Num dia chuvoso uma pessoa vê um relâmpago

Em períodos de festa junina, os fogos de artifício são muito utilizados pelos foliões, que comemoram suas devoções com os estrondos e a luminosidade desses “foguetes”.

O estouro do foguete produz uma luz e um som. Dessa forma, se estamos a certa distância do local da festa, conseguimos ver a luz dos fogos de artifício e, em seguida, escutamos som da explosão desses artefatos.

Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som?

Velocidade da luz e velocidade do som

Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s, e a velocidade do som atinge cerca de 340 m/s (1224 Km/h). O barulho do trovão é uma onda sonora produzida pelo movimento das descargas elétricas na atmosfera, que pode acontecer de três maneiras:

  • Entre nuvem e solo;
  • Entre solo e nuvem e
  • Entre nuvens.

Um cálculo simples para saber o local aproximado das descargas elétricas pode ser realizado da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Marque o tempo entre a luminosidade do raio e o som do trovão. Vamos supor que decorram três segundos entre a descarga elétrica e o trovão. Multiplique o tempo pela velocidade do som: 3 x 340 = 1020. Podemos constatar, então, que a interação das cargas elétricas ocorreu a uma distância de 1020 metros do observador.

Aplicação
Um grupo de soldados do exército está acampado em uma reserva ecológica. O sargento do grupo realizou o seguinte treinamento: utilizando um rádio amador, contactou outra equipe a vários metros de distância e ordenou que um foguete fosse lançado para cima. O tempo transcorrido entre a luz e o som foi de seis segundos. A equipe do sargento deverá orientar-se pelo foguete e determinar a distância aproximada do outro grupo. Como eles deverão fazer isso?

Solução:

Partindo da ideia da velocidade do som, eles poderão marcar o tempo entre a luz do foguete e o som, que foi de seis segundos, e multiplicar esse tempo pela velocidade do som.

6 x 340 = 2040 metros

A outra equipe, portanto, está a uma distância de 2040 metros.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Num dia chuvoso uma pessoa vê um relâmpago

A chuva em um funeral pode ser considerada um bom e mau presságio. Quando e como chove em um funeral determina se é um sinal positivo ou negativo.



Superstições vitorianas sobre chuva em um funeral

Algumas das considerações sobre a chuva em um funeral vêm das superstições da era vitoriana. Muitas dessas superstições têm origens antigas, mas foram proeminentemente aceitas na Inglaterra, especificamente.



Artigos relacionados
  • Simbolismo da pomba de luto: explorando sua paz e poder
  • 9 tradições funerárias clássicas italianas
  • Tradições funerárias cristãs comuns

O que significa quando chove no funeral?

Geralmente, os vitorianos tomavam chuva em um funeral como um sinal de que o falecido havia chegado em segurança ao céu. A chuva pode ser considerada as lágrimas do falecido caindo do céu em remorso por não estar mais com seus entes queridos. Pode ter sido considerado lágrimas por dizer adeus à sua vida terrena e àqueles que deixaram para trás.



É um bom sinal se chover no funeral?

Os vitorianos acreditam que chover durante um funeral foi um bom sinal. A chuva no funeral foi um sinal de boa sorte para o falecido. O folclore adotado pelos vitorianos afirmava que a chuva em um funeral significava que o falecido estava sendo aceito no céu.

Num dia chuvoso uma pessoa vê um relâmpago

Chuva durante uma procissão fúnebre

Se você estava em uma procissão vitoriana a caminho do funeral e começou a chover, você tomou isso como um bom presságio. O cortejo fúnebre que estava chovendo simplesmente significava que o falecido estava caminhando pelos portões perolados do céu enquanto você caminhava para o cemitério carregando seu caixão para que pudesse enterrar seu cadáver. A família e os amigos ficaram consolados por saber que seu ente querido era agora um residente do céu.



O que significa chover após um funeral?

A interpretação antiga de uma chuva após um funeral era um bom presságio. Acreditava-se que a chuva lavava o sofrimento e a tristeza do céu. Se um arco-íris apareceu depois que a tempestade cessou, então foi uma afirmação adicional de que o falecido agora residia com Deus no céu.

Chuva em uma sepultura aberta

Nem todas as superstições de chuva e funeral foram centradas no funeral real. Algumas das superstições em torno dos funerais e da chuva se concentraram em outros aspectos dos cemitérios. Por exemplo, acreditava-se que, se chovesse em uma cova aberta, alguém de sua família estava fadado a morrer no ano seguinte. Essa foi uma das interpretações mais macabras da chuva e dos funerais.



O que significa quando chove depois que alguém morre?

Nem todos os presságios de chuva ocorreram com chuva em um funeral. Na verdade, os vitorianos acreditavam que, se chovesse depois de uma morte, a chuva significava a limpeza da alma do falecido. A chegada da chuva significava que a alma estava se movendo para a próxima vida, já que na natureza a chuva sempre traz nova vida vegetal e crescimento. As famílias se consolaram em uma tempestade repentina logo após a morte de seu ente querido.



Lágrimas celestiais derramadas como chuva em um funeral

Outra crença popular ou superstição alegou que a chuva foi as lágrimas de Deus. Se foi Deus mostrando simpatia pela tristeza da família e do amigo ou lágrimas de alegria pelo falecido ter voltado para casa, dependia de como a pessoa escolheu interpretar a mensagem. Alguns acreditavam que as gotas de chuva eram lágrimas de anjos compassivos.

Sem funeral se chover

Uma velha tradição de várias culturas vê um dia chuvoso como um mau sinal para um funeral. O funeral não deve ser realizado enquanto estiver chovendo.

Outros presságios e chuva relacionados à morte

Um dos significados mais perturbadores de chuva e morte tinha a ver com o tamanho das gotas de chuva. Era comum acreditar que a queda de grandes gotas de chuva era um presságio de que alguém acabara de morrer.

Num dia chuvoso uma pessoa vê um relâmpago

O que significa se também trovejar em um funeral?

Com tempestades, geralmente há trovões e relâmpagos. Os funerais não eram imunes a esses outros dois elementos. Se trovejou durante o funeral, as famílias consideraram isso um mau presságio para o destino de seu ente querido na vida após a morte. Acreditava-se que um trovão durante o funeral significava que seu ente querido não estava a caminho do céu.

Trovão depois de um funeral

No entanto, se um trovão ribombou no céu após o funeral, foi um presságio positivo. O trovão foi considerado um presságio de Deus ou uma trombeta angelical de que o falecido havia chegado aos portões perolados do céu e tinha sido devidamente saudado.

Significados de chuva em um funeral

Velhas superstições veem a chuva em um funeral como um sinal positivo. Muitas famílias se consolaram em um funeral chuvoso com a crença de que é um presságio de que o falecido terminou sua jornada para o céu.