O que acontece na natureza quando espécies de uma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito diferentes?

01. (ACAFE) Uma das aves mais raras do mundo foi “redescoberta” no Cerrado de Minas Gerais

Pesquisadores brasileiros encontraram, em Minas Gerais, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), espécie com ocorrência registrada, pela última vez, em 1941 e considerada extinta por especialistas; segundo autores, o achado demonstra a importância do licenciamento ambiental. Espécie exclusiva do Brasil, a rolinha-do-planalto apresenta olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem, predominantemente, castanho-avermelhada-avermelhada. Descoberta em 1823, a ave só foi vista novamente em 1904 e, depois, em 1941. Desde então sua presença nunca mais foi registrada.

Fonte: O Estadão, 21/05/2016.Disponível em: http://ciencia.estadao.com.br

Assim, é correto afirmar, exceto:

a) Muitos são os fatores antrópicos que levam à extinção das espécies, como por exemplo, o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas, a caça predatória, as atividades agrícolas, o avanço da pecuária e a poluição, dentre outros.

b) O processo de extinção está relacionado exclusivamente à antropização, o que leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema.

c) O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, considerado como um dos hotspots mundiais de biodiversidade. Na flora, encontramos presença de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. Sua fauna é composta por anta, cervo, onça-pintada, suçuarana, tatu-canastra, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá e capivara, entre outros.

d) Os sistemas agropastoris e o extrativismo predatório e pouco sustentável podem levar à fragmentação de um ecossistema. Essa fragmentação poderá provocar a diminuição do número de indivíduos e a população remanescente passar a ter um tamanho menor que o mínimo adequado. Isso poderá acarretar o aumento da homozigosidade e diminuição da heterozigosidade populacional, favorecendo a perda de variação genética e a extinção da espécie.

02. (PUC-RIO) Quais são os fatores bióticos que podem limitar a ocorrência de uma espécie em uma determinada localidade?

a) Precipitação e vento.

b) Disponibilidade de nutrientes e pH do solo.

c) Competição e predação.

d) Temperatura e salinidade da água.

e) Intensidade da luz e sazonalidade.

03. (ETEC) O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos define o solo da Caatinga como pouco profundo, pedregoso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica e que dificilmente armazena as aguas das chuvas. Os afloramentos rochosos existentes se tornam uma característica comum na Caatinga que, associada aos solos rasos, propicia as condições ideais para a vegetação, que cresce nas pedras, em fissuras ou em depressões onde há acumulo de areia, pedregulhos e outros detritos. A vegetação típica encontrada no solo descrito caracteriza-se por apresentar:

a) raízes superficiais para facilitar a sua fixação.

b) folhas grandes e membranáceas para facilitar a realização da fotossíntese.

c) raízes respiratórias denominadas pneumatóforos para obtenção do gás oxigênio.

d) folhas pequenas e modificadas em espinhos para evitar a transpiração excessiva.

e) árvores altas, com folhas grandes, sempre verdes e com extremidades afiladas em goteira.

04. (UECE) Analise as afirmações abaixo.

I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.

II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.

III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II apenas.

b) II e III apenas.

c) I e III apenas.

d) I, II e III.

05. (UEM) Sobre os conceitos em Ecologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Ao dizer onde uma espécie é encontrada e o que faz no local onde vive, estamos nos referindo ao nicho ecológico e à biocenose, respectivamente.

02. Comunidade é o conjunto de organismos que têm o mesmo habitat e constituem uma população.

04. Onívora é a denominação dada aos organismos que ocupam mais de um nível trófico na cadeia alimentar.

08. Ciclo biogeoquímico é a série linear de reações que ocorrem originalmente nos organismos para transferir a energia captada pelos organismos autotróficos.

16. A produtividade primária líquida é a diferença entre a produtividade primária bruta e a biomassa (ou energia) consumida na respiração.

