pequenos sacos de ar (alvéolos). Juntos, os milhões de alvéolos pulmonares formam uma superfície de mais de 100 metros quadrados. Dentro das paredes alveolares existe uma densa rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados de vasos capilares. A barreira extremamente fina entre o ar e os vasos capilares permite que o oxigênio passe dos alvéolos para o sangue e o dióxido de carbono do sangue nos vasos capilares passe para o ar nos alvéolos.

A pleura é uma membrana escorregadia que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. Ela permite que os pulmões se movam suavemente durante a respiração e quando a pessoa se movimenta. Normalmente, existe apenas uma pequena quantidade de líquido lubrificante entre as duas camadas da pleura. Essas duas camadas deslizam suavemente uma sobre a outra quando os pulmões sofrem alterações de tamanho e forma.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que impede o alimento de passar para as vias respiratórias?

O que impede a passagem dos alimentos para vias respiratórias?

A epiglote funciona como uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e se abre para permitir o fluxo de ar durante a respiração. Desse modo, impede a passagem de ar durante a deglutição e que alimentos entrem na via respiratória durante a respiração.

Porque o alimento não entra nas vias aéreas?

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma espécie de válvula. Durante o ato de engolir o alimento (deglutição), essa válvula se fecha e impede que o alimento siga em direção à via respiratória. Quando estamos respirando, no entanto, a válvula se abre, permitindo o fluxo adequado de ar.

Porque a comida que comemos não vai para o pulmão?

epiglote, uma estrutura de cartilagem coberta de. membrana que fica acima da laringe. Quando ingerimos um alimento, a epiglote abaixa e. fecha a entrada da laringe (assim a comida não vai.

O que impede que a comida vá para as vias aéreas sabendo que a faringe é um órgão comum ao sistema digestório e respiratório?

A epiglote é uma estrutura formada por tecido cartilaginoso, localizada na entrada da laringe, que impede a passagem de alimento para o sistema respiratório.