O parecer sobre a situação econômico-financeira de uma empresa deve analisar:

AN�LISE DAS DEMONSTRA��ES FINANCEIRAS

Reinaldo Luiz Lunelli

O objetivo da An�lise das Demonstra��es Financeiras � oferecer um diagn�stico sobre a real situa��o econ�mica-financeira da organiza��o, utilizando relat�rios gerados pela Contabilidade e outras informa��es necess�rias � an�lise, relacionando-se prioritariamente a utiliza��o por parte de terceiros.

O produto da an�lise � apresentado em forma de um relat�rio que inclui uma an�lise da estrutura, a composi��o do patrim�nio e um conjunto de �ndices e indicadores que s�o cuidadosamente estudados e pelos quais � formada a conclus�o do analista.

As informa��es da an�lise est�o voltadas para dentro e fora da empresa e n�o se limitam apenas a c�lculo de meros indicadores de desempenho.

Para que a an�lise possa espelhar a realidade de uma empresa, � necess�rio que o profissional de contabilidade tenha certeza dos n�meros retratados nas Demonstra��es Cont�beis e quem efetivamente espelham a real situa��o l�quida e patrimonial da entidade.

No levantamento dos Balan�os e das demais Demonstra��es Cont�beis, que no Brasil s�o intituladas de Demonstra��es Financeiras, s�o necess�rios v�rios procedimentos que est�o detalhados nas NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, na Lei das Sociedades por A��es, no Regulamento do Imposto de Renda e em normas do expedidas pelo Banco Central do Brasil e pela Comiss�o de Valores Mobili�rios.

Ent�o, para que o analista chegue a uma conclus�o mais precisa, ele necessita saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigentes, sendo um destes requisitos a realiza��o de auditoria financeira, fiscal, tribut�ria e operacional.

A an�lise de balan�o � uma das principais ferramentas para auxiliar a tomadas de decis�es e pode ser dividida em:

a) An�lise Cont�bil � tem por objetivo a an�lise de relat�rios e demonstra��es com a finalidade de fornecer informa��es num�ricas preferencialmente de dois ou mais per�odos de modo a instrumentar os administradores e acionistas, entre outros, que estejam interessados em conhecer a situa��o da empresa para que possam tomar decis�es - subdivide-se em:

  • An�lise de estrutura;

  • An�lise de evolu��o;

  • An�lise por quocientes;

  • An�lise por diferen�as absolutas.

b) An�lise Financeira � � a tradicionalmente efetuada atrav�s de indicadores para an�lise global e a curto, m�dio e longo prazo da velocidade do giro dos recursos.

c) An�lise da Alavancagem Financeira - � utilizada para medir o grau de utiliza��o do capital de terceiros e seus efeitos na forma��o da taxa de retorno do capital pr�prio.

d) An�lise Econ�mica � � utilizada para mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital pr�prio, o lucro l�quido por a��o e o retorno de investimentos operacionais.

Portanto, a verdadeira an�lise das Demonstra��es Cont�beis deve abranger:

  • A avalia��o de Ativos (Circulante, Realiz�vel de Longo Prazo e Permanente) e Passivos (Circulante e Exig�vel a Longo Prazo) utilizando-se os princ�pios e demais regras constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade, da Lei das S/A, do Regulamento do Imposto de Renda;

  • A an�lise das receitas e despesas, principalmente no que se refere � apura��o de fraudes documentais com o intuito de manipula��o de resultados;

  • A verifica��o e a apura��o de a��es administrativas ou judiciais tanto ativas como passivas de cunho trabalhista, previdenci�rio, fiscal e tribut�rio;

  • A avalia��o de riscos e de capital m�nimo, no caso das institui��es do SFN, segundo a Resolu��o CMN 2099 (Acordo da Basil�ia), incluindo limites de endividamento, de risco e capital m�nimo e de imobiliza��o e de determinados tipos de opera��es.

No universo de analistas de balan�o tamb�m existem profissionais que t�m compet�ncia t�cnica e legal e que querem fazer a coisa tecnicamente perfeita e de forma absolutamente s�ria. O grande problema � que os profissionais de contabilidade enfrentam enormes dificuldades para conseguir desempenhar essa fun��o de analista de balan�os, que os leigos n�o conseguem medir por absoluta falta de compet�ncia t�cnica e legal.

Entre as dificuldades, est�o principalmente:

  • A falta de clareza das demonstra��es cont�beis e a falta de informa��es mais precisas nas notas explicativas e em outras pe�as auxiliares dos balan�os;

  • A falta de vontade dos representantes de algumas entidades de prestar as informa��es necess�rias para que o profissional especializado possa efetuar a perfeita an�lise;

  • A falta de auditoria operacional, patrimonial, financeira, fiscal e tribut�ria das demonstra��es cont�beis das entidades de capital fechado e

  • A falta de credibilidade nos pareceres emitidos por alguns auditores �independentes�.

Reinaldo Luiz Lunelli � contabilista, consultor empresarial, professor universit�rio e autor de obras de cunho cont�bil e tribut�rio � venda nos sites Portal Tribut�rio e Portal de Contabilidade.

O que é uma análise econômico

O que é uma análise financeira? Também conhecida como análise econômica, consiste no estudo sobre a capacidade da empresa em cumprir seu objetivo financeiro – ou seja, gerar lucro. Por meio da análise financeira é possível monitorar os resultados do negócio, além de prever o desenvolvimento ou não da organização.

Qual é o objetivo da análise econômico

A análise financeira, conhecida também como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Esta é também uma maneira de medir seu desenvolvimento. Através dela, encontramos métodos que nos permitem avaliar a situação financeira do negócio.

O que exige a análise das demonstrações financeiras?

O que exige a análise das demonstrações financeiras? Exige o clima adequado para o orçamento público. Exige o processo completo de compras governamentais. Exige o conhecimento do que representa cada conta que nelas figura.

Como analisar as demonstrações financeiras de uma empresa?

Análise das Demonstrações Contábeis: Saiba como chegar a um diagnóstico completo.
Quais as demonstrações financeiras que devem ser analisadas? ... .
Conferência dos dados coletados. ... .
Preparação dos dados e reclassificação de contas. ... .
Processamento dos dados. ... .
Interpretação dos indicadores..