O que é meio técnico exemplos?

O que é meio técnico exemplos?

O que é o meio técnico e o meio Técnico-científico informacional?

O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação. [...] é a nova cara do espaço e do tempo (SANTOS, 2013, p. 41).

O que são meios técnicos?

[Geografia] Meio Técnico é como é chamado o processo de produção baseado na tecnologia cientifica-industrial iniciado na Primeira Revolução Industria; em oposição ao Meio Natural onde a produção era fortemente dependente da natureza.

Como se utiliza o conceito de meio natural?

  • Milton Santos utilizou como exemplos do conceito de meio natural as técnicas de pousio, rotação de culturas e agriculta itinerante, em que o uso do solo limitava-se à sua preservação para manter um equilíbrio entre uso e preservação da natureza. A técnica do terraceamento foi desenvolvida em sociedades pré-capitalistas

Qual o período de interferência sobre o meio natural?

  • O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o homem fazia uso sem propiciar grandiosas transformações. Assim, as ações de interferência sobre o meio eram, sobretudo, locais, e a participação das atividades antrópicas, bem como as suas transformações, ...

Qual a relação entre natureza e sociedade?

  • Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo. O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o homem fazia uso sem propiciar grandiosas transformações.

O que é meio técnico exemplos?
O geógrafo Milton Santos (1926-2001) deixou como um dos seus principais legados teóricos, a noção de meio técnico-científico-informacional, correspondente à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico. Para compreender o seu conceito, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem. Portanto, as três etapas mencionadas formam uma periodização do meio geográfico, conforme a sua apropriação pelas atividades humanas.

Meio Natural

O meio natural seria o estágio inicial do processo de produção das atividades humanas. Nesse longo período que marcou o início e a formação das primeiras civilizações, bem como o avanço de todas as sociedades pré-industriais ou não industrializadas, as práticas sociais eram inteiramente dependentes do meio natural. O principal marco das primeiras ações antrópicas foi a Revolução Agrícola (Revolução neolítica ou Transição Demográfica). A interferência do ser humano sobre o ambiente era de pouco impacto, para fins de sobrevivência, a capacidade de recomposição da natureza era maior. Todavia, com o desenvolvimento das sociedades e a invenção da moeda o impacto negativo sobre a natureza trouxe um cenário de preocupação para o momento atual, especialmente, acerca da limitação de recursos existentes e dos efeitos nocivos ao meio ambiente (poluidores).
 

Meio Técnico

Com o passar do tempo, as técnicas e os objetos técnicos progrediram consoante o conhecimento humano, possibilitando as duas primeiras revoluções industriais e a maneira que nós nos relacionamos com o meio à volta. Um novo tipo de sociedade, mais dinâmica, urbana passa a ser a realidade de parcela significativa do mundo. Nos dias de hoje mais da metade da população mora em cidades. O espaço transformou-se em um espaço mecanizado, dotado de uma gama cada vez mais ampla de bens artificiais e mecanizados, em vez de simplesmente culturais. O processo operacionalizado pelo emprego desses novos instrumentos representam para o operariado, segundo Milton Santos, “já não são prolongamentos do seu corpo, mas que representam prolongamentos do território, verdadeiras próteses”.

Meio Técnico-Científico-Informacional

Atualmente, diz-se que estamos vivenciando não mais um meio puramente mecanizado ou tecnicista, mas um meio também marcado pela maior presença das descobertas científicas e das tecnologias da informação, o meio técnico-científico-informacional. Ele representa, sobretudo, o período que se manifestou de maneira mais acabada a partir dos anos 1970 como consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.

O que é meio técnico exemplos?

Publicado por profa.debora

Conteúdo de Sociologia para Ensino Médio Ver todos os posts por profa.debora

Quais são os meios técnicos?

O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo.

O que você entende por meio técnico?

O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação. [...] é a nova cara do espaço e do tempo (SANTOS, 2013, p.

Qual é a principal característica do meio técnico?

O meio técnico-científico-informacional inicia-se na década de 1970; é caracterizado pela aplicação da ciência à técnica, por isto meio técnico científico; mas este meio, estas técnicas são impregnadas de informação e transmitem, acumulam informação, por isto meio técnico- científico-informacional.

Qual é a diferença entre O meio técnico e O meio científico?

O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.