O que é dissolução fracionada

A dissolução fracionada é um método de separação de misturas muito utilizado em práticas laboratoriais cuja principal característica é a diferença de solubilidade dos diversos materiais em um determinado solvente.

Assim, de uma forma geral, a dissolução fracionada é utilizada em uma mistura formada por sólidos, ou por um sólido e um líquido, em que um de seus componentes (sólido ou líquido) é solúvel em determinado solvente.

Por exemplo, a uma mistura formada por areia e cloreto de sódio (NaCl) podemos adicionar água (o solvente) porque sabemos que o cloreto de sódio é solúvel em água, mas a areia, não. Como apenas o cloreto de sódio dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.

O que é dissolução fracionada

A dissolução fracionada pode ser utilizada em uma mistura formada por areia e NaCl

Vale ressaltar que a dissolução fracionada não é um método de separação de misturas conclusivo, ou seja, ela não pode ser a única alternativa para a separação dos componentes de uma mistura, pois requer, obrigatoriamente, mais métodos para complementar a separação. Dessa forma, a dissolução fracionada é escolhida, por exemplo, para iniciar o processo de separação de uma mistura.

Alguns métodos mais comuns e complementares à dissolução fracionada são:

  • Filtração simples;

  • Filtração a vácuo;

  • Peneiração;

  • Decantação com funil de bromo;

  • Destilação simples;

  • Destilação fracionada.

Exemplo de aplicação da dissolução fracionada

Suponha que uma certa quantidade de nitrato de sódio (NaNO3), um sal inorgânico, tenha sido misturada acidentalmente a óleo vegetal (utilizado para cozinhar). Sabe-se que o nitrato não é solúvel em óleo vegetal, logo, forma-se uma mistura heterogênea, composta por uma fase líquida (óleo) e uma fase sólida (nitrato).

Para realizar a separação dessa mistura, são necessárias as seguintes etapas:

1a Etapa: Dissolução fracionada

Inicialmente, devemos adicionar água à mistura. Como apenas o nitrato de sódio é solúvel em água, ocorre a dissolução do sal, mas não a do óleo. Ao término dessa etapa, é obtida ainda uma mistura heterogênea, porém, composta por duas fases líquidas – uma delas é o óleo e a outra é a mistura de água e bicarbonato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é dissolução fracionada

Dissolução fracionada da mistura formada por óleo e nitrato

2a Etapa: Decantação com funil de bromo

Após a dissolução fracionada, uma mistura heterogênea é obtida, formada por duas fases líquidas – a superior é o óleo, por ter menor densidade, e a inferior é a água com o sal, por ter maior densidade.

Para uma mistura com essa característica, o ideal é a utilização do funil de bromo:

O que é dissolução fracionada

Funil de bromo utilizado para separar misturas de líquidos imiscíveis

O funil de bromo é um equipamento de vidro que apresenta uma válvula na região inferior do tubo. Quando essa válvula é aberta, o líquido de maior densidade cai no recipiente posicionado abaixo do funil.

O que é dissolução fracionada

Representação da separação de misturas por meio do funil de bromo

O fechamento da válvula ocorre quando todo o líquido mais denso é recolhido no recipiente coletor. Ao final dessa etapa, obtêm-se a mistura (água e sal) no recipiente e o óleo no funil, ou seja, o óleo foi separado.

3a Etapa: Destilação simples

Para finalizar a separação e obter o nitrato de sódio, deve-se fazer uma destilação simples com a mistura formada por água e nitrato, pois trata-se de uma mistura homogênea que apresenta um sólido dissolvido no líquido.

O que é dissolução fracionada

Conjunto de equipamentos necessários para a destilação simples

Quando a mistura (água e nitrato) é aquecida no balão de destilação, a água sofre vaporização e o seu vapor adentra o condensador, sofre condensação e retorna, assim, ao estado líquido para ser recolhida, então, no erlenmeyer. Já o nitrato fica retido no interior do balão.

O que é dissolução fracionada é exemplos?

A dissolução fracionada pode ser utilizada para separar uma mistura entre areia e sal de cozinha, por exemplo. Ao adicionar água, apenas o sal será solubilizado pela água, e a areia formará uma fase sólida, que pode ser separada da fase líquida (água + sal de cozinha) usando um filtro simples.

Que significa dissolução fracionada?

Dissolução fracionada ou extração por solvente é uma técnica utilizada para fazer a separação de misturas heterogêneas que são formadas com mais de dois sólidos. Lembrando que as misturas heterogêneas são aquelas em que a solução apresenta mais de uma fase.

O que é uma dissolução exemplo?

No âmbito da Química, a dissolução consiste na ação de misturar um soluto com um solvente que resulte numa solução homogênea, ou seja, diluição total do soluto. Um exemplo deste tipo de dissolução é a mistura do sal (soluto) com a água (solvente).

Que tipo de mistura pode ser separada por dissolução fracionada?

A dissolução fracionada é usada para separar misturas do tipo sólido-sólido em que um dos sólidos mistura-se em determinado solvente e o outro não. Por exemplo, se tivermos uma mistura de sal e areia, podemos adicionar água para que o sal misture-se nela e separe-se da areia.