O que foi a Revolução Industrial e como ela alterou o espaço geográfico?

Nos primórdios da presença humana na Terra, as modificações que o homem produzia eram muito pequenas, sobretudo, antes do desenvolvimento da atividade agrícola. No decorrer da história da humanidade, com o crescimento populacional e com o desenvolvimento de novas técnicas, o domínio de novas tecnologias e os novos instrumentos de produção, as intervenções nas paisagens foram sendo cada vez mais intensas e amplas.

Nesse sentido, um marco na relação sociedade-natureza e no estabelecimento de novas formas de produção foi a Primeira Revolução Industrial.

Essa Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos.

Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas, e, por conseqüência, no espaço geográfico: aumentou a quantidade de profissões, de mercadorias produzidas, de unidades de produção (as fábricas); as cidades passaram a crescer, em alguns casos, num ritmo bastante acelerado; o campo conheceu um processo de mecanização; foram estruturadas ferrovias, que aumentaram a capacidade de circulação de mercadorias e pessoas, além de terem agilizado o transporte; a necessidade por matérias-primas agrícolas e minerais ampliou-se significativamente e, em decorrência disso, muitos povos foram explorados, sobretudo no continente africano.

Essas modificações foram, num primeiro momento, restritas aos países que hoje denominamos de desenvolvidos - diversos da Europa, como Alemanha, França, Bélgica e Holanda entre outros, além da própria Inglaterra; EUA; Japão. A partir de meados do século 20, alguns países subdesenvolvidos se industrializaram, entre eles, o Brasil, mas o processo verificado nesses países é diferente daquele que ocorreu nos desenvolvidos, pois, por exemplo: o capital (dinheiro e máquinas) veio, em boa parte, de fora (de outros países), assim como a tecnologia, por meio de empresas estrangeiras (multinacionais).

Segunda Revolução Industrial

Desde a Primeira Revolução Industrial, o avanço tecnológico passou a atingir um ritmo bastante acelerado e isso se intensificou a partir da segunda metade do século 20 (Terceira Revolução Industrial), com o lançamento contínuo de novos produtos, a elaboração de novas máquinas e o aprimoramento de equipamentos de informática e de robôs, sempre controlados pelas grandes empresas multinacionais que possuem sedes nos países desenvolvidos e por esses países mesmos. Na Segunda Revolução Industrial, entre meados do século 19 e meados do século 20, diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados: automóvel, telefone, televisor, rádio, avião.

Essas situações de avanço tecnológico contínuo e modernização de equipamentos e produtos podem contribuir para que as pessoas desvalorizem o que não é moderno, inclusive, as sociedades que têm uma grande riqueza cultural, nas quais a criatividade humana está presente de forma marcante, como nas diversas sociedades indígenas que habitam o Brasil.

Terceira revolução industrial

Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais.

Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.

Veja também

  • Trabalho

O que foi a Revolução Industrial e como ela alterou o espaço geográfico?
A modificação do espaço geográfico

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Os estudantes devem ter consciência das causas e consequências das transformações espaciais promovidas pelo processo de industrialização. Portanto, aborde esse tema em sala de aula de forma que o conteúdo se torne interessante e, principalmente, promova a conscientização dos alunos acerca do tema proposto.

Inicie a aula questionando sobre a influência exercida pelas indústrias no nosso cotidiano. Em seguida, explique que a atividade industrial promove grandes alterações no espaço geográfico: desmatamento, poluição atmosférica, poluição hídrica, etc. Elucide que o processo de industrialização se manifesta não somente no espaço físico, mas também nos produtos consumidos pela população, nos meios de comunicação, nos meios de transporte, além da infraestrutura desenvolvida por tal atividade.

Posteriormente, apresente os aspectos positivos do processo de industrialização: desenvolvimento econômico, geração de empregos, melhoria da infraestrutura, etc. Aproveite o momento e promova uma discussão acerca dos benefícios gerados mediante a instalação de uma indústria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após esse debate, pergunte aos alunos quais são as principais transformações no espaço geográfico causados pela industrialização e, de modo a despertar o senso crítico sobre o tema, entregue-os a seguinte tira:

O que foi a Revolução Industrial e como ela alterou o espaço geográfico?
http://www.cbpf.br:80/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas.php

Por meio de uma análise é possível detectar que no primeiro quadro há uma presença maior de elementos naturais, destacando, com exclusividade, o Sol. Já na segunda etapa da tira, os elementos naturais ainda são predominantes, no entanto, eles têm menor destaque; o terceiro quadrante, por sua vez, representa a instalação de uma indústria no local, onde há uma grande modificação no espaço geográfico: edificação, poluição atmosférica, asfaltamento, poluição hídrica e desenvolvimento de infraestrutura.

Após tal procedimento, realize um debate sobre as mudanças espaciais provocadas pelo processo de industrialização, atendo-se aos elementos expostos na tira. Em seguida, proponha a busca de possíveis soluções para os problemas ambientais oriundos da atividade industrial, aproveitando também para enfatizar o conceito de desenvolvimento sustentável.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Como a Revolução Industrial alterou o espaço geográfico?

A Revolução Industrial alterou o espaço geográfico principalmente de onde se instalaram as industrias, pelo fluxo migratório de trabalhadores, que viram moradores dos arredores das industrias.

O que foi a Revolução Industrial resposta?

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

Quais as principais consequências da Revolução Industrial no espaço geográfico?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Quais são as principais mudanças trazidas pela Revolução Industrial?

As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.