Soma das alternativas corretas:

06. (UECE) Ecologia é uma ciência ampla e complexa, direcionada ao entendimento do funcionamento da natureza, que apresenta conceitos específicos utilizados para definir as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. Considerando os conceitos ecológicos, é correto afirmar que:

a) um ecossistema corresponde a uma região de transição entre duas comunidades, onde se encontra grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

b) a cadeia alimentar é definida pelas interações entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, pela transferência de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.

c) analogicamente, um habitat corresponde ao “endereço” de um ser vivo na natureza, enquanto um nicho ecológico pode ser comparado à “profissão” desempenhada por uma espécie em um determinado ecossistema.

d) biótopo corresponde a áreas geográficas sempre localizadas em elevadas altitudes, nas quais vivem determinadas comunidades compostas predominantemente por espécies endêmicas.

07. (UNICISAL) A figura representa os nichos ecológicos de uma determinada população animal.

O que acontece na natureza quando espécies de uma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito diferentes?

Dadas as afirmativas,

I. Nicho ecológico é uma propriedade da população ou espécie e não do ambiente.

II. Nichos ecológicos são mutáveis.

III. Nichos ecológicos são representados pelas condições em que um organismo (espécie, população) pode persistir (sobreviver e reproduzir-se); são, em geral, maiores do que as condições em que o organismo realmente vive.

IV. As alterações do nicho ecológico são causadas por interações bióticas.

Verifica-se que está(ão) correta(s):

a) I, II, III e IV.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I e II, apenas.

e) III, apenas.

08. (UNIFOR) O novo Código Florestal brasileiro diminui de 30m para 15m a proteção das margens dos riachos com mais de 5m de largura, nas ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE (APPs). Diante da importância da preservação ambiental para todos os níveis tróficos, assinale a alternativa correta:

a) Os manguezais necessitam de proteção permanente, porque são áreas que abrigam uma

rica diversidade biológica.

b) A exploração econômica nas margens de rios e nascentes de áreas de proteção deve ser

estimulada.

c) As queimadas, para produção de pasto, em áreas de proteção são recomendadas, pois

redistribuem os sais minerais no solo.

d) Se o descarte de resíduos em fontes de água potável causar a extinção de um organismo

produtor, os consumidores não serão afetados.

e) O cultivo de plantas exóticas que competem com as espécies locais favorecem o desenvolvimento das espécies ameaçadas.

09. (UEPG) A Ecologia estuda as relações entre os seres vivos e seu ambiente, englobando diversas áreas do conhecimento. Assim, assinale o que for correto.

01. O termo população é empregado para um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em uma determinada área geográfica. Já o conjunto de populações de diferentes espécies de uma mesma região é chamado de comunidade biológica (ou biota).

02. O conjunto de relações e de atividades características da espécie do local, tais como o tipo de alimento utilizado, os hábitos, a moradia e as estratégias de sobrevivência, constituem o nicho ecológico da espécie.

04. A competição entre duas espécies que exploram um mesmo nicho ecológico pode levar a extinção de uma das espécies, a expulsão do território de uma das espécies ou a mudança de nicho de uma ou ambas as espécies.

08. O primeiro componente da cadeia alimentar é sempre um organismo autotrófico, denominado de produtor, o qual capta energia luminosa (ou química, se for quimiossintetizante) e sintetiza a matéria orgânica.

Soma das alternativas corretas:

10. (Unemat) Produtores são organismos autótrofos capazes de produzir matéria orgânica a partir de moléculas inorgânicas simples. Com relação a este grupo de organismos, é correto afirmar que:

a) Os organismos fotossintetizantes são autótrofos e os organismos quimiossintetizantes são considerados heterótrofos.

b) Os produtores obtêm matéria orgânica para seu crescimento pela absorção através das raízes.

c) A matéria orgânica produzida pelos organismos autótrofos pode ser utilizada como potencial fonte de recurso renovável para o setor produtivo, como na fabricação de madeira, etanol ou alimentos.

d) Os organismos do reino das plantas, presentes em ambientes terrestres e aquáticos, são os únicos organismos autótrofos.

