O que e a mitose e meiose?

Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose?, eis a divisão, digo, a questão...Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.

Divisão celular

  • O que e a mitose e meiose?

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.

Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.

A divisão da divisão

A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.

O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são:

  • prófase
  • metáfase
  • anáfase
  • telófase

Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.

  • O que e a mitose e meiose?

Da metáfase à telófase

Na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos encontram-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase, por sua vez, as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

Finalmente, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Termina aí a cariocinese (divisão do núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Células sexuais

Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No homem, os espermatozóides se produzem à medida que são utilizados. Durante a ejaculação, eliminam-se em média 300 milhões de células.

Por sua vez, os óvulos já estão formados nos ovários da mulher desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada mês, após a puberdade.

Segunda divisão

A meiose também é dividida em etapas. Além disto, essa divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

A grosso modo, o que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23), é que na prófase I acontecem subfases:

  • leptóteno
  • zigóteno
  • paquíteno
  • diplóteno
  • diacinese

Elas são importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato é importante? Para favorecer a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade.

É importante também que a meiose seja reducional, pois durante a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe. Desse modo, fica garantida a perpetuação da espécie.

Fases da meiose

  • O que e a mitose e meiose?

Leia também

  • Células: Conheça a história de sua descoberta e entenda sua estrutura
  • Microscopia: A descoberta da célula e a teoria celular
  • Membrana celular: A "pele" que envolve a célula
  • Funções celulares: Hemácias, neurônios, leucócitos, óvulos etc
  • Respiração celular: Glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa
  • Sistema imunitário: Células de defesa, anticorpos, vacinas e soros

Qual a diferença entre mitose e meiose?

Mitose e meiose são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.

Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.

O que e a mitose e meiose?

MitoseMeiose
Definição Processo de reprodução assexuada em que a célula se divide em duas, produzindo uma réplica com um número igual de cromossomos. Tipo de reprodução celular em que o número de cromossomos é reduzido pela metade através da separação de cromossomos, produzindo 4 células haploides.
Divisão celular A célula somática divide uma vez. Uma célula reprodutiva se divide duas vezes.
Tipo de reprodução Assexuada. Sexuada.
Número de células-filhas São produzidas 2 células-filhas. Cada célula é diploide (2n), contendo o mesmo número de cromossomos. São produzidas 4 células-filhas. Cada célula é haploide (n), contendo a metade do número de cromossomos da célula original.
Composição genética As células-filhas resultantes da mitose são geneticamente idênticas. As células-filas resultantes contêm diferentes combinações de genes.
Fases da divisão
  1. Prófase
  2. Metáfase
  3. Anáfase
  4. Telófase
  1. Prófase I
  2. Metáfase I
  3. Anáfase I
  4. Telófase I
  5. Prófase II
  6. Metáfase II
  7. Anáfase II
  8. Telófase II
Ocorre em Todos os organismos. Seres humanos, animais, plantas, fungos.
Cruzamento genético Nenhuma recombinação ou cruzamento ocorre. Ocorre recombinação genética pelo processo de cruzamento.
Emparelhamento de homólogos Não. Sim.
Função

Crescimento e regeneração de tecidos, cicatrização, formação de gametas em vegetais, divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.

Diversidade genética através da reprodução sexual, formação dos gametas em animais, formação dos esporos nos vegetais.

Número de divisões 1 2
Número do cromossomos Continua o mesmo. Reduzido pela metade.
Divisão dos centríolos Os centríolos dividem-se durante a anáfase. Durante a anáfase II.
Citocinese Ocorre na telófase.

Ocorre na telófase I e na telófase II.

Cria Tudo, menos células sexuais. Apenas células sexuais: óvulos ou espermatozoides.
Descoberto por Walther Flemming. Oscar Hertwig.

O que é mitose?

Na mitose, o material genético (DNA) em uma célula é duplicado e dividido igualmente entre duas células.

A célula divisória passa por uma série de eventos chamada ciclo celular. O ciclo celular mitótico é iniciado por sinais que indicam que é necessária a produção de novas células, como em processos de crescimento.

No corpo humano, as células somáticas se replicam por mitose. Exemplos de células somáticas incluem células de gordura, células sanguíneas, células da pele ou qualquer célula do corpo que não seja uma célula sexual. A mitose é necessária para substituir as células mortas, células danificadas ou células com curtos períodos de vida.

O que é meiose?

A meiose é o processo pelo qual os gametas (células sexuais) são gerados em organismos que se reproduzem sexualmente. Os gametas são produzidos em gônadas masculinas e femininas e contêm metade do número de cromossomos das células originais.

Novas combinações de genes são introduzidas em uma população através da recombinação genética que ocorre durante a meiose. Assim, ao contrário das duas células geneticamente idênticas, como acontece mitose, o ciclo celular meiótico produz quatro células que são geneticamente diferentes.

Diferenças na função da mitose e da meiose

Embora ambos os tipos de divisão celular sejam encontrados em muitos animais, plantas e fungos, a mitose é mais comum do que a meiose e possui uma variedade maior de funções.

A mitose é responsável pela reprodução assexuada em organismos unicelulares, mas também é o que permite o crescimento celular e o reparo em organismos multicelulares, como humanos.

Durante a mitose, a célula faz um clone exato de si mesmo. Este processo é o que está por trás do crescimento dos humanos, da cura de cortes e lesões, e até mesmo a regeneração de pele, membros e partes de animais como lagartixas e lagartos.

Já a meiose é um tipo mais específico de divisão celular que resulta em gametas, óvulos ou esperma, que contém metade dos cromossomos encontrados em uma célula-mãe. Ao contrário da mitose, a meiose tem um propósito único mas significativo: auxiliar a reprodução sexual. É o processo que permite que os filhos tenham genes em comum com os pais, mas que sejam diferentes deles.

Fases da mitose e meiose

As células gastam cerca de 90% de sua existência em um estágio conhecido como interfase. As células então "se preparam" para a divisão, replicando DNA e duplicando os centríolos. Quando a divisão celular começa, as células entram em fases mitóticas ou meióticas.

Na mitose, o produto final são duas células: a célula original e uma nova célula-filha geneticamente idêntica. A mitose possui quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. As células vegetais possuem uma fase adicional, que ocorre antes da prófase (pré-fase).

A meiose é mais complexa e passa por fases adicionais para criar quatro células haploides geneticamente diferentes que, em seguida, têm o potencial de se combinar e formar uma nova criatura diploide.

Na meiose, existem dois estágios onde a divisão celular ocorre: meiose 1 e meiose 2. Ambos os estágios têm quatro fases próprias. A meiose 1 passa pela prófase 1, metáfase 1, anáfase 1 e telófase 1, enquanto a meiose 2 tem prófase 2, metáfase 2, anáfase 2 e telófase 2.

Veja também a diferença entre:

  • Difusão simples e facilitada
  • Célula animal e Célula vegetal
  • Abiogênese e biogênese
  • Vírus, bactérias e fungos
  • Nidação e menstruação

O que é a mitose e meiose?

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Que a mitose?

A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.

Que a meiose?

A meiose é uma divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas. A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Qual é a função da mitose?

Desenvolvimento de indivíduos: é através de sucessivas divisões mitóticas que o zigoto (célula gerada após o encontro dos gametas) consegue originar todas as células do seu organismo. A mitose, portanto, é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de embriões.