O que a temperatura de um corpo indica sobre as moléculas é ou partículas que o compõe?

O que a temperatura de um corpo indica sobre as moléculas é ou partículas que o compõe?

01.Conceitos básicos

Alguns termos comuns na liguagem cotidiana adquirem um signicado específico na linguagem científica.Exemplo disso é o uso da palavra "calor ", frequentemente associada à temperatura elevada dos corpos. No uso informal,quando queremos dizer que a temperatura ambiente está elevada, e comum a frase "hoje está fazendo muito calor!"

A calorimetria é a área da Física que estuda o calor, sua medida e seus processos de transferência. Para iniciar esse estudo, vejamos o significado científico dos termos básicos associados a essas ideias.

Temperatura

Segundo a teoria cinético- molecular da matéria, todos os corpos são formados por partículas microscópicas(moléculas e átomos principamente)em permanente movimento.Essas partículas têm, portanto, energia cinética.A soma da energia cinética média veja o boxe ao lado) de todas as partículas de um corpo é denominada energia térmica e é medida segundo a grandeza macroscópica chamada temperatura.

Temperatura (T) é a grandeza física que indica a intensidade média de agitação das partículas que compõem um corpo,ou seja é a medida da energia cinética das moléculas e dos átomos de um corpo.

Essa associação entre a temperatura de um corpo e o movimento de suas partículas constituintes evidencia a seguinte relação:maior temperatura indica movimento microscópico mais intenso,e vice - versa.Em outras palavras, quanto maior for a agitação das partículas, maior será a temperatura do sistema.A experiência cotidiana mostra que dois corpos a diferentes temperaturas quando colocados em contato sofrem alteração de temperatura.Essa alteração ocorre até que todo o sistema entre em equilíbrio térmico, que é a situação na qual todos os corpos que compõem um sistema estão á mesma temperatura.

Calor

considere o exemplo:quando se coloca uma lata de refrigerante,á temperatura ambiente, em contato com gelo em um recipiente de isopor, a intenção é resfriar a bebida.Em consequencia, o gelo começa a aquecer e pode derreter.Isso ocorre porque há transferencia espontânea de energia entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas.O corpo mais quente perde energia,e o corpo mais frio recebe energia, até que a temperatura de ambos seja a mesma- ocorre, então, o equílibrio térmico. Dai o calor definir calor.

A transferência espontânea de energia entre os corpos é provocada pela diferencia de temperatura, e essa enegia em trânsito é denominada calor.O sentido natural da transferência de calor é sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, o que ocorre até que os corpos atinjam o equilíbrio térmico.Considere o exemplo ilustrado a seguir:

O que a temperatura de um corpo indica sobre as moléculas é ou partículas que o compõe?

Inicialmente a lata está á temperatura T1 , maior que a da porção de gelo T2

Durante o contato , o corpo mais quente transfre energia para o corpo mais frio

Quando eles atingem a mesma temperatura T, o sistema se encontra em equilíbrio térmico.

Ligado ao tema

Energia cinética média

A energia cinética de cada átomo ou molécula é dada por metade do produto de sua massa m pelo quadrado da velocidade V:                  

Como a quantidade de partículas (átomos, moléculas, íons)que constituem os corpos é muito grande, e elas se movem com velocidades diferentes, trabalha - se com valor médio de velocidade e, portanto, de energia cinética.

O que a temperatura de um corpo indica sobre as moléculas é ou partículas que o compõe?

Ligado ao tema

Hípotermia e hipertermia

O organismo transforma a energia química dos alimentos em outros tipos de energia.Um dele é a energia térmica: o corpo humano é capaz de regular a temperatura corpórea, mantendo a aproximadamente constante no intervalo de 36 a 36,5 graus Celsius.Mas, dependendo da situação, a temperatura do corpo humano pode passar por variações, tanto para mais (hipertermia ou febre) quanto para menos (hipotermia) As razões dessa variação são muitas. A febre, por exemplo, pode estar associada a uma infecção.A febre alta deve ser combatida, para que não cause danos irreversíveis em enzimas que atuam diretamente no metabolismo.E, mais importante, deve - se tratar a causa da febre.O oposto da hipertermia é a fipotermia, na qual a temperatura corpórea fica abaixo de 35ºC.A hipotermia pode ser decorrência de doenças metabólicas, estresse por exposiçao a temperaturas muito baixas sem a devida proteção ,desnutrição, queimaduras ou ingestão de drogas(incluindo - se álcool e sedativos), e também deve ser tratada.

O que a temperatura de um corpo indica sobre as moléculas é ou partículas que o compõe?

Grau de agitação dos átomos ou moléculas de um corpo A temperatura diz respeito à medida da energia cinética ligada ao movimento das partículas. Quanto mais agitados eles estiverem maior será a temperatura, independente dos estados físicos da água, seja sólido, líquido ou gasoso.

O que a temperatura de um corpo informa sobre as partículas que o compõe?

Quanto maior é o grau de agitação das partículas de um corpo, maior é sua temperatura, ou seja, mais elevado é o seu estado térmico. A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro, mas sempre se transfere do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

O que indica a temperatura de um corpo?

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

O que a temperatura faz com as moléculas?

Isso ocorre porque a temperatura é uma medida da agitação térmica das partículas que compõem uma substância. Isso significa que se aumentarmos a temperatura, a agitação das moléculas também aumentará; e o contrário também é verdadeiro: com a diminuição da temperatura, a agitação das moléculas também diminuirá.