Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

A temperatura e a umidade do ar são medidas com um termômetro, mas qual a relação da temperatura com a umidade do ar?

Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

O termômetro é muito útil para medir a temperatura do nosso corpo

A fim de medir a temperatura do ambiente ou a temperatura do corpo, utiliza-se o termômetro.

A temperatura do ar é o que nos faz sentir mais ou menos calor durante o dia. De manhã, tem-se uma temperatura mais baixa que vai aumentando ao longo do dia, e ao anoitecer a temperatura volta a cair. Nas cidades podemos ver termômetros que medem a temperatura durante o dia e durante a noite.

Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

Termômetro utilizado para medir a temperatura na cidade

Existem outros tipos de termômetros. Alguns deles podem ser utilizados para medir a temperatura do nosso corpo: quando estamos doentes e temos a sensação de febre, podemos medir nossa temperatura corporal com um termômetro. Há vários tipos de termômetros, mas todos medem a temperatura corporal da mesma forma.

Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

Termômetros usados para medir a temperatura corporal

Na Figura 1 podemos observar um termômetro de mercúrio. É um termômetro clínico que possui mercúrio (metal líquido) em seu interior. Quando o termômetro é exposto a uma temperatura alta, o líquido em seu interior se expande, informando qual a temperatura daquele corpo. Muitas pessoas não gostam de utilizá-lo por ele ser de vidro e pelo fato de o mercúrio ser um metal tóxico. O contato direto com o mercúrio é prejudicial à saúde. Na Figura 2 observamos um termômetro digital que mede a temperatura corporal por meio de um sensor de medição que há em sua extremidade. Esse tipo de termômetro é mais caro do que os termômetros de mercúrio. Os dois termômetros são muito úteis quando a intenção é medir a temperatura corporal.

A temperatura está intimamente ligada à umidade do ar, e as duas variam. O ar pode estar mais úmido ou mais seco. Quando o ar está muito seco, a umidade do ar está muito baixa e sentimos a garganta seca, incômodo ao respirar, mal-estar e até dores de cabeça. Quando o ar está mais úmido, a umidade está mais alta e podemos perceber nuvens no céu e um ar melhor de se respirar. Quando a umidade está mais alta, quer dizer que tem mais vapor de água presente na atmosfera e pode chover. Quando a umidade está baixa, quer dizer que há pouco vapor de água na atmosfera e o clima ficará sem chuvas, podendo, muitas vezes, haver queimadas em matas.

Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

Diferenças na temperatura e na umidade

Assim como alguns termômetros medem a umidade do ar, ela também pode ser medida por um aparelho que se chama higrômetro.

Por que devemos deixar por um certo tempo o termômetro em contato direto com o corpo para medir a temperatura correta?

Higrômetro utilizado para medir a umidade do ar 


Paula Louredo
Graduada em Biologia

O termômetro digital é um equipamento utilizado para monitorar a temperatura corporal de forma precisa em situações em que não é necessário medição constante, apenas esporádica.

Como medir febre?

Não tem nenhum mistério para saber como medir a febre com o termômetro digital

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila 
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor

Após o uso, é importante fazer uma pequena higienização na parte prateada, que é colocada debaixo da axila — a limpeza pode ser feita com algodão e álcool. 

O termômetro digital também pode ser usado pelo ânus ou embaixo da língua, geralmente nas crianças. Para fazer a medição dessas formas, é introduzida apenas a parte prata, assim como na axila. 

O termômetro digital para bebês é o mais comum nos lares e hospitais, por conta da sua praticidade de uso, precisão e baixo custo. É possível encontrar alguns modelos no formato de chupeta, com desenhos e flexíveis, para auxiliar no momento da medição de temperatura das crianças. 

Qual o diferencial do termômetro digital?

Os termômetros digitais apresentam vantagens, como a facilidade e praticidade de uso, a precisão da amostragem, agilidade da medição, variedade de modelos, apresentação clara, rápida e prática e o visor grande para uma melhor verificação. 

Como funciona o termômetro digital infravermelho?

Além dos convencionais ou digitais, existem também os termômetros digitais infravermelhos, conhecidos como termômetros a laser, utilizados para a medição a distância, pela testa ou ouvido. 

O termômetro digital infravermelho faz a leitura da temperatura por meio de raios emitidos para a pele não prejudiciais à saúde. Vamos saber como medir a febre com os dois tipos de termômetro — para ouvido e para a testa:

Para usar o termômetro de ouvido, conhecido também como termômetro timpânico ou auricular, você deve: 

  1. Colocar a ponta do equipamento no interior do ouvido e apontá-lo para a direção do nariz 
  2. Ligá-lo e esperar até ouvir um sinal sonoro 
  3. Tirar e verificar o valor da temperatura 
  4. Após o uso, não se esqueça de fazer a higienização com algodão e álcool

O termômetro infravermelho de testa pode medir ao ser colocado diretamente na pele ou com uma distância de até 5 cm. Para usá-lo de maneira correta, deve: 

  1. Ligar o termômetro e verificar a tela até aparecer o número zero 
  2. Encostar na testa, na região acima da sobrancelha — para os casos em que o equipamento precisa entrar em contato direto com a pele — ou apontar o termômetro para a região central da testa
  3. O valor da temperatura sai no visor imediatamente

Lembrando que nos aparelhos em que as instruções recomendam encostar na pele, deve ser feita a higienização com algodão e álcool.

É fundamental ter um termômetro digital em casa para fazer o acompanhamento da temperatura corporal. Por isso não deixe de garantir o seu com quem é referência no mercado. A Hospitalar Distribuidora oferece os melhores produtos e formas de pagamento!

Porque para aferir a temperatura Deve

Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

Por que é necessário aguardar um certo tempo para realizar a medida da temperatura corporal de uma pessoa utilizando um termômetro clínico de mercúrio?

Medidas de temperatura A medida de temperatura só é feita quando se alcança o equilíbrio térmico. É por isso que devemos esperar certo tempo para aferirmos corretamente a temperatura do corpo humano, por exemplo. O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro.

Por que o termômetro deve estar em contato com o corpo sob a axila ou a boca para a medição sendo necessário aguardar um tempo para aferir a temperatura?

O sensor é colocado no centro da axila é, após ficar cerca de 3 minutos em contato com a pele, envia a um visor a temperatura corporal aferida. Isso quer dizer que ele depende de uma bateria para ser alimentado.

Por que razão ao medir a temperatura do corpo de uma pessoa deve se deixar o termômetro por algum tempo antes de fazer a leitura?

Porque razao, ao medir a temperatura do corpo de uma pessoa, devemos deixar o termometro por algum tempo antes de fazer a leitura da medida da temperatura? Para que o termômetro e a pessoa entrem em equilíbrio térmico, ficando com a mesma temperatura. assim, o termômetro indica a temperatura da pessoa.