O que é um adenocarcinoma moderadamente diferenciado

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que afeta as glândulas e o tecido epitelial dos órgãos excretores. O termo é derivado de “adeno”, que significa glândula, e “carcinoma”, que descreve um câncer epitelial. É o tipo mais comum de câncer. Entre os principais órgãos afetados estão as mamas, a próstata, o útero, o estômago e o cólon.

Em geral, o caráter agressivo e o crescimento rápido do tumor dificultam o diagnóstico de adenocarcinoma e o tratamento. Com base nos sintomas, o médico pode solicitar exames de sangue e ultrassom, radiografia, e ressonância magnética para realizar o diagnóstico de adenocarcinoma.

Se possível, deve ser realizada uma biópsia para o diagnóstico histológico. Ele divide o câncer em três classificações:

  • Bem diferenciado – possui estrutura própria e pouca capacidade invasiva, é o tipo com melhor prognóstico;|
  • Moderadamente diferenciado – possui um grau maior de invasão do tecido ao redor;|
  • E pouco diferenciado – tipo mais invasivo, com anormalidades no processo de diferenciação com as células normais do organismo.

Como a localização do adenocarcinoma influencia o tratamento

Para o tratamento do adenocarcinoma, quanto antes for identificada a presença e a localização do tumor, melhor. Isso porque este tipo de câncer costuma ser bastante agressivo, com alto risco de metástases e baixas chances de cura.

As opções de tratamento para o adenocarcinoma variam conforme a localização do tumor, mas incluem radioterapia, quimioterapia e a retirada total ou parcial do tumor com cirurgia. Veja os principais tipos de adenocarcinomas e as opções de tratamento:

Próstata

Praticamente todos os casos de câncer de próstata são classificados adenocarcinomas. Por ter lenta evolução e nem sempre gerar sintomas, costuma ser descoberto somente em exames de rotina como o PSA ou o de toque retal.

O tratamento consiste em radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Em alguns casos, especialmente quando a doença é diagnosticada tardiamente, pode haver necessidade de retirada cirúrgica da próstata.

Útero

Entre 10% e 15% dos cânceres de colo do útero são considerados adenocarcinomas. O tratamento depende do estágio em que se encontra a doença, além da localização exata do tumor, a idade da paciente e a condição física geral.

As opções incluem criocirurgia, cirurgia a laser, histerectomia, radioterapia e quimioterapia.

Estômago

Quase 90% dos cânceres de estômago são adenocarcinomas. Em geral, está relacionado a gastrites ou úlceras, e pode gerar sintomas como perda de apetite, má digestão, dor no estômago e anemia.

O tratamento inclui radioterapia e quimioterapia, mas não raro, a única chance de cura vem da retirada completa do tumor através de cirurgia.

Intestino

A maioria dos cânceres colorretais são adenocarcinomas. Assim como o câncer de próstata, costuma ser assintomático nos estágios iniciais, dificultando o diagnóstico. Mas sintomas como dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia, e presença de sangue nas fezes podem ser sinais da presença do adenocarcinoma.

O tratamento inclui cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia biológica, na qual é inserido no organismo um anticorpo que torna o corpo resistente à disseminação da doença.

Além de ajudarem a diagnosticar o câncer de forma mais rápida e eficaz, exames já disponíveis no mercado brasileiro, como o Onconomics Plus permitem a identificação do perfil completo do tumor, o que auxilia na determinação do tratamento.

Com ele, é possível analisar como as células malignas crescem, se multiplicam, desenvolvem novos vasos sanguíneos, proliferam em outras regiões (metástases), o que as alimenta e o que as inibe, e com isso determinar a melhor estratégia para combater o tumor. Se você deseja realizar o exame, não deixe de informar ao seu Médico Oncologista.

Qual o tratamento para adenocarcinoma moderadamente diferenciado?

O tratamento para o adenocarcinoma inclui a remoção cirúrgica do tumor e a aplicabilidade dos consequentes cuidados para evitar as possíveis complicações da doença. Assim sendo, após a cirurgia, o paciente deve passar por uma quimioterapia e/ou radioterapia, para evitar que o tumor possa recidivar.

O que quer dizer adenocarcinoma moderadamente diferenciado?

Moderadamente diferenciado – possui um grau maior de invasão do tecido ao redor;| E pouco diferenciado – tipo mais invasivo, com anormalidades no processo de diferenciação com as células normais do organismo.

O que quer dizer adenocarcinoma diferenciado?

Por exemplo, um adenocarcinoma gástrico bem diferenciado significa que as células do tumor possuem características histológicas semelhantes às células do tecido gástrico. Nessa fase, as células tumorais possuem estrutura de desenvolvimento próprio, mas com pouca capacidade de invadir outras estruturas.

Tem cura adenocarcinoma?

Diagnosticado em fase inicial e adequadamente tratado, a maioria dos adenocarcinomas tem cura. No entanto, é um tipo de câncer de crescimento rápido e de caráter bastante agressivo, pelo que exigem um tratamento eficaz e rápido. Os adenocarcinomas facilmente dão metástases em tecidos não glandulares normais.