11. (PUC-GO) Use o texto abaixo para responder esta questão.

É com certa sabedoria que se diz: pelos olhos se conhece uma pessoa. Bem, há olhares de todos os tipos — dos dissimulados aos da cobiça, seja pelo vil metal ou pelo sexo.

Garimpeiro se conhece pelos olhos. Olhos de febre, que flamejam e reluzem. Há, em suas pupilas, o ouro. O brilho dourado tatua a íris. Trata-se apenas de um reflexo de sua alma e daquilo que corre em suas veias. É um vírus. A princípio, um sonho distante, mas, ao correr dos dias, torna-se uma angustiante busca. Na primeira vez que o ouro fagulha na sua frente, na bateia, toda a alma se contamina e o vírus se transforma em doença incurável.

Todos, no garimpo, têm histórias semelhantes. Têm família, filhos, empregos em suas cidades, nos distantes estados, mas, de repente, espalha-se a notícia do ouro. Então, largam tudo, vendem a roupa do corpo e lá se vão. Caçar o rastro do ouro é a sina. Nos olhos, a febre — um brilho dourado doentio. Sim, é fácil conhecer um garimpeiro.

Todos sabem que, no garimpo, não é lugar para se viver. Mas ninguém abandona o seu posto. Suor, lama, pedregulhos, pepitas douradas, cansaço — é a vida que até o diabo rejeita.

Por onde passam, o rastro da destruição. A Amazônia é nossa. Tratores e retroescavadeiras derrubam e limpam a floresta; as dragas chegam, os rios se contaminam rapidamente de mercúrio. Quem pode mais chora menos. Na trilha do brilho dourado, nada se preserva. Ai daqueles que levantarem alguma voz… No dia seguinte, o corpo é encontrado no meio da selva, um bom prato aos bichos.

(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 5-6. Adaptado.)

A devastação da Floresta Amazônica é mencionada no Texto acima. Essa ação tem causado, ao longo do tempo, a redução da biodiversidade nas áreas afetadas. Para a recuperação de uma área degradada em um determinado bioma, é importante o estudo da ecologia de comunidades para que haja a compreensão das relações existentes antes da degradação. Assim, a ecologia de comunidades compreende o estudo das relações entre (marque a alternativa correta):

a) organismos e o ambiente físico natural.

b) grupos evolutivamente aparentados em uma determinada área durante um certo tempo.

c) o conjunto de populações de diferentes espécies simpátricas.

d) as populações de uma certa espécie.

12. (IFMT)

O que acontece na natureza quando espécies de uma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito diferentes?

Sobre as afirmativas presentes nos textos acima, analise-as e assinale a correta.

a) (03) Ao se alimentar de coco, o caranguejo terá maior quantidade de energia disponível.

b) (02) O exoesqueleto do atrópode acompanha seu crescimento, aumentando de tamanho.

c) (01) Faz referência simultaneamente ao hábitat e ao nicho ecológico do animal.

d) (03) Quando se alimenta de coco, o caranguejo exerce o papel de consumidor secundário.

e) (04) A relação ratazana > caranguejo e caranguejo > ratazana é de canibalismo.

13. (IFMT) A queimada é um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem. Deve-se ressaltar que existe diferença entre a queimada e o incêndio. Este último pode ser definido como uma queimada sem controle. Sobre o processo da queimada, é correto afirmar que:

a) ocorre no período da seca, causada exclusivamente por ação antrópica, o que leva a destruição de hábitat e destruição de espécies.

b) é prejudicial, pois causa extinção de várias espécies sempre que ocorre, não trazendo nenhum benefício para os seres vivos.

c) pode ser natural, e, nem sempre prejudicial, pois algumas sementes necessitam desse processo, o fogo, para germinarem.

d) ocorre sempre nos mesmos meses do ano, junho e julho, em todas as regiões brasileiras, devido à umidade do ar estar muito baixa.

e) é provocada naturalmente por descargas elétricas que caem com muita intensidade entre agosto e setembro, em qualquer região do país.

