Qual o nome da região que impede a entrada de alimentos para via respiratória?

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.

Localização e estrutura da epiglote

A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide.

Função da epiglote

A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.

Observe como a epiglote move-se a fim de impedir a entrada de alimento na traqueia.

Qual o nome da região que impede a entrada de alimentos para via respiratória?

Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região. Como a entrada da traqueia está tampada, o alimento só possui um caminho a seguir: o esôfago. Vale frisar que a epiglote não impede a passagem de substâncias gasosas, não obstruindo, portanto, a respiração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O engasgo e sua relação com a epiglote

Algumas vezes, a epiglote falha em sua tarefa de fechar a passagem do sistema respiratório. Nesses casos, o alimento chega à laringe em vez de seguir para o esôfago. Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.

Diferença entre glote e epiglote

Muitas pessoas utilizam os termos glote e epiglote como sinônimos, entretanto, são dois conceitos distintos. A epiglote é a estrutura cartilaginosa que garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório. A glote, por sua vez, é uma região localizada entre as duas pregas vocais.

Qual o nome da região que impede a entrada de alimento para a via respiratória?

A epiglote está situada detrás da língua e tem como função impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório. A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe.

Qual órgão do sistema digestório evitar que os alimentos passam para as vias respiratórias?

A epiglote é uma estrutura formada por tecido cartilaginoso, localizada na entrada da laringe, que impede a passagem de alimento para o sistema respiratório.

O que impede que o alimento vai para os pulmões?

Por que, quando engolimos, a comida não entra na traquéia? Porque você tem uma porta chamada epiglote, na garganta. “Ela se fecha cada vez que você engole”, diz o otorrinolaringologista Mario Munhoz, da Uni-versidade Federal de São Paulo.

O que é a glote é epiglote?

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe. Ela tem a forma de uma folha e está ligada à borda superior da cartilagem tireoide. É importante não confundir epiglote com glote. A glote é o nome dado ao espaço entre as duas pregas vocais.