O que fazer quando a unha encravada inflamada

É muito comum ter unha encravada, o que a maioria das pessoas não sabe é como ela se forma. O motivo do aparecimento da unha encravada pode variar de acordo com cada caso, uma das opções é a carga genética hereditária da formação de raízes (matrizes ungueais) curvadas, o que pode levar a formação da unha encravada constantemente. Outra maneira da unha encravada surgir é quando a pessoa corta a unha muito curta, quase que na carne. Ao fazer isso, ela pode crescer de uma maneira errada e acabar incomodando bastante. Pessoas que usam sapatos fechados e apertados por muito tempo também podem ser mais propensas ao surgimento da unha encravada, pois a unha fica muito pressionada, o que contribui para o desenvolvimento da situação.

Por que dói tanto?

A unha encravada gera uma inflamação no local onde encrava, surgindo muito inchaço e dor. Elas crescem e “perfuram” a pele na margem lateral– geralmente os dedões são os mais afetados por este problema. Com frequência, quando os casos são mais leves, essa inflamação pode ser facilmente tratada em casa mesmo, com alguns cuidados. Mas, se estiver infeccionada, com pus e se a pessoa estiver sentindo muita dor, é recomendável procurar um médico, e o tratamento indicado pode ser a cirurgia.

1 – Deixar o pé de molho na água morna

A água morna, além de relaxar os pés e tirar um pouco a dor, vai amolecer a unha, sendo assim, mais fácil de tratar (cortar ou tirar debaixo da carne).

Pegue um recipiente grande e despeje a água morna e sal (pode-se usar, no lugar do sal: iodo, vinagre branco ou água oxigenada, aí fica ao seu critério).

Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

2 – Massageie o pé durante o tempo que ele estiver de molho

Massagear o dedo em que a unha encravada está instalada é importante para aliviar a inflamação e enfraquecer algum coágulo ou coleção de pus que venha a se formar – massageie o dedo de baixo para cima, do local da inflamação à ponta do dedo durante 1 ou 2 minutos (não mais que isso, porque, se não, pode aumentar mais ainda a inflamação).

3 – Hora de secar o pé

Seque o pé cuidadosamente em uma toalha limpa e não deixe o pé úmido, pois a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias. Coloque almofadas em baixo do pé, deixando-o para cima, pois assim a circulação melhora e combate a infamação.

4 – Passe pomada antibiótica e proteja a unha

Consulte seu médico, pois muitas vezes existe uma infecção associada e se faz necessário o uso de alguma pomada antibiótica. Ao passar a pomada, proteja o dedo com um algodão, para que a unha consiga crescer sem machucar a carne. Passe a pomada de acordo com a prescrição médica e após cada aplicação faça um curativo, para que a pomada fique concentrada no local.

5 – Próximos cuidados

Quando for a hora de cortar a unha, corte reto, sem curvas e longe da carne, ou seja, não corte muito curta. Assim, você previne que a unha encrave de novo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.

A inflamação só ocorre quando a pele do dedo começa a ser machucada pelas unhas, por isso pode ser prevenida

A unha encravada ocorre quando a unha entra em conflito com a pele ao redor e isso geralmente é seguido de uma inflamação do local, gerando vermelhidão e dor. Conforme esse processo avança, pode haver inchaço e formação de pus, com sangramento e dificuldade de calçar os sapatos habituais e até mesmo problemas para andar e praticar exercícios físicos. 

Há uma série de explicações de por que uma unha encrava, desde problemas constitucionais e genéticos, até traumas agudos. No entanto, a causa mais comum é, sem dúvida, o corte errado das unhas dos pés, com arredondamento dos cantinhos. Isso é uma condição necessária e muitas vezes suficiente para que a unha se torne encravada.

Isso significa que, a partir deste momento, a unha, que nasce mais próxima à lateral do dedo, pode começar a machucar a pele dessa região. Esse pequeno trauma leva à inflamação, porque a unha é interpretada pelo organismo como um objeto estranho e o corpo começa a criar defesa contra aquilo que está agredindo a pele.

Neste momento, em geral, as pessoas cutucam o local, na tentativa de aliviar a dor. É assim que da inflamação pode surgir uma infecção verdadeira. Outra causa de infecção é a higiene precária do local, que é mal feita devido à dor. 

Uma unha inflamada precisa, em geral, de tratamento com antibióticos e com antissépticos. É muito importante procurar um médico dermatologista, se esse for o seu caso. Os podólogos pouco podem ajudar quando já existe uma inflamação com possível infecção no local. É o médico que vai avaliar se o tratamento pode ser feito com medidas conservadoras, ou seja: procedimentos de alívio e tratamento clínico, com medicações orais e locais; ou se será necessária uma intervenção cirúrgica.

Muitas vezes tratamos primeiro a inflamação, para depois resolver o encravamento. Uma das formas de tratar a inflamação, conforme já foi explicado anteriormente, é com o uso de antibióticos, mas procedimentos de alívio também podem ser realizados neste momento. Caso isso não se mostre eficaz, podemos tentar o procedimento cirúrgico na unha inflamada. 

Há diversos procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para a correção deste problema. Temos que avaliar uma série de fatores, entre eles se já foi feita uma cirurgia previamente, pois isso talvez mude a conduta cirúrgica.

O procedimento mais realizado é a cantotomia com fenolização da matriz ou a cantotomia com matricectomia cirúrgica. Isso significa cortar o canto da unha e destruir a matriz ou "fábrica da unha" através de um produto químico (o fenol) ou remover cirurgicamente também essa região. No primeiro caso, o paciente não recebe pontos, sendo que eles estão presentes no segundo caso. Quem decide a melhor técnica para cada caso é o especialista, levando em conta vários fatores individuais e técnicos. 

Se ao cortar a sua unha, você geralmente sente um pouco de dor, procure um médico dermatologista para orientá-lo antes que você evolua com inflamação. O maior erro das pessoas é postergar essa ida ao médico com medo de ter que fazer uma cirurgia.

Nos casos agudos e não recorrentes raramente indica-se a cirurgia e é feito o tratamento conservador. Ao evitar o contato com o médico devido a esse receio é que muitas pessoas acabam evoluindo com complicações que vão ter que ser resolvidas cirurgicamente.

Outra recomendação importante é a forma de cortar as unhas corretamente. Elas devem ser cortadas após o banho, quando ainda estão úmidas e de forma quadrada ou reta, sem arredondamento dos cantos. O uso de sapatos pontiagudos, sobretudo quando causam dor nas unhas, é desaconselhado. 

O que fazer para desinflamar a unha encravada?

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

O que é bom para unha inflamada remédio caseiro?

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

O que fazer quando a unha está encravada e com pus?

Tratamento caseiro:.
Em estágio muito inicial, você pode deixar as unhas encravadas de molho em água morna ou quente. Cerca de 20 minutos é suficiente..
Levantar os cantos da unha e colocar ali algodão ou mesmo gaze. ... .
Passe algum cicatrizante ou solução antisséptica para evitar infecção na região..

O que fazer para desinflamar o dedo do pé?

Para reduzir a dor e o inchaço causados pela lesão, mergulhe o dedão afetado em água morna com um pouco de sabão por 10 a 20 minutos. Faça isso três vezes ao dia por duas semanas. Usar sulfato de magnésio pode ajudar a amenizar a dor e a inflamação.