14. (UFPR) Extinção primária é o desaparecimento de uma espécie decorrente de impactos ambientais causados por ações humanas. A extinção primária de uma espécie pode ter como consequência a extinção de outra espécie. Nesse caso, fala-se em extinção secundária. A probabilidade de ocorrer extinção secundária vai depender de diversos fatores, entre os quais as características da espécie em risco e da sua interação com a primeira espécie extinta. Assinale a alternativa que reúne características que levam a uma maior probabilidade de ocorrer extinção secundária:

O que acontece na natureza quando espécies de uma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito diferentes?

15. (UEM) Pesquisas têm mostrado que aproximadamente 80% dos recifes de corais do Brasil estão ameaçados de extinção devido à extração, ao aquecimento global (que causa o aumento da temperatura média dos oceanos) e às poluições doméstica e industrial. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01. O aumento da temperatura da água dos oceanos causa o branqueamento dos corais, resultado da expulsão das zooxantelas.

02. Os pólipos dos corais formadores dos recifes, embora sejam heterótrofos, dependem também do alimento produzido pelas zooxantelas.

04. A acidificação das águas oceânicas é resultado do aumento dos níveis de CO2, que reage com a água formando o ácido carbônico.

08. O carbonato de cálcio (CaCO3), constituinte do esqueleto de corais, é um exemplo de substância orgânica por conter carbono.

16. A produção de CO2 na queima de combustíveis e nas queimadas provoca o aumento desse gás na atmosfera, diminuindo o efeito estufa, com consequente redução da temperatura média do planeta.

Soma das alternativas corretas: (01-02-04)

16. (UNESPAR) “Em um experimento, foram cultivados separadamente “Paramecium caudatum” e “Paramecium aurelia”. Ambos se desenvolveram, mas o “P. aurelia” cresceu muito mais rapidamente que o “P. caudatum”. Entretanto, quando juntas, em um mesmo meio, o “P. aurelia” multiplicou-se muito mais rapidamente e eliminou o “P. caudatum”.”

(CHEIDA, L. E. Biologia integrada. São Paulo: FTD, 2002)

O experimento descrito acima foi muito importante na formulação do Princípio de Gause ou Princípio da Exclusão Competitiva. Uma das consequências da competição entre duas populações de espécies diferentes, com o mesmo nicho ecológico, é:

a) A extinção de uma das populações e a sobrevivência da outra.

b) A permanência de ambas num espaço comum, sem interferências recíprocas.

c) O fortalecimento dos limites dos nichos preexistentes, sem possibilidade de readaptações destes.

d) Emigração das duas populações, deixando o nicho do local vago.

e) Extinção de ambas, assim que uma delas emigre.

17. (UNIOESTE) O uso de defensivos agrícolas pelo homem:

I. É o único método eficaz no controle de pragas agrícolas.

II. Acarreta a morte de inúmeras espécies e pode levar à diminuição na diversidade dos ecossistemas.

III. Pode levar ao aparecimento de organismos resistentes, mais difíceis de serem eliminados.

IV. Possibilita a eliminação de pragas, de forma seletiva, sem afetar o equilíbrio ecológico.

De acordo com as alternativas acima, assinale:

a) Se I e II forem as alternativas corretas.

b) Se I e III forem as alternativas corretas.

c) Se II e III forem as alternativas corretas.

d) Se I, II e IV forem as alternativas corretas.

e) Se I, III e IV forem as alternativas corretas.

18. (UNICENTRO) Com relação aos eventos que caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.

a) A sucessão primária ocorre em locais desabitados que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica e, por isso, apresentam condições mais favoráveis ao estabelecimento de seres vivos.

b) A sucessão secundária constitui o final da sucessão ecológica quando o máximo de homeostase é atingido, ou seja, a sucessão atinge o clímax, um estado de estabilidade compatível com as condições da região.

c) As briófitas são organismos pioneiros na sucessão biológica, que atuam como produtoras em lugares inóspitos, apresentam eficientes estruturas de dispersão e são formadas por algas envolvidas por filamentos de fungos.

d) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.

e) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica, ou seja, ao aumento da biodiversidade e à estabilização do microclima.

19. (UEPG) Um estudante do ensino médio resolveu avaliar por um período de tempo os peixes de um pequeno riacho no sítio do seu avô. Observou-se que:

I. Havia três conjuntos de indivíduos semelhantes, em que cada um dos conjuntos possuía intrafertilidade e interesterilidade.

II. O conjunto A, com sua boca em forma de ventosa, vivia preferencialmente aderido aos pedregulhos do fundo do rio, alimentava-se da raspagem das algas destas pedras, a fecundação era externa e os ovos eram depositados em cavidades no fundo do córrego.

III. O conjunto B sempre era localizado entre os galhos e folhas da vegetação marginal (ripária) do córrego.

IV. O conjunto C, de maior porte, alimentava-se de indivíduos do conjunto B.

Com relação a estas observações e aos conceitos de ecologia, assinale o que for correto.

01. A observação I se refere ao conceito de espécie biológica, podendo ser identificado três espécies.

02. Em I, III e IV pode ser identificado o conceito de nicho ecológico.

04. O estudante visualizou uma relação ecológica interespecífica desarmônica no item IV.

08. Na ecologia, a observação II exprime o conceito de biocenose.

16. O conceito de habitat pode ser reconhecido na observação III.

Soma das alternativas corretas:

Soma das alternativas corretas: (01 – 04 – 16)

20. (IFPE) O governador da Califórnia (EUA) Jerry Brown declarou, no dia 13 de setembro de 2015, estado de emergência nos condados de Lençol e Lake, após os vários incêndios registrados no norte do estado que forçaram a evacuação de milhares de pessoas e deixou quatro bombeiros feridos. De acordo com os meios de comunicação locais, o fogo consumiu dezenas de casas e os bombeiros continuavam lutando contra o avanço do incêndio, que estava se fortalecendo com os fortes ventos e o tempo seco dos últimos dias. Segundo o canal local “KCBS”, o fogo consumiu cerca de dezesseis mil hectares de floresta e zonas rurais dos condados de Lençol e Lake. Se a floresta de que trata a notícia for a “floresta de coníferas”, podemos afirmar que o fogo causou prejuízo ao bioma:

a) tundra.

b) taiga.

c) pradaria.

d) floresta tropical.

e) savana.

O que acontece na natureza quando espécies de uma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito diferentes?

O que acontece na natureza quando espécies de uma mesma comunidade biológica exploram nichos ecológicos diferentes?

Quando espécies de uma mesma comunidade biológica exploram nichos ecológicos muito parecidos, é instituída entre elas uma competição por recursos menos disponíveis no meio. É comum, por exemplo, que espécies vegetais cujas raízes utilizam a mesma porção do solo compitam por água, minerais e outros recursos.

O que acontece quando duas espécies apresentam nichos ecológicos muito semelhantes?

Princípio de exclusão competitiva O princípio da exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem ter exatamente o mesmo nicho em um habitat e coexistir estavelmente. Isso ocorre porque espécies com nichos idênticos também têm necessidades idênticas, ou seja, elas competiriam exatamente pelos mesmos recursos.

O que ocorrerá se duas espécies que têm o mesmo nicho ecológico que passam a ocupar o mesmo ambiente?

Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção. Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área.

O que acontece quando há sobreposição de nichos?

A sobreposição de nicho acontece quando as necessidades de organismos diferentes são semelhantes. Geralmente esse processo está relacionado ao estabelecimento de relação de competição dependendo da dimensão da sobreposição.