O que e mais importante para a prática do Slackline?

O slackline � uma modalidade esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil nos �ltimos anos. Apresentado como uma brincadeira despretensiosa, em que o atleta tem o objetivo de manter o equil�brio ao caminhar sobre uma fita, esta atividade vem roubando a cena por ser uma �tima oportunidade de trabalhar mente e corpo ao mesmo tempo.

Para quem j� pratica slackline ou para aqueles que est�o interessados em come�ar, � importante ficar atento a algumas orienta��es. O esporte � recomend�vel para todas as idades, mas requer alguns conhecimentos, principalmente, no que se refere aos equipamentos que ser�o utilizados.

Hoje, com a propaga��o do esporte, h� muitas op��es de produtos dispon�veis no mercado. Para escolher sos itens certos, � importante voc� conhecer mais sobre o Slackline. Voc� sabia que ele � dividido em quatro modalidades? Cada uma delas exige um equipamento diferenciado para a sua realiza��o.

Principais modalidades do Slackline:

Trickline: nesta modalidade, a mais popular do Slackline, o objetivo do atleta � executar manobras de equil�brio din�mico. S�o feitas acrobacias sobre a fita. Para a pr�tica, o ideal � adquirir uma fita com comprimento entre 15 e 30 metros e 50 mm de espessura. Estas medidas garantem ao material maior elasticidade, o que facilita o atleta a realizar as ?tricks? (manobras).

Highline: � a modalidade mais radical do Slackline, pois as fitas s�o colocadas em alturas maiores, o que confere maior adrenalina ao esporte. Mas aten��o!! O Highline n�o � recomend�vel para principiantes. Para pratic�-la, o atleta deve ter experi�ncia, muito conhecimento sobre a t�cnica e, principalmente, equipamentos de seguran�a adequados (semelhantes aos utilizados em escaladas).

Longline: � a modalidade destinada aos atletas que querem executar manobras est�ticas. A ideia � aprimorar o equil�brio e a concentra��o ao realizar travessias mais longas. O desafio � cumprir dist�ncias cada vez maiores, por isso, � aconselhado o uso inicial de fita com, pelo menos, 25 metros de cumprimento. Com o tempo ser�o usadas fitas maiores. A ancoragem deve ser feita com aux�lio de mosquet�es.

Waterline: � a modalidade de Slackline sobre a �gua. Podem ser utilizadas fitas destinadas � pr�tica do Trickline ou do Longline, dependendo da dist�ncia a ser percorrida.

Importante: Para qualquer modalidade do Slackline em que a fita ser� presa �s arvores, � importante adquirir um protetor especial. Este material ajuda a preservar a integridade do tronco e, tamb�m, da fita.

Na Nerea voc� encontra todos os equipamentos necess�rios para a pr�tica das modalidades do Slackline. Confira alguns dos nossos produtos:

  • Kit Slackline: h� modelos com faixas com comprimento de 10, 15, 25 e at� 50 metros. Alguns kits acompanham cinta e catraca. Outros s�o mais elaborados, como � o caso do Blue Wing - Elephant que traz dois protetores de �rvore, uma catraca, duas ancoragens (carga de 1000kg) e duas shackles (mosquet�es pra Slackline).
  • Fita: h� op��es diferentes em tamanho e espessura, conforme a modalidade que voc� pretende praticar. Tamb�m h� variedade em cores. A fita rasta ? nas cores verde, amarela e vermelha ? est� entre as mais procuradas pelos atletas. Todos os produtos s�o feitos com materiais de qualidade e oferecidos pelo melhor pre�o.
  • Mosquet�o: � um anel met�lico que possui um segmento m�vel para permitir a passagem da corda. Temos modelos em a�o, altamente resistentes, que garantem maior seguran�a. H� tamb�m aqueles com sistema key-lock , que evita que fitas e cordas enrosquem no gatilho durante o manuseio.
  • Catraca: produto que permite manter a fita esticada.
  • Cadeirinha: equipamento de seguran�a destinado aos praticantes de Highline, dispon�vel em v�rios modelos, marcas e cores. Tudo para garantir o seu conforto e seguran�a na hora de praticar esta modalidade radical.


Dicas para dar os primeiros passos

Interessou pelo Slackline? N�o perca tempo e comece a praticar! Lembre-se destas orienta��es quando estiver prestes a caminhar sobre a fita:

  • Olhe para frente, nunca para baixo;
  • Coloque os bra�os para cima, de prefer�ncia em um �ngulo de 45� com o ombro. Isto ajudar� a manter o equil�brio;
  • Ap�ie o p� com o solado inteiro na fita.


Vantagens para quem pratica:

  • Tonifica os m�sculos;
  • Aumenta a for�a do corpo;
  • Fortalece abd�men e pernas;
  • Previne les�es;
  • Melhora a concentra��o e a autoconfian�a;
  • Diminui o stress.

Se interessou pelo Slackline? Encontre tudo o que voc� precisa para realizar este esporte com seguran�a na Nerea. O pagamento � facilitado podendo ser realizado por meio de transfer�ncia, boleto banc�rio ou no cart�o de credito em at� seis vezes sem juros.

O que é mais importante para a prática do parkour e do slackline?

Um fator importante para o Parkour, são as habilidades motoras que o mesmo desenvolve: movimentos dinâmicos, utilizando basicamente o próprio corpo como sobrecarga, e a força torna-se uma das valências físicas mais utilizadas no Parkour. Mais um ponto relevante encontrado no Parkour e muito utilizado é a flexibilidade.

Quais são as principais características do slackline?

O Slackline é um esporte no qual você deve atravessar uma “corda” de uma extremidade para a outra. A modalidade ajuda a aprimorar a sua forma física e também exige muita concentração. Para praticá-lo é preciso obter equipamentos resistentes e de alta qualidade.

Quais são as capacidades físicas necessárias para a prática do slackline?

Mais força muscular, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios do slackline, modalidade que começa a ganhar as academias. Nada como um esporte ser encarado também como prática de lazer.