O que a ansiedade faz com o coração?

A ansiedade pode afetar o seu cora��o!

O que a ansiedade faz com o coração?

29 de setembro

Hoje é o Dia Mundial do Coração e é dia também de a gente falar sobre saúde mental. Por quê? Porque a ansiedade, por exemplo, pode afetar a saúde do órgão.
Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade.

E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias. Pessoas ansiosas podem ter 70% mais risco de sofrerem com a chamada doença arterial coronariana (condição que ocasiona a obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração).
E mais! Pesquisadores sugerem que a liberação excessiva de hormônios em situações de grande estresse, inclusive, pode promover desde o aumento da pressão arterial até um ataque cardíaco fulminante.

Pois é, no nosso corpo tudo está bastante conectado, por isso que saúde plena é estar em dia não só com o bem-estar físico, mas também com o mental, um influencia o outro mais do que você pensa.

Então, cuidar da sua saúde emocional também é cuidar do seu coração.

Como fica o coração de quem tem ansiedade?

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Quem sofre de ansiedade pode infartar?

Sim! Ansiedade, estresse e sustos podem provocar infarto MAS apenas em pessoas predispostas. Ou seja, é necessário que a pessoa tenha alteração coronária, seja por ateromatose (depósitos de colesterol) ou por espasmos (angina de prizmethal), para que o stress desencadeie o infarto.

O que a ansiedade causa no coração?

O infarto e a ansiedade podem apresentar sintomas semelhantes como dor no peito, falta de ar, tontura, batimento cardíaco acelerado ou excesso de suor, por exemplo. No entanto, existem diferenças entre essas situações, desde suas causas até mesmo sua intensidade e consequências.

Como tirar a ansiedade do coração?

Os exercícios de respiração ajudam a recuperar o controle durante uma crise de ansiedade. Respirar profunda e lentamente ajuda a fazer com que os batimentos cardíacos voltem ao normal. Isso porque durante a crise, o corpo entra em um estado que é conhecido como “luta ou fuga”, por isso o coração acelera e falta o